Atividades sobre Células Procarióticas, Eucarióticas e Incompletas 5

Neste post você encontrará 10 atividades sobre Núcleo Celular que ajudarão seus alunos e/ou filhos a aprender biologia/ciências de forma divertida e eficiente.

Índice: hide

Atividades sobre Núcleo Celular

O núcleo é uma estrutura celular encontrada nas células eucariontes onde está localizado o material genético dos organismos (DNA). Ele é delimitado por uma membrana nuclear (a carioteca), que o separa do citoplasma, e é uma das características que diferencia células eucariontes de procariontes.

Composto por uma massa filamentosa denominada cromatina, por corpos densos denominados nucléolos e por um líquido viscoso denominado nucleoplasma, o núcleo celular é considerado a maior organela encontrada no citoplasma. Quando a célula passa pela divisão celular o núcleo desaparece temporariamente, mas uma vez concluída, volta a se formar.

Suas principais funções são o crescimento e divisão celular, o controle da síntese de proteínas e o armazenamento de cromossomos, que consistem em longas sequências de ácido desoxirribonucleico, também chamado de DNA. O núcleo se comunica com o exterior através de poros nucleares presentes na carioteca e seu estudo é de estrema importância para o entendimento do funcionamento completo das células.

Corrida diferente – Atividades sobre Núcleo Celular

A atividade “Corrida diferente” estimula o desenvolvimento das capacidades motoras e sociais. Busca fixar o conteúdo ao final de cada etapa, fazendo uso de um jogo de perguntas e respostas de maneira interativa e divertida.

Recursos para a atividade “Corrida diferente”:

  • Envelopes com perguntas sobre o conteúdo em questão
  • Cronômetro
  • Fita adesiva colorida

Conhecimento necessário para a atividade “Corrida diferente”:

Conhecimentos gerais sobre o núcleo celular.

Passo a passo da atividade “Corrida diferente”:

  1. Os alunos devem se distribuir em pares e realizar a corrida cada par por vez.
  2. Faça duas linhas no chão (marcas) indicando a linha de partida, duas linhas intermediárias e a linha de chegada de cada etapa.
  3. A corrida consiste em três etapas: Na primeira, os participantes devem correr até a primeira linha intermediária encostando as costas de um nas costas do outro. Na segunda, os participantes devem correr até a segunda linha intermediária encostando ombro com ombro. Na terceira os participantes devem correr até a linha de chegada encostando o pé direito de um com o pé esquerdo do outro.
  4. No fim de cada etapa eles devem responder uma pergunta dos envelopes sobre o conteúdo estudado para poder passar para a próxima etapa.
  5. O tempo de cada dupla deve ser cronometrado.
  6. A dupla que fizer a corrida em menos tempo ganha o jogo.

Girando a roleta – Atividades sobre Núcleo Celular

A atividade girando a roleta busca trazer uma maneira mais dinâmica de estimular o estudo da biologia, além de proporcionar um meio de testar o conhecimento dos estudantes saindo do comum.

Recursos para a atividade “Girando a roleta”:

  • Papelão
  • Papel
  • Cola
  • Tesoura
  • Prego
  • 5 Borracha planas pequenas

Conhecimento necessário para a atividade “Girando a roleta”:

Conhecimentos gerais sobre o núcleo celular.

Passo a passo da atividade “Girando a roleta”:

  1. Corte um Círculo no papelão e no papel de mesmo tamanho.
  2. Cole o papel em cima do papelão.
  3. Trace linhas no papel colado, particionando o círculo igualmente em 16 partes (como se fossem fatias de pizza).
  4. Em cada parte escreva uma pergunta ou uma ação a ser realizada que se relacione ao conteúdo estudado (Ex.: Desenhar o núcleo celular de uma célula animal.).
  5. Corte uma parte menor do papelão e do papel para fazer a seta da roleta. Cole o papel em cima do papelão.
  6. Fure a base da ser com o prego e a encaixe no corpo do prego. Em, seguida faça o mesmo com uma borracha, o círculo de papelão e outra borracha, necessariamente nessa ordem. A ponta do prego deve ficar dentro da última borracha para não causar acidentes e esta deve ser colada ao círculo.
  7. Se desejar apoiar a roleta em uma base plana basta colar um dos lados das outras três borrachas no perímetro do círculo igualmente espaçadas.
  8. Para iniciar o jogo divida os jogadores em dois times.
  9. Cada jogador terá uma chance de girar a roleta. E fazer o que estiver descrito ou responder a pergunta escrita onde a seta parar. Se acertar ou fizer corretamente, ganha um ponto para a sua equipe. Se errar, não pontua.
  10. Ganha a equipe que, ao fim do jogo, tiver mais pontos.

Arremesso de argolas – Atividades sobre Núcleo Celular

A atividade “Arremessando Argolas” explora o conhecimento de Biologia através de um jogo divertido que envolve respostas rápidas e habilidades cognitivas.

Recursos para a atividade “Arremesso de argolas”:

  • 10 garrafas pet de 500 ml
  • Areia
  • 1 garrafa pet de 2 litros
  • Papel
  • Caneta
  • Cola

Conhecimento necessário para a atividade “Arremesso de argolas”:

Conhecimentos gerais sobre o núcleo celular.

Passo a passo da atividade “Arremesso de argolas”:

  1. Encha as garrafas menores com areia para que elas fiquem mais pesadas e as distribui no chão.
  2. Corte alguns aros da garrafa pet maior para que sirvam de argolas.
  3. Escreva várias perguntas sobre o conteúdo estudado, atribua uma pontuação a cada um delas de acordo com seu nível de dificuldade (de 1 a 10), recorte-as, dobre-as e separe-as em 10 grupos de acordo com sua pontuação.
  4. Escreva em cada garrafa menor um número distinto de 1 a 10.
  5. Os alunos deverão, um por vez, pegar uma argola e arremessá-la nas garrafas no chão. Cada aluno terá 3 chances
  6. Caso consiga envolver uma garrafa com a argola, deverá sortear uma das perguntas relacionadas à pontuação escrita na garrafa e responde-la.
  7. Se acertar ganha a pontuação correspondente. Se errar não ganha pontos e passa a vez ao próximo jogador.
  8. No fim, ganhará o jogo quem tiver mais pontos.

Bingo – Atividades sobre Núcleo Celular

Assim como o Bingo conhecido pela maioria das pessoas, essa atividade vai utilizar o princípio de cartelas com numerações que deverão ser preenchidas. Contudo, atrelado à esse conceito, exigirá o conhecimento estudado de forma a introduzir um jogo diferente e divertido no ambiente de estudo.

Recursos para a atividade “Bingo”:

  • Papéis
  • Caneta
  • Régua
  • 30 Tampinhas de garrafa pet
  • Caixa

Conhecimento necessário para a atividade “Bingo”:

Conhecimentos gerais sobre o núcleo celular.

Passo a passo da atividade “Bingo”:

  1. Faça cartelas de bingo utilizando papel e caneta (uma para cada jogador). Para tanto basta anotar 5 números de 01 a 30 diferentes em cada papel, formando uma cartela. Alguns números podem se repetir entre cartelas porém não todos. (Ex.: Cartela 1 – 04 07 16 22 24; Cartela 2 – 04 10 11 16 30)
  2. Uma vez concluídas as cartelas, anote em cada tampinha um número de 01 a 30 e, abaixo do número, uma palavra relacionada ao conteúdo estudado. Desta forma a palavra estará relacionada aquele número.
  3. Coloque as tampinhas na caixa
  4. A partir daí basta iniciar o jogo: Uma por uma sorteie uma tampinha da caixa. O jogador que tiver o número correspondente em sua cartela terá direito a responder uma pergunta sobre a palavra correspondente. Se acertar, pode marcar o número em sua cartela. Se errar, não.
  5. O processo deve se repetir até que alguém consiga marcar todos os números de sua cartela (Bingo! Temos um ganhador) ou até que os números dentro da caixa terminem. Neste último caso, ganha quem tiver marcado a maior quantidade de números.

Resta um Biológico – Atividades sobre Núcleo Celular

“Resta um Biológico” é uma atividade similar ao jogo que deu origem ao nome. Ela incentiva o raciocínio e a formulação de estratégias juntamente com o aprendizado dos conteúdos referentes à área de estudo da Biologia.

Recursos para a atividade “Resta um Biológico”:

  • 36 tampinhas de garrafa-pet

Conhecimento necessário para a atividade “Resta um Biológico”:

Conhecimentos gerais sobre o núcleo celular

Passo a passo da atividade “Resta um Biológico”:

  1. Coloque em cima de cada tampinha características (funções, aparência, etc.) das estruturas e organelas que compões o núcleo celular.
  2. Disponha as tampinhas no chão ou em cima de uma mesa conforme a imagem acima, deixando o espaço da tampinha central vazio.
  3. O objetivo do jogo é igual ao do original. Comer todas as peças até sobrar apenas uma. Aqui o diferencial está no fato que ao comer determinada peça o aluno deve identificar a que célula pertence a característica escrita na tampa.
  4. Caso erre a jogada é revertida e ele deve pegar nova peça. Caso acerte ele tira a peça correspondente do tabuleiro e continua o jogo.

Cruzadinha Biológica – Atividades sobre Núcleo Celular

A cruzadinha é um jogo que testa a memória e o conhecimento. Portanto, é uma excelente atividade para auxiliar no aprendizado das áreas da Biologia.

Recursos para a atividade “Cruzadinha Biológica”:

  • Cartolina
  • 1 marcador/piloto de papel
  • Papel A4
  • Caneta

Conhecimento necessário para a atividade “Cruzadinha Biológica”:

Conhecimentos gerais sobre o núcleo celular.

Passo a passo da atividade “Cruzadinha Biológica”:

  1. Em um papel A4 à parte, escreva palavras que representes partes, características, funções e processos da membrana plasmática em várias direções (vertical, horizontal, invertido ou não) cruzando-as entre si, quando elas possuírem a mesma letra.
  2. Desenhe um quadrado em volta de cada letra.
  3. Escreva uma dica para cada termo que você escolheu.
  4. Em uma cartolina, desenhe o conjunto de quadrados resultantes do papel A4 sem escrever as letras que tem dentro.
  5. Escreva as dicas no início de cada fileira de quadrados que representam uma palavra. Pronto, você tem a sua cruzadinha!
  6. Chame seus filhos ou alunos para resolver essa cruzadinha. Eles testarão seus conhecimentos e será muito divertido.

Dança das cadeiras – Atividades sobre Núcleo Celular

Essa dinâmica consiste em uma brincadeira divertida e estimulante que desenvolve o conhecimento do conteúdo estudado de forma divertida e diferente.

Recursos para a atividade “Dança das cadeiras”:

  • Cadeiras (número de participantes menos uma)
  • Aparelho que reproduza música.
  • Papel
  • Caneta
  • Tesoura
  • Caixa pequena

Conhecimento necessário para a atividade “Dança das cadeiras”:

Conhecimentos gerais sobre o núcleo celular.

Passo a passo da atividade “Dança das cadeiras”:

  1. Escrever várias perguntas no papel, recortá-las e colocar os recortes dobrados na caixa.
  2. Dispor as cadeiras em circulo de frente para fora.
  3. Os alunos devem formar um circulo em volta das cadeiras.
  4. Ao colocar a música para tocar, os alunos devem começar a girar em volta do círculo de cadeiras.
  5. Quando a música parar cada aluno deve procurar uma cadeira para sentar.
  6. O aluno que sobrar deverá responder uma pergunta sobre o conteúdo sorteada por ele mesmo da caixa.
  7. Se ele errar deve sair da brincadeira. Se ele acertar deve escolher outro aluno para sair.
  8. Tire outra cadeira do círculo e repita a brincadeira até que sobre apenas um aluno: o vencedor!

Queimado das Células – Atividades sobre Núcleo Celular

A atividade “Queimado das Células” incrementa o aprendizado do conteúdo estudado de maneira divertida e dinâmica. Essa atividade favorece a prática esportiva e o espírito de coletividade.

Recursos para a atividade “Queimado das Células”:

  • 1 bola

Conhecimento necessário para a atividade “Queimado das Células”:

Conhecimentos gerais sobre o núcleo celular.

Passo a passo da atividade “Queimado das Células”:

  1. Separe os participantes em dois grupos.
  2. Desenhe um retângulo no chão e divida-o em partes iguais.
  3. Cada grupo permanece em um lado do retângulo.
  4. O objetivo é “queimar”, ou seja, acertar a bola em outro, sem que este participante consiga segurar a bola.
  5. Caso o participante seja atingido deverá responder uma pergunta sobre o conteúdo estudado elaborada por quem o atingiu. Se errar, está fora da brincadeira. Se acertar, permanece no jogo e volta para à sua área. Contudo, se for acertado 3 vezes estará fora da brincadeira.
  6. Caso um participante arremesse e o outro agarre a bola sem deixar cair no chão, o participante que arremessou será o que responderá a pergunta. Da mesma foram: Se errar, está fora da brincadeira. Se acertar, permanece no jogo e volta para à sua área. Contudo, se for acertado 3 vezes estará fora da brincadeira.
  7. A equipe que ficar sem participantes em seu lado perde o jogo.

Estátua – Atividades sobre Núcleo Celular

Esta atividade proporciona o desenvolvimento da percepção, reflexo e aperfeiçoamento do conteúdo estudado. É uma atividade bastante dinâmica e que proporciona a interação entre os participantes.

Recursos para a atividade “Estátua”:

Não há.

Conhecimento necessário para a atividade “Estátua”:

Conhecimentos gerais sobre o núcleo celular.

Passo a passo da atividade “Estátua”:

  1. Escolha um jogador para ser o congelador e outro para ser o descongelador.
  2. Todos os jogadores começam descongelados, ou seja, se movimentando pelo espaço.
  3. O congelador deve tocar nos jogadores para congelá-los e transformá-los em estátuas. Quando isso acontecer ele deve informar ao jogador uma palavra relacionada à membrana plasmática que será a palavra-chave para seu descongelamento.
  4. O descongelador deverá tocar no jogador congelado e o jogador, em seguida, deverá dizer que tipo de relação a sua palavra-chave tem com o conteúdo estudado (membrana plasmática) para que ele possa se movimentar novamente (ser descongelado).
  5. O objetivo do congelador é congelar todos os jogadores num prazo de 3 minutos, enquanto que o descongelador deve evitar isso, descongelando-os.
  6. Caso o congelador atinja seu objetivo, ele deve escolher outro jogador para assumir seu lugar. Caso não consiga, quem deve fazer isso é o descongelador.
  7. Você pode estender a brincadeira pela quantidade de tempo que desejar.

Música: Núcleo Celular – Atividades sobre Núcleo Celular

Essa atividade tem o objetivo de introduzir os componentes do núcleo celular de uma forma mais simples e que estimula a fácil fixação.

Recursos para a atividade “Música: Núcleo Celular”:

Não há.

Conhecimento necessário para a atividade “Música: Núcleo Celular”:

Componentes do Núcleo Celular.

Passo a passo da atividade “Música: Núcleo Celular”:

  1. Cantar a música abaixo no mesmo ritmo da cantiga de roda “Escravos de Jó”.

O núcleo celular
Contém DNA
O núcleo celular
Contém DNA
Nucleoplasma e membrana nuclear
Cromatina e Nucléolos
você vai sempre encontrar!
Cromatina e Nucléolos
você vai sempre encontrar!

Fim das atividades sobre Núcleo Celular

Bom, essas foram as 10 atividades sobre Núcleo Celular. Espero que tenha gostado e veja mais atividades como essa em breve aqui no blog!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.