Atividades sobre alimentação para a educação infantil

Nós normalmente temos a consciência sobre as vantagens que a educação alimentar proporciona para a vida das pessoas. Em longo prazo os benefícios são o equilíbrio de nutrientes no corpo, o sistema imunológico ativo e capaz de defender efetivamente o organismo, além de maior longevidade. Durante a infância o ser humano começa a desenvolver boa parte dos hábitos que levará para a sua vida adulta. Assim sendo, ensinar nossas crianças a alimentarem-se bem no presente terá como resultado, adultos mais saudáveis e com maior qualidade de vida num futuro próximo. Portanto, segue as atividades que poderão ser desenvolvidas para as turmas da educação infantil:

Atividades sobre alimentação para a educação infantil

Veja este vídeo completo sobre o Escola Sem Partido e a realidade do professor. Vamos bater de frente nesta discussão e argumentar como professores, pois nós entendemos a realidade escolar!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Temos um anunciante!!! Clique na imagem ou no link e confira o material deste anunciante que está ajudando a manter o Demonstre:

Você já parou para pensar que uma dieta real faz a diferença? Estou fazendo e me sinto bem melhor!

dieta de 21 dias demonstre

O que me impressionou neste dieta foi esse teste que mede o grau de inflamação celular, muito interessante!

Link do quiz de inflamação celular: https://goo.gl/vCPzVJ

Você conhece Froebel? Neste vídeo apresento este teórico da educação infantil, responsável pela criação dos jardins de infância como conhecemos hoje, assim como do conceito do brinquedo pedagógico.

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas com poetas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

E ainda temos os vídeos de poesias, sempre maravilhosos e diários no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Atividades para Educação Alimentar e nutricional: Educação Básica e Infantil

Essa apostila possui diversas atividades para que você professor possa estimular os bons hábitos alimentares e nutricionais, de modo que o material facilita o seu trabalho com relação as suas aulas e, também é capaz de ser compreendido pelos alunos de igual modo. O repertório é extenso e o que não faltam são opções tanto com relação ao roteiro de atividades quanto elas em si. Os alunos não somente aprenderão sobre os alimentos e rotinas saudáveis, como também desenvolverão o conhecimento da língua e ainda se divertirão. http://www.educacaoemnutricao.com.br/documentos/atividadesdeean_educacaoinfantileeducacaobasica5517.pdf

Cardápio saudável

As atividades desse endereço trazem a memorização das frutas, dos legumes e de outros alimentos tidos como benéficos para a saúde, por conterem vitaminas e minerais importantes para o pleno funcionamento do organismo. De modo simples elas aprenderão quais são esses alimentos, como são os seus formatos, cores, características e os seus respectivos nomes. O aprendizado acontece muito naturalmente.

http://ensinar-aprender.com.br/2010/03/atividades-de-alimentacao.html

Projeto Alimentação

Ao entrar nesse endereço, você se verá diante de três opções diferentes: primeiramente, um pacote com atividades no âmbito da educação infantil sobre alimentação. Também há outra opção contendo ainda mais atividades e, por fim, você contará com exercícios voltados para a alfabetização contendo o tema alimentação.

http://www.mundinhodacrianca.net/2009/10/projeto-alimentacao.html

Especial sobre a Semana da Alimentação

Uma boa dica para trabalhar a alimentação é preparar uma semana de atividades sobre esse tema . Uma boa sugestão é esse pacote com 30 opções de atividades para você professor realizar com seus alunos. É um material completo, sem dúvidas, e nele você estará amplamente amparado, tendo a possibilidade de praticar receitas diets com seus alunos e até mesmo realizar projetos como um painel sobre a alimentação. O que precisa ser dito sobre esse pacote é que ele é muito prático, e nele você poderá realizar muitas atividades em que as crianças participam ativamente no desenvolvimento dos projetos, tal como a confecção de lembrancinhas, criação de sanduíches divertidos e muito mais.

http://www.pragentemiuda.org/2010/03/especial-semana-da-alimentacao.html

Projeto Alimentação para a Educação Infantil

Mais uma opção de atividades que você pode imprimir e utilizar em sala de aula. Existe, inclusive, o desenvolvimento de experimentos, tal como plantar feijão e compreender quais são os alimentos derivados do leite, e muito mais! http://www.espacoeducar.net/2009/10/atividades-para-o-maternal-pirulito.html

Atividades de Alimentação: frutas e vegetais

As frutas são tidas pelos especialistas como as melhores fontes de obtenção de energia para as atividades do dia-a-dia. Ao invés de consumir algum doce, é muito melhor optar por uma fruta. Os vegetais também possuem nutrientes importantes para o corpo. Com esse conjunto de atividades as crianças conhecerão quais são as frutas e os vegetais, de maneira divertida.

http://ensinar-aprender.com.br/2011/03/mais-atividades-de-alimentacao.html

Alimentação na Educação Infantil

Nesse endereço você poderá conhecer as reflexões de uma professora com relação à alimentação das crianças na educação infantil, assim como também haverá uma canção que fala sobre a alimentação, além ainda de um livro sobre receitas e alimentos voltados para o público infantil. http://www.pequenosgrandespensantes.com.br/2013/02/alimentacao-na-educacao-infantil.html

Projeto alimentos: frutas e legumes

Esse conjunto de atividades tem como finalidade ampliar os conhecimentos das crianças com relação aos tipos de alimentos existentes, estimular diretamente a melhora e/ou a prática dos bons hábitos alimentares, ensinar-lhes a como identificar os tipos de frutas e legumes, fazendo relação com as cores, texturas, cheiros e sabores. E por fim, também auxilia na ampliação do vocabulário do aluno.

http://wata-eh-legal.blogspot.com.br/2010/02/projeto-alimentos-frutas-e-legumes.html

Vídeo: Oficinas como atividade lúdica na Educação Nutricional

Tal vídeo merece ser assistido, pois, nos mostra a execução prática de oficinas que ensinam as crianças sobre a educação nutricional. A fim de exemplificar, existe a possibilidade de desenvolver pirâmides alimentares, oficinas que “desvendam os segredos das frutas” e muitas outras. Ao todo são 10 ideias de oficinas que poderão ser realizadas conforme as suas possibilidades e interesse.

https://www.youtube.com/watch?v=Aw5VyWffQWA

Com essa gama de opções esperamos que você docente possa realizar diversas atividades sobre a alimentação no nível da Educação Infantil, de modo eficiente e prático. Se e na infância é que os primeiros hábitos são adquiridos, vamos utilizar esse fato a nosso favor? Melhor dizendo, em favor das nossas crianças? Além de saudável será divertido!

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.