A fenícia tornou-se o lugar da habitação de um povo, o qual civilizou a região da Palestina, onde hoje ficam o Líbano e parte da Síria e de Israel.
O termo “fenício”vem da palavra “phoinikes”, utilizada pelos gregos devido o corante de cor púrpura, o qual os fenícios produziam. Os habitantes dessa terra também eram chamados de “sidônios”, termo que tem como base a cidade de Sidon.
Eles eram muito conhecidos na Antiguidade, por ter grandes comerciantes e navegadores, os quais produziam as melhores embarcações da época, e por ter suas mercadorias desejadas por outros povos.
Essa característica dos fenícios, foi-lhes atribuída devido à condição geográfica da região que moravam, a qual era montanhosa, não possuía um solo adequado no qual pudesse desenvolver a agricultura em larga escala.
Os fenícios eram povos de origem semita. Sua história é registrada, por volta de 3000 a.C., estabeleceram-se numa estreita faixa de terra com cerca de 35 km de largura, situada entre as montanhas do Líbano e o mar Mediterrâneo. Com 200 km de extensão, corresponde a maior parte do litoral do atual Líbano e uma pequena parte da Síria.
Por habitarem uma região montanhosa e com poucas terras férteis, os fenícios dedicaram-se à pesca e ao comércio marítimo. As cidades fenícias que mais de desenvolveram na antiguidade foram Biblos, Tiro e Sidon. ( fonte)
A fenícia, terra de marinheiros e comerciantes, ocupava uma estreita área, com aproximadamente 40 km de largura, entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do Líbano. Atualmente essa região corresponde ao Líbano e a parte da Síria.
O solo montanhoso da Fenícia não era favorável ao desenvolvimento agrícola e pastoril. Vivendo como que espremido em seu território. o povo fenício percebeu a necessidade de se lançar ao mar e desenvolver o comércio pelas cidades do Mediterrâneo.
Entre os fatores que favoreceram o sucesso, comercial e marítimo da Fenícia, podemos destacar que a região:
A Fenícia era, na verdade, um conjunto de Cidades-Estado, independentes entre si. Algumas adotavam a Monarquia Hereditária; outras eram governadas por um Conselho de Anciãos. As cidades fenícias disputavam entre si e com outros povos, o controle das principais rotas do comércio marítimo. ( fonte )
Cartago foi a maior colônia fenícia. Esteve em luta por muito tempo com Roma pela hegemonia das rotas marítimas no mediterrâneo. Esse conflito ficou conhecido como Guerras Púnicas, no ano de 146 a.C. Derrotados pelos romanos, pouco restou dos fenícios no Mediterrâneo.
Em função dos diversos contatos comerciais que mantinham com diferentes povos, os fenícios sentiram necessidade de um meio prático para facilitar a comunicação. Pressionados por essa necessidade, os fenícios desenvolveram uma das mais fabulosas invenções da história humana: o alfabeto
O alfabeto fenício era composto por 22 sinais, sendo, mais tarde, aperfeiçoado pelos gregos, que lhe acrescentaram outras letras. O alfabeto grego deu origem ao alfabeto latino, que é o mais utilizado atualmente.
A religião Fenícia era politeísta e seus deuses representavam as forças da natureza. Eles acreditavam que com o sacrifício de animais atrairiam para si a boa vontade dos deuses.
Alguns historiadores acreditam que os fenícios chegaram à América 2000 anos antes de Colombo, outros dizem que não há provas concretas disso, embora, também não haja como se provar o contrário. No entanto, os fenícios existiram e fizeram uma enorme diferença para a humanidade
Para fixarmos um pouco mais as informações sobre a Fenícia , propomos aqui, 7 atividades bem interessantes, as quais irão contribuir para nosso conhecimento.
A partir de 12 anos
O comércio era o ponto forte da Fenícia. Suas embarcações rasgavam o mar em idas e vindas com mercadorias. Chegaram a ser conhecidos especialmente pela qualidade do cedro e dos tecidos vermelhos exclusivos dos fenícios.
Enquanto incentivamos os pequenos ao trabalho, suas mentes ficam protegidas das tentações de se conseguir uma vida fácil, como é oferecida aos jovens ultimamente. Muitos pela ociosidade, ficam vulneráveis, e presa fácil para uma vida sem compromisso com o trabalho.
( vídeo de empreendedor)
O cedro é uma árvore que possui uma das madeiras mais resistentes e desejadas de todos os tempos, a qual era solicitada constantemente para a produção de barcos e navios. Edificações importantes também eram feitas com cedro, tornando um forte produto para os comerciantes fenícios.
Nessa atividade iremos propor uma pesquisa
A partir de 12 anos
Conhecimento são tesouros, que quando bem guardados, serão a riqueza no momento que forem solicitados.
Como é fantástico pensar que podemos criar e recriar formas de nos comunicarmos! Então que tal uma atividade desafiadora?
A partir de 9 anos
Essa atividade promete colocar a turminha para pensar!
Conta-se que a nobreza esmerava-se com tecidos vindos da Fenícia, os quais produziam a cor purpura, que não desbotava e era obtida por meio de um molusco, que infelizmente, segundo os pesquisadores, desapareceu do mar mediterrâneo
Sabendo disso, seria difícil para nos conseguirmos uma amostra deles, e provar como é possível tingir um tecido com recursos naturais. No entanto, vamos desafiá-los a buscar outras soluções, então nos acompanhe!
A partir de 09 anos
Os Fenícios comerciavam: Azeite de Oliva, vinho, joias, tecidos tingidos, cedro do Líbano, papiro e tantas especiarias, que se tornaram influentes. Vamos resolver as questões abaixo e memorizar mais dados sobre a Fenícia?
A partir de 12 anos
Essa atividade consta em responder sem reservas ao seguinte questionário
Conhecimento faz bem a alma!
A Bíblia é um livro que traz algumas informações sobre os sidônios. Eles inclusive levaram cedros para o Rei Salomão edificar sua casa ( ). Você já ouviu falar de Jezabel? Ela foi uma princesa sidônia que se casou com o rei Acabe, rei de Israel. Ela era muito má e matou muitas pessoas, para satisfazer sua vaidade. Naquela época, os casamentos eram feitos para unirem reinos, no entanto, algum deles sempre saía perdendo.
A partir de 12 anos
A partir de 11 anos
Certamente será uma experiencia inesquecível!
Os Fenícios ficavam na região do atual Líbano. Fundaram cerca de 25 cidades-estado em uma região infértil para a agricultura, mas estratégica, pois estava próxima a grandes centros da antiguidade (Egito, Mesopotâmia, Persas), situada ao leste do mediterrâneo. Embora a agricultura não fosse possível pela pobreza relativa do solo, áreas de floresta forneciam madeira de boa qualidade. O comércio marítimo era a principal atividade econômica deles ( fonte).
Em 2011, eclodiu no Oriente Médio e no norte da África uma série de manifestações contrárias aos regimes políticos autoritários e centralizadores. Este conjunto de levantes populares, conhecido por Primavera Árabe, começou na Tunísia e se espalhou por diversos países da região, como Egito, Líbia, Síria, Iêmen e Bahrein, gerou violência, mortes, frustrações e dúvidas quanto às mudanças práticas. ( fonte )
Sobre as regiões do Oriente Médio e norte da África, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
As respostas certas são as letras: A,C ,D
(UECE/2011)
Os Fenícios ocuparam uma estreita faixa de terra situada entre o Mar Mediterrâneo e o atual Líbano. Tiveram prósperas cidades como Ugarit, Biblos, Beritos, Sídon e Tiros.
Essas, por estarem localizadas em uma área de intensa circulação dos povos da Ásia, da África e da Europa foram invadidas e conquistadas sucessivamente por vários impérios. Sobre os Fenícios, assinale o correto.
Os fenícios eram conhecidos também como cananeus, e não alargaram seu território, mas, desenvolveram suas atividades dominando o mar. O comercio deles foi próspero e a criação do alfabeto nos trouxe algo de grande valor.
(Unievangélica GO/2016)
Quando o homem começou a escrever pela primeira vez, ele o fez, não com pena e tinta sobre papel, mas riscando sinais na argila úmida com um bastão pontiagudo ou um pedaço de junco… A argila pode ser moldada facilmente numa superfície plana e adequada à escrita enquanto úmida. E se deixada ao sol depois de inscrita, logo estará tão dura que suportará consideravelmente o manuseio e a intempérie.
WALKER, C. B. E. A História da Escrita Antiga. São Paulo: Edusp / Melhoramentos, 1996. p. 21.
A mais antiga narrativa conhecida pelo ser humano, encontrada na forma de uma coleção de tabletes de argila por arqueólogos que escavavam a cidade assíria de Nínive, é
Se você gostou do presente material, o qual se refere a Fenícia, que tal dar uma olhadas em outros posts com temas parecidos? Estamos sempre buscando unir o útil ao agradável, para que você tenha bastante material e consiga realizar uma aula bem atraente!
Um grande abraço e até breve!
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta