10 atividades recreativas

0
10184
10 atividades recreativas 1
imagem retirada do pixabay

Hoje falaremos sobre atividades recreativas fáceis e de grande importância para os alunos trabalhando a coordenação motora e seu desenvolvimento. Listamos aqui 10 atividades recreativas de grande aproveito e que auxiliará o professor em sala de aula.

Atividades recreativas

A recreação é um momento de mistura de atividades, onde as crianças podem se libertar por meio da expressão,  onde essas  atividades misturam jogos e brinquedos.

As atividades recreativas  visam como objetivo o desenvolvimento de certas habilidades como a coordenação motora, possibilitando o relaxamento dos alunos e a diversão. Todas as recreações possuem regras e metas a serem cumpridas por isso é importante que o professor interaja com os alunos lhes dando apoio e suporte em suas dificuldades.

Para que as atividades aconteçam é necessário um espaço separado, permitindo que cada aluno encontre o que mais lhe agrada com a atividade oferecida, pois muitas das atividades proporcionam corpo e mente sã a criança juntamente com seus colegas conseguem se observar automaticamente fazendo comparações entre sim e se respeitando dentro do ambiente, e aqui listaremos muitas dessas atividades

Atividade recreativa: Sentar-se no colo

Esta atividade é bastante interessante,  pois as crianças se envolvem muito com as outras e tendem a perder a timidez.

Com essa ”quebra-de-gelo” é possível que elas aprendam brincando a respeitar os seus colegas, os limites levando isso para o seu cotidiano o professor estabelece as regras e os alunos de forma bem divertida e atenta conseguem entender claramente a proposta que lhes será passada.

Atividade recreativa_Sentar-se no colo

Recursos para atividade recreativa: Sentar-se no colo

Nenhum

Passo a passo da atividade: Sentar-se no colo

Esta dinâmica propõe um uma maior interação entre as crianças.

  1. Professor peça que os alunos fiquem de pé, de ombro-a-ombro, em círculo.
  2. Em seguida peça que todos façam meio giro para um determinado lado ficam uma fila indiana, embora em círculo. Ao sinal do Coordenador pede que todos se assentem no colo um do outro e depois repitam para o outro lado.

É bem divertido!!!

Atividades recreativas: Caça ao tesouro

A caça ao tesouro é a combinação de crianças com objetos que elas venham tentar descobrir no decorre da atividade.

Essa atividade pode gerar um certo trabalho, pois precisamos fazer essas pistas, mas o resultado é satisfatório, principalmente quando você quiser surpreender crianças em busca de quebrar a rotina. O gosto por essa atividade está na elaboração das pistas que podem ser mais fáceis ou difíceis conforme a idade das crianças.

Atividades recreativas_Caça ao tesouro

Recursos para atividade recreativa: Caça ao tesouro

  • Objetos a escolha do professor
  • Sacos de balas, brinquedos

Passo a passo da atividade: Caça ao tesouro

  1. No primeiro tempo, os caçadores recebem listas de objetos que devem encontrar dentro de um certo limite de tempo.
  2. No segundo tempo, a pessoa que esconde pode deixar pistas que levam os caçadores ao tesouro. O tesouro pode ser um saco de balas, um brinquedo ou qualquer outra coisa que proporcione interesse para as crianças.

Atividades Recreativas: Pega Bexiga

Atividades Recreativas: Pega Bexiga

A bola é  uma das diversões mais antiga que se tem conhecimento… Já foi relatado que nos tempos antigos haviam homens com bolas nas mãos. Eram provavelmente feitas de pedras e com objetivo de auxiliar na caça.

Podendo assim ser até bolão é possível fazer muitas brincadeiras divertidas e é isso mesmo que vamos mostrar agora, ou seja, brincadeiras com bola divertidas, com isso  que você poderá brincar com seus alunos, proporcionando a eles aprendizado e diversão.

Recursos para a atividade recreativa: Pega Bexiga

  • Bexigas
  • Água

Passo a passo para a atividade recreativa: Pega Bexiga

  1. Professor  peçam que os alunos formem duplas. Cada dupla tem uma bexiga que deve estar cheia de ar.
  2. Dois participantes devem estar fora da água e um deles deve segurar a bexiga.
  3. Ao sinal, ele deverá soltar essa bexiga cheia (sem que esteja amarrada com nó) e a sua dupla deverá pegá-la antes que a bexiga caia na água.

Atividade Recreativa: Cruz

Atividade Recreativa: Cruz

Essa atividade é bastante interativa, e exige atenção dos alunos ao mesmo tempo em que eles se divertem também aprendem  a prestar atenção, pois se não estiverem bem atentos se predem na brincadeira,as crianças adoram.

Recursos para atividade recreativa: Cruz

  • Nenhum

Passo a passo para a atividades recreativa: Cruz

  1. As crianças formam uma cruz um de frente para o outro. Cada um tem uma função.
  2. A primeira pessoa será espelho, tudo que ela fizer a da frente tem que fazer.
  3. A segunda pessoa fica fazendo perguntas a pessoa do lado esquerdo.
  4. A terceira pessoa tenta ir embora, querendo a atenção da pessoa a sua direita.
  5. – A quarta pessoa tem que imitar o espelho e ao mesmo tempo não deixar a pessoa ir embora e responder as perguntas da outra.

Atividades Recreativa Mímica

Atividades Recreativa Mímica

A atividade mímica é uma das brincadeiras que as crianças mais se divertem , é também uma forma de  e aprender , sendo assim essa atividade que não podem faltar na Educação Infantil.
A criança desenvolve na vida real o aprendizado de lidar com muitas situações no seu cotidiano principalmente no que se diz respeito ao emocional brincadeira bastante interessante.

Recursos usados para a atividade recreativa: Mímica

  • Papel e cartolina

Passo a passo para a atividade recreativa: Mímica

  1. Professor recorte  uma boa quantidade papéis de cartolina com nomes de animais.
  2.  Em seguida escolha um aluno para começar a brincadeira. A primeira criança deve pegar o papel, ler e sem emitir sons, deve imitar o animal escolhido. Quem acertar vai a frente, pega outro papel com outro nome de animal.
  3. Professor você  também escolher um aluno de cada vez para ir à frente.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Atividade Recreativa: Desenhando o corpo

Atividade Recreativa: Desenhando o corpo

A atividade desenhando o corpo desperta na criança um curiosidade para aprender mais sobre sim e isso é absolutamente normal o professor precisa esta atento as perguntas que venham surgir e não serão poucas.

A criança que participa dessa atividade tende a observar mais e com isso se auto comparando com seus colegas percebendo assim a diferença entre eles, respeitando cada um do jeito que realmente é o que torna essa atividade ainda mais interessante.

Recursos para a Atividade: Desenhando o corpo

  • Giz de cera
  • Papel madeira

Passo a passo para a atividade recreativa: Desenhando o corpo

  1. Professor divida a turma em duplas, sendo que para cada dupla é fornecido um giz.
  2. Um aluno deita no chão e o outro vai fazer o contorno do seu corpo. Após terminar de fazer o contorno do corpo ele deve fazer os olhos, nariz, boca orelhas, etc.
  3. logo após os papéis se invertem. No final, todos saem juntos e conhecem os vários desenhos e verificam se são parecidos com os referidos alunos.

Atividade Recreativa: Música e Movimento

 

A dança inserida no ambiente escolar nos tempo atuais já faz parte da grade curricular, essa atividade desperta o lado sensorial e emotivo da criança elas se divertem bastante e ainda se relacionam de forma espontânea com seus colegas.

Além de ser uma atividade bastante divertida tem como objetivo trabalhar sua coordenação motora é muito legal e proveitosa.

Recursos para a atividade recreativa: Música e movimento

  • Aparelho de som e CDs com músicas de ritmos variados.

Passo a passo para a atividade recreativa: Música e movimento

Passo a passo para a atividade recreativa_Música e movimento

  1. A forma de elaborar a atividade pode ser variada e fica a critério do professor ou orientador, porém a música deve ser o foco da atividade e não um pano de fundo.
  2. Professor estimule as crianças a ouvir os sons presentes na música, como por exemplo, os sons dos instrumentos, dos animais, dos elementos da natureza, elas também podem acompanhar o som batendo palmas ritmicamente ou até mesmo cantando.
  3. Se o professor ou orientador souber tocar algum instrumento musical ou cantar, proponha as crianças que escrevam uma música juntos.

Atividade Recreativa: Apanhador de Batatas

Atividade Recreativa_Apanhador de Batatas

Esta atividade tem como objetivo trabalhar a coordenação motora da criança, e ao mesmo tempo sua agilidade, atividade bastante interativa  as crianças aprendem e trabalham mente e corpo de forma  bastante criativa. Leve para sala de aula e veja o quanto e divertido.

Recursos para a atividade recreativa: Apanhador de batatas

  • Jornais, revistas
  •  Dois cestos de bocas largas

Passo a passo para a atividade recreativa: Apanhador de batatas

  1. Os participantes devem amassar várias folhas de jornal e revistas (serão as “batatas”).

  2. O educador deve distribuir as “batatas” em vários lugares. A um sinal do educador, os participantes, divididos em duas equipes, devem apanhar as “batatas” e colocá-las no cesto destinado ao seu grupo.

Vence a equipe que apanhar o maior número de “batatas”.

Atividade recreativa: Mágica

Atividade recreativa Mágica

O objetivo dessa atividade é envolver e trabalhar a imaginação dos alunos em uma aula de magias.

As crianças se divertem muito com essa atividade. O bom é que o professor tenham outros interaja também com as crianças além de auxilia-los. A aula deve ser muito bem planejada e treinada para não ocorrer imprevistos.

Recursos para a atividade recreativa: Mágica

  • Cartas de baralho
  • Lenço
  • corda

Passo a passo para atividade recreativa: Mágica

  1. Professor pode coloque uma capa e uma cartola para incrementar ainda mais a aula.
  2. Pesquise truques fáceis em sites ou vídeos de redes sociais e execute-os mexendo com a imaginação dos alunos.

As mágicas podem ser encontradas em lojas de brinquedos.

Atividade recreativa: Calçar e descalçar

Atividade recreativa_Calçar e descalçar

O maior objetivo dessa brincadeira é promover a interação das crianças.

Nessa atividade é  necessario que tenham o mesmo porte físico de sejam do mesmo sexo,os alunos assim também aprendem a respeitar o tempo e o espaço de cada um.

Recursos para atividade: Calçar e descalçar

  • Cadeira
  • Tênis

Passo a passo para atividade: Calçar  e descalçar

  1. Duas equipes perfiladas em uma das extremidades da quadra e do outro lado, a uns 20 metros é colocada uma cadeira com um tênis em cada pé da cadeira.
  2. Ao sinal do professor, o primeiro aluno de cada fila, sai correndo “descalça” a cadeira e corre até sua equipe, bate na mão do próximo aluno e este faz o mesmo percurso, desta vez deve “calçar” a cadeira. E assim sucessivamente, até que todos tenham realizado a atividade.
  3. Coloque os alunos espalhados pela quadra e em duplas, um de frente para o outro com as mãos direitas segurando um ao outro e com a mão esquerda segurando o pé esquerdo sem deixar o pé tocar no chão.
  4. Ao comando do professor, os alunos devem medir força na tentativa de fazer com que o outro aluno coloque o pé esquerdo no chão.

FIM

Assim encerramos esse tópico e agradecemos você caro leitor pela visita e esperamos que tenham aproveitado o máximo das atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.