Atividades sobre alimentação para a educação infantil

Nós normalmente temos a consciência sobre as vantagens que a educação alimentar proporciona para a vida das pessoas. Em longo prazo os benefícios são o equilíbrio de nutrientes no corpo, o sistema imunológico ativo e capaz de defender efetivamente o organismo, além de maior longevidade. Durante a infância o ser humano começa a desenvolver boa parte dos hábitos que levará para a sua vida adulta. Assim sendo, ensinar nossas crianças a alimentarem-se bem no presente terá como resultado, adultos mais saudáveis e com maior qualidade de vida num futuro próximo. Portanto, segue as atividades que poderão ser desenvolvidas para as turmas da educação infantil:

Atividades sobre alimentação para a educação infantil

AVISOS!

AVISO 1:

Série nova no canal, com vídeos super legais sobre diferentes materiais encontrados no Museu Câmara Cascudo.

Para começar, vamos falar um pouco sobre a crise no sistema prisional brasileiro?

Vídeo entrevista com Numo Rama, apresentando a profissão fotógrafo e a ótica do Numo Rama nesse projeto.

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

AVISO 2:

Que tal um vídeo com 10 dinâmicas para fazer com o ensino fundamental II? São dinâmicas incríveis para trabalhar com esses pré e adolescentes que precisão de uma atenção toda especial!

Pensamos em atividades para ajudar nossas crianças a aprender a ler. Vamos ver!?

Que tal algumas brincadeiras com balões!?

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

AVISO 3:

PRECISAMOS DO SEU APOIO!!

CONTAS PARA DOAÇÃO

NUBANK: Banco 260 – Nu Pagamentos S.A. Agência: 0001 Conta: 1583623-5 CPF: 008.290.814-10

BB: Maryane C Ferreira Banco 001 – AG: 1668-3 Conta: 32.061-7 CPF: 086.173.344-44

CAIXA: Operação: 0013 AG: 0035 Conta: 00220259-2 CPF: 008.290.814-10 PARA

BOLETO, REQUISITAR POR E-MAIL OU ZAP: [email protected]/84999583848

Confira as entrevistas com poetas que realizamos neste projeto do Demonstre:

E ainda temos os vídeos de poesias, sempre maravilhosos e diários no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

Atividades para Educação Alimentar e nutricional: Educação Básica e Infantil

Essa apostila possui diversas atividades para que você professor possa estimular os bons hábitos alimentares e nutricionais, de modo que o material facilita o seu trabalho com relação as suas aulas e, também é capaz de ser compreendido pelos alunos de igual modo. O repertório é extenso e o que não faltam são opções tanto com relação ao roteiro de atividades quanto elas em si. Os alunos não somente aprenderão sobre os alimentos e rotinas saudáveis, como também desenvolverão o conhecimento da língua e ainda se divertirão. http://www.educacaoemnutricao.com.br/documentos/atividadesdeean_educacaoinfantileeducacaobasica5517.pdf

Cardápio saudável

As atividades desse endereço trazem a memorização das frutas, dos legumes e de outros alimentos tidos como benéficos para a saúde, por conterem vitaminas e minerais importantes para o pleno funcionamento do organismo. De modo simples elas aprenderão quais são esses alimentos, como são os seus formatos, cores, características e os seus respectivos nomes. O aprendizado acontece muito naturalmente.

http://ensinar-aprender.com.br/2010/03/atividades-de-alimentacao.html

Projeto Alimentação

Ao entrar nesse endereço, você se verá diante de três opções diferentes: primeiramente, um pacote com atividades no âmbito da educação infantil sobre alimentação. Também há outra opção contendo ainda mais atividades e, por fim, você contará com exercícios voltados para a alfabetização contendo o tema alimentação.

http://www.mundinhodacrianca.net/2009/10/projeto-alimentacao.html

Especial sobre a Semana da Alimentação

Uma boa dica para trabalhar a alimentação é preparar uma semana de atividades sobre esse tema . Uma boa sugestão é esse pacote com 30 opções de atividades para você professor realizar com seus alunos. É um material completo, sem dúvidas, e nele você estará amplamente amparado, tendo a possibilidade de praticar receitas diets com seus alunos e até mesmo realizar projetos como um painel sobre a alimentação. O que precisa ser dito sobre esse pacote é que ele é muito prático, e nele você poderá realizar muitas atividades em que as crianças participam ativamente no desenvolvimento dos projetos, tal como a confecção de lembrancinhas, criação de sanduíches divertidos e muito mais.

http://www.pragentemiuda.org/2010/03/especial-semana-da-alimentacao.html

Projeto Alimentação para a Educação Infantil

Mais uma opção de atividades que você pode imprimir e utilizar em sala de aula. Existe, inclusive, o desenvolvimento de experimentos, tal como plantar feijão e compreender quais são os alimentos derivados do leite, e muito mais! http://www.espacoeducar.net/2009/10/atividades-para-o-maternal-pirulito.html

Atividades de Alimentação: frutas e vegetais

As frutas são tidas pelos especialistas como as melhores fontes de obtenção de energia para as atividades do dia-a-dia. Ao invés de consumir algum doce, é muito melhor optar por uma fruta. Os vegetais também possuem nutrientes importantes para o corpo. Com esse conjunto de atividades as crianças conhecerão quais são as frutas e os vegetais, de maneira divertida.

http://ensinar-aprender.com.br/2011/03/mais-atividades-de-alimentacao.html

Alimentação na Educação Infantil

Nesse endereço você poderá conhecer as reflexões de uma professora com relação à alimentação das crianças na educação infantil, assim como também haverá uma canção que fala sobre a alimentação, além ainda de um livro sobre receitas e alimentos voltados para o público infantil. http://www.pequenosgrandespensantes.com.br/2013/02/alimentacao-na-educacao-infantil.html

Projeto alimentos: frutas e legumes

Esse conjunto de atividades tem como finalidade ampliar os conhecimentos das crianças com relação aos tipos de alimentos existentes, estimular diretamente a melhora e/ou a prática dos bons hábitos alimentares, ensinar-lhes a como identificar os tipos de frutas e legumes, fazendo relação com as cores, texturas, cheiros e sabores. E por fim, também auxilia na ampliação do vocabulário do aluno.

http://wata-eh-legal.blogspot.com.br/2010/02/projeto-alimentos-frutas-e-legumes.html

Vídeo: Oficinas como atividade lúdica na Educação Nutricional

Tal vídeo merece ser assistido, pois, nos mostra a execução prática de oficinas que ensinam as crianças sobre a educação nutricional. A fim de exemplificar, existe a possibilidade de desenvolver pirâmides alimentares, oficinas que “desvendam os segredos das frutas” e muitas outras. Ao todo são 10 ideias de oficinas que poderão ser realizadas conforme as suas possibilidades e interesse.

https://www.youtube.com/watch?v=Aw5VyWffQWA

Com essa gama de opções esperamos que você docente possa realizar diversas atividades sobre a alimentação no nível da Educação Infantil, de modo eficiente e prático. Se e na infância é que os primeiros hábitos são adquiridos, vamos utilizar esse fato a nosso favor? Melhor dizendo, em favor das nossas crianças? Além de saudável será divertido!

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.