10 Atividades sobre esporte

Neste post, você encontrará diversas atividades sobre esporte que alegrarão e deixarão os alunos animados.

10 Atividades sobre esporte

Esporte é uma prática metódica, individual ou coletiva, de jogo ou qualquer atividade que demande exercício físico e destreza, com fins de recreação, manutenção do condicionamento corporal e da saúde ou competição.

Neste post, você encontrará diversas atividades sobre esporte que alegrarão e deixarão os alunos animados. Ficou curioso? Corre aqui nesse post e confira a seguir.

Atividades sobre esporte – Amostra dos Jogos Olímpicos

Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo global com modalidades de verão e de inverno, em que milhares de atletas participam de várias competições. Através dessa atividade, as crianças aprenderão um pouco mais sobre as práticas esportivas que são disputadas nas Olimpíadas.

20190621_175111_0000-5952599-3020658

Não será possível demonstrar todos esportes, porque existe a complexidade em alguns e outros possuem recursos que não são alcançáveis, como por exemplo, um rio. Mas o que vale é intenção não é mesmo?

Recursos para a atividade:

  • Colchonetes;
  • Barras;
  • Dardos ou pesos;
  • Sala ampla.

Passo a passo da atividade:

  1. Primeiramente, organize um perímetro de modo que será uma sequencia a ser feita: Salto em distância, corrida com obstáculo e arremesso de peso.
  2. As crianças deverão uma por vez completar o perímetro traçado, de modo que quando estiver na última atividade, uma nova criança pode iniciar o percurso.
  3. Ao final da atividade, peça que os alunos façam um relatório contando sua experiência com os esportes apresentados e com as dificuldades que foram enfrentadas para que a atividade fosse concluída com exito.

Atividades sobre esporte – Circuito

20190621_175244_0000-1323162-1482883

Circuito é a trajetória percorrida entre um ponto a outro, normalmente tendo como objetivo final o ponto de partida. Nessa atividade, os alunos ficarão cansados de tanto que praticaram esportes de uma vez só.

Recursos para a atividade:

  • Corda;
  • Mini cama elástica;
  • Cadeiras;
  • Bola de futebol;
  • Cones;
  • Cronometro;
  • Quadra de esporte.

Passo a passo da atividade:

  1. Em uma quadra de esportes, organize um circuito esportivo com os materiais. Sendo:
    • Corda – os alunos deverão pular 10 vezes sem errar;
    • Cama elástica – pular por 10 segundos;
    • Cadeiras – deverão ser alinhadas uma em frente a outra, de modo que formará um túnel e as crianças deverão atravessar se arrastando;
    • Bola de futebol – chute a gol;
    • Cone – corrida em zig zag.
  2. Após formar o circuito, apresente para os alunos como irá funcionar, e avise que será uma competição, de forma que quem conseguir finalizar o circuito em menos tempo irá ganhar.
  3. O professor deverá cronometrar a participação de cada um, e no final deverá apresentar o ranking de ganhadores.

Atividades sobre esporte – História do esporte

20190621_175515_0000-4839713-6755274

Aqui quem irá comandar a aula serão os alunos. Através dessa atividade, será possível trabalhar a autonomia e responsabilidade das crianças.

Recursos para a atividade:

  • Computadores.

Passo a passo da atividade:

  1. Primeiramente, leve os alunos para a sala de informática e peça que eles formem grupos pois será necessário para a efetivação do trabalho.
  2. Ao formarem os grupos, peçam que escolham um esporte que saia da obviedade (por exemplo, o futebol).
  3. Em seguida, avise os que grupos deverão apresentar para a sala o esporte escolhido, contando a história, regras e como é jogado.

Atividades sobre esporte – Curiosidades

A curiosidade é a capacidade natural e inata da inquiribilidade, evidente pela observação de muitas espécies animais, e no aspecto dos seres vivos que engendra a exploração, a investigação e o aprendizado.

20190621_175703_0000-6112272-3306380

Nessa atividade, as crianças serão crianças, ou seja, curiosas, e aprenderão sobre os esportes que amam.

Recursos para a atividade:

  • Sala ampla.

Passo a passo da atividade:

  1. Em uma aula anterior, o professor pedirá para que os alunos pesquisem curiosidades sobre diversos esportes em suas casa.
  2. Em roda, o professor irá levantar um esporte de cada vez, e cada aluno, irá compartilhar com a classe uma curiosidade que foi pesquisada em sua casa.

Atividades sobre esporte – Criando um novo esporte

20190621_175823_0000-5004814-5752273

Essa atividade irá despertar a criatividade das crianças e fará com que elas desenvolvam o trabalho em equipe.

Recursos para a atividade:

  • Sala ampla.

Passo a passo da atividade:

  1. Primeiramente, peça que os alunos formem grupos e se sentem agrupados para que o professor possa explicar a atividade proposta.
  2. O professor explicará que os alunos precisarão criar um esporte novo, pode se assemelhar com outro esporte já existente, entretanto, precisará ter um toque que o torna único.
  3. Esse esporte precisará conter regras, quais recursos serão necessários para que seja realizado, como é feita a pontuação e quanto tempo dura.
  4. Estabeleça um tempo para que os alunos se organizem e discutam como será o esporte de seu grupo.
  5. Ao atingir o tempo estabelecido, os alunos precisarão ter finalizado a atividade proposta, e terão que apresentar para a sala o seu novo esporte criado.

Atividades sobre esporte – De que esporte é essa bola?

O recurso mais utilizado nos esportes são as bolas. Existem diversos tipos de bolas para diferentes tipos de esportes. Será que seus alunos conhecem todas as bolas existentes?

Recursos para a atividade:

  • Bolas físicas de diferentes esportes (se não for possível, apresente imagens).

Passo a passo da atividade:

  1. Primeiramente, é necessário que o professor esteja munido de informações referente ao esporte de cada bola que será apresentado, nem que seja apenas de como funciona o jogo, afinal, alunos são curiosos.
  2. Leve para a sala de aula, um saco repleto de bolas e introduza para os alunos que a aula será sobre esportes.
  3. Tire uma bola por vez do saco, e peça que quem souber de qual esporte é, levante a mão e não fale, pois será importante que todas as crianças descubram sozinha.
  4. Ao tirar cada bola, se todos não levantarem a mão, comece dar dicas sobre o esporte, e conforme as crianças vão entendo qual é o esporte, elas irão levantar a mão ao decorrer das dicas.
  5. Se após as dicas nem todos tiverem levantado a mão, aponte para um aluno que esteja com a mão levantada e peça para que ele fale a qual esporte aquela bola pertence.

Atividades sobre esporte – Quiz do futebol

Quiz é o nome dado a um jogo no qual os jogadores tentam responder corretamente a questões que lhes são colocadas. Essa atividade promoverá muita diversão e competitividade sobre os participantes, afinal, quem perder… torta na cara!

Recursos para a atividade:

  • Perguntas sobre diferentes esportes;
  • Mesa longa;
  • Tortas de chantilly.

Passo a passo da atividade:

  1. Primeiramente, escolha um questionário de perguntas e respostas sobre esportes para que seja feito na competição, seja quem venceu a ultima copo do mundo ou o nome do goleiro titular da seleção brasileira.
  2. Organize os alunos em grupos, de modo que cada grupo irá competir com o oposto, ou seja, a competição será feita em rodadas.
  3. Cada aluno irá se posicionar de um lado da mesa. Ao professor dizer a pergunta com as possíveis respostas, quem bater na mesa primeiro deverá responder. Se responder corretamente, dá uma tortada no grupo oposto e equipe pontua, entretanto, se bater e responder incorretamente, irá levar a tortada e o grupo adversário irá pontuar.
  4. Vence a equipe que mais pontuar, caso exista um “cara limpa” na equipe (que não levou nenhuma tortada), a equipe irá acumular mais 5 pontos por cada cara limpa.

Atividades sobre esporte – Mix de esportes

20190621_180510_0000-8609475-2787400

Já pensou fazer uma cesta de basquete utilizando apenas uma bola de tênis? Ou melhor, jogar tênis com uma bola de futebol americano? Essa atividade irá estimular a criatividade das crianças.

Recursos para a atividade:

  • Diferentes bolas;
  • Raquetes;
  • Petecas;
  • Barras.
  • Quadra de esportes.

Passo a passo da atividade:

  1. Leve os alunos para a quadra da escola, explique que eles jogarão jogos comuns com outros recursos.
  2. Peça que os alunos caprichem na criatividade dando novos significados e funções para um esporte já existente.
  3. Ao final da aula prática, os alunos deverão organizar um relatório contando como foi feito o esporte utilizando outros materiais e qual foi o grau de dificuldade para que a atividade física fosse concluída.

Atividades sobre esporte – Campeonato

20190621_180711_0000-6723402-6745274

Campeonato designa uma competição ou sucessão de competições que resultam na seleção de um competidor ou equipe com desempenho comparativamente superior.

Recursos para a atividade:

  • Sala de informática;
  • Cartolinas;
  • Canetas coloridas;
  • Apito;
  • Quadra.

Passo a passo da atividade:

  1. Reúna os alunos em um laboratório de informática com acesso à Internet, dividi-los em 3 grupos onde cada grupo deverá pesquisar como são disputados os campeonatos nacionais de futebol, basquetebol e voleibol (cada grupo deverá pesquisar um esporte). Nesta pesquisa deverá conter alguns dados que seguem:
    • Forma de disputa dos campeonatos nacionais das modalidades acima;
    • Quantos jogos cada equipe realiza em cada um destes campeonatos;
    • Número de jogos totais destes campeonatos;
    • Tempo de duração do campeonato/torneio;
    • Como se define o campeão dos campeonatos.
  2. A ideia desta atividade é fazer com que os alunos criem um senso investigativo sobre o tema. Desta forma, optamos por não indicar sites como única fonte de pesquisa. Entretanto, sugerimos alguns sites nos recursos complementares como direcionamento para o professor.
  3. Terminada a pesquisa, o professor deverá pedir que os alunos apresentem os pontos pesquisados para a turma, lançando algumas discussões como:
    • Qual destes campeonatos vocês acham mais interessante de assistir?
    • E de praticar?
    • Por que existem tantas formas diferentes de organizar uma disputa entre várias equipes?
    • E nas aulas de educação física, quais seriam as melhores formas de se organizar uma disputa entre equipes?
  4. A discussão deve ser dirigida no sentido de que as formas de competição são elaboradas a partir do número de participantes, do tempo disponível para o campeonato, dos patrocinadores, do público alvo, etc., atendendo a interesses como o lucro, por exemplo. Assim, as aulas de educação física devem privilegiar formas de disputa onde a competição deve ser relativizada, promovendo aspectos como a participação de todos, a não valorização exagerada da vitória, o divertimento, etc., sendo pensadas formas diferenciadas de se organizar as práticas corporais dos alunos.
  5. Ao término das discussões os alunos serão novamente divididos em grupos onde deverão pensar, dentre as formas de campeonatos pesquisadas, como estas poderiam ser aplicadas por eles nas aulas de educação física, atentando para os princípios levantados na discussão da atividade anterior.
  6. Após isto, os alunos deverão se dividir em grupos e realizar um “campeonato” do esporte criado por eles com as outras turmas da série, se dividindo em comissão de divulgação (que terá a missão de divulgar o campeonato com cartazes, folders, etc.), comissão de organização (que deverá recolher as inscrições das “equipes” e a montagem da tabela), e comissão de arbitragem (cuja função será arbitrar as partidas com a ajuda do professor).

Atividades sobre esporte – Desapercebido

20190621_180954_0000-5839614-3257949

Diversas vezes, estamos treinando um habilidade exigida em um esporte em nosso cotidiano e nem percebemos pois é algo natural. Nessa atividade, os alunos irão rever o que eles andam fazendo e como pode ser aplicado em um esporte.

Recursos para a atividade:

  • Sala ampla.

Passo a passo da atividade:

  1. Em roda, explique aos alunos que para a prática de determinados esportes, diversas habilidades são exigidas, como por exemplo: força, agilidade, velocidade, flexibilidade, entre outras.
  2. Em seguida, cite o exemplo de andar nas guias da calçada, de modo que ao andar na guia, estamos exercitando a habilidade de equilíbrio, que pode ser utilizada no surf, andar de skate, entre outros.
  3. Agora que essa informação chocou os alunos que nunca perceberam tal atividade, converse peça que eles citem outros exemplos de práticas diárias que podem ser utilizadas em um esporte.

Até a próxima!

Espero que após esse post, você venha trabalhar esportes de uma forma mais divertida do que já é com seus alunos. Lembre sempre seus alunos de tomarem muita água e usarem protetor solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev