10 Atividades Sobre Luís Vaz de Camões

Luís Vaz de Camões foi um poeta português de caráter nacionalista, considerado uma das maiores figuras da literatura de seu país e da tradição ocidental.

10 Atividades Sobre Luís Vaz de Camões

Diseño sin título 47

Luís Vaz de Camões foi um poeta português de caráter nacionalista, considerado uma das maiores figuras da literatura de seu país e da tradição ocidental. Pouco se sabe com certeza sobre a sua vida. Aparentemente nasceu em Lisboa, de uma família da pequena nobreza. Sobre a sua infância tudo é conjetura mas, ainda jovem, terá recebido uma sólida educação nos moldes clássicos, dominando o latim e conhecendo a literatura e a história antigas e modernas.

Camões Na História – 10 Atividades Sobre Luís Vaz de Camões

A Europa, nos séculos XIV, XV e XVI, passou por um intenso movimento de renovação das letras e das artes conhecido como Renascimento. Luís Vaz de Camões viveu no século XVI, época de mudança em Portugal, fortemente marcada pelos Descobrimentos e pela chegada dos portugueses à Índia por mar. Neste século, Portugal, sem dúvida um país liderante na expansão, obteve muitos territórios ultramarinos em diversos continentes, um dos maiores centros de comércio do mundo e uma grande potência econômica.  Assim, Portugal era um dos países mais prestigiados do mundo.

Recursos para a atividade Camões Na História:

• Canetas coloridas;

• Lápis e borracha;

• Folhas A4;

• Tesoura sem ponta e cola branca;

• Imagens impressas.

Passo a passo da atividade Camões Na História:

  1. Sugerir uma leitura prévia sobre o contexto histórico na época em que Luís Vaz de Camões viveu;
  2. Proponha que os alunos organizem uma linha do tempo, utilizando colagem de imagens. Aqui, na Demonstre, temos um post do sobre o classicismo renascentista.

A Vida de Camões – 10 Atividades Sobre Luís Vaz de Camões

Resultado de imagem para luis vaz de camoes

Existe uma grande incerteza no que toca à vida de Luís Vaz de Camões. Consta que terá nascido por volta do ano 1524, em Lisboa, apesar de alguns historiadores afirmarem que é natural da Galiza (e que só depois se terá deslocado para a capital). Crê-se que Camões pertencia à pequena nobreza, apesar de ter vivido a maior parte da sua vida pobremente. Era filho de Simão Vaz de Camões e de Ana de Sá Macedo. O local onde Camões terá feito os seus estudos é incerto. Apesar de não haver nenhum documento que prove que ele tenha andado pela Universidade de Coimbra, algumas pessoas acreditam que ele tenha passado por lá, dado que estudou obras de autores conhecidos do Renascimento, tais como de Homero e de Virgílio, e devido aos conhecimentos raros que possuía. Porém, certos historiadores põem a hipótese de Camões ter estudado no Mosteiro de Santa Cruz (também em Coimbra), por influência do seu tio, D.Bento, que era prior do mesmo, teoria que é mais aceitável. Assim, o local dos estudos de Camões é mais um dos imensos factos desconhecidos acerca da sua vida; sabe-se, contudo, que tirou o curso de Humanidades.

Recursos para a atividade A Vida de Camões:

• Pesquisa prévia sobre a vida de Camões;

• Download do vídeo indicado ou acesso à internet;

• Notebook ou TV smart;

• Caixas de som se necessário.

Passo a passo da atividade A Vida de Camões:

  1. Proponha uma pesquisa sobre a vida de Camões;
  2. Com certeza, citarão a universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo;
  3. Em sala, reproduza o vídeo indicado sobre a universidade.

Releituras de Camões – 10 Atividades Sobre Luís Vaz de Camões

Resultado de imagem para camões

Como grande aventureiro, Camões sempre viajava e serviu ao exército. Durante uma batalha, acabou perdendo o olho direito, o que é representado nas pinturas do poeta ou então o mesmo usando tapa-olho. O que acha de fazermos uma releitura? Vamos lá!

Recursos para a atividade Releituras de Camões:

• Impressões suficientes da imagem ou expô-la através do data-show

• Massa de modelar;

• Papel A4;

• Canetas e/ou giz coloridos;

• Tintas coloridas e pincel ou cotonete;

• Lápis de pintar;

• 02 CD’s recortados em triângulo;

• Lápis e borracha

Passo a passo da atividade Releituras de Camões:

  1. Distribua uma foto e os materiais para as crianças;
  2. A partir da pintura de Camões, as crianças podem fazer uma releitura da obra, ou seja, ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original;
  3. Faça uma exposição das releituras de Camões;
  4. Uma ideia legal é utilizar diferentes materiais ao compor a própria releitura: por exemplo, ao invés de desenhar a boca ou um tapa-olho, proponha que façam tal elemento do desenho com massinha de modelar e sobreponha o desenho.

Características das Obras de Camões – 10 Atividades Sobre Luís Vaz de Camões

Imagem relacionada

O poeta, representado sempre com uma pena na destra e uma espada na mão esquerda, era amante, soldado e aventureiro. Camões realiza uma admirável síntese da experiência de vida, de seus transes existenciais, com uma sólida cultura humanística, adquirida fora dos círculos letrados. Assim, a fusão de cultura livresca e experiência pessoal intensa e diversificada confere tanto à lírica como à épica de Camões uma forte expressividade. Quando o poeta fala do amor, não está apenas transpondo os modelos de Plotinc e Petrarca, está também refletindo sobre os seus acertos e desacertos amorosos. Hoje, através dos avanços tecnológicos e o maior acesso à informação, podemos ter acesso de qualquer lugar às maravilhosas obras de Camões e o melhor: tudo gratuito!

Recursos para a atividade Características das Obras de Camões:

• Uma obra à escolha dos alunos em PDF.

Passo a passo da atividade Características das Obras de Camões:

  1. A partir de uma obra escolhida, os alunos devem lê-la e identificar as características próprias das obras de Camões;
  2. Em tertúlia, os alunos devem falar brevemente sobre as obras escolhidas e as características encontradas.

Amor É Fogo Que Arde Sem Se Ver – 10 Atividades Sobre Luís Vaz de Camões

literatura-workana-16-5350779-9788332

O tema constante da produção lírica camoniana é o Amor — assim grafado por representar a ideia, a essência, o ser supremo que governa o sentimento amoroso do plano concreto humano. Partindo de uma tensão, o sentimento de amar para Camões vive o conflito equilibrado entre o amor neoplatônico e a sensualidade, tensão inerente a um homem que experimentou amar na vida e, segundo seus biógrafos, amou demais e sofreu em demasia.

Recursos para a atividade Amor É Fogo Que Arde Sem Se Ver:

• Impressões suficientes para os alunos;

• Lápis e borracha.

Passo a passo da atividade Amor É Fogo Que Arde Sem Se Ver:

  1. Proponha um momento de leitura do poema;
  2. Caso os elementos literários como métrica e rima já tenham sido abordados, solicite a análise a partir do poema de Camões.

Lisbela e o Prisioneiro – 10 Atividades Sobre Luís Vaz de Camões

https://youtube.com/watch?v=_GSDNpRqWgQ

Lisbela e o Prisioneiro é um filme brasileiro de 2003, do gênero comédia romântica que, através da direção de Guel Arraes, adaptou-se uma peça de teatro de Osman Lins. O filme relata a história do malandro, aventureiro e conquistador Leléu e da mocinha sonhadora Lisbela, que adora ver filmes norte-americanos e sonha com os heróis do cinema. A história se passa no século XX em Pernambuco. Lisbela e Leléu vão sofrer pressões da família, do meio social e também com as suas próprias dúvidas e hesitações. Mas, em uma reviravolta final, cheia de bravura e humor, eles seguem seus destinos. Como a própria Lisbela diz: “A graça não é saber o que acontece, é saber como acontece e quando acontece.”

Recursos para a atividade Lisbela e o Prisioneiro:

• Acesso à internet ou download do filme;

• TV ou data-show + computador.

Passo a passo da atividade Lisbela e o Prisioneiro:

  1. Expor o filme em sala de aula ou solicitar que assistam em casa;
  2. Solicitar que os alunos identifiquem elementos presentes nas obras de Camões em relação ao amor e seus poemas citados no filme.

Os Lusíadas Decodificados – 10 Atividades Sobre Luís Vaz de Camões

Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, pois o contato com os livros, ótimo para ser estimulado ainda durante a infância, ajuda a organizar uma linha de pensamento e enriquece o vocabulário. Vamos ler a obra Os Lusíadas?

Recursos para a atividade Os Lusíadas Decodificados:

• Livro em PDF.

Passo a passo da atividade Os Lusíadas Decodificados:

  1. O livro é uma sugestão de leitura para os alunos;
  2. A leitura é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento cognitivo.

Documentário: Os Lusíadas – 10 Atividades Sobre Luís Vaz de Camões

Os Lusíadas é uma obra de poesia épica do escritor português Luís Vaz de Camões, considerada a “epopeia portuguesa por excelência”.  A ação central da obra é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português.

Recursos para a atividade Documentário: Os Lusíadas

• Acesso à internet ou documentário salvo no pendrive ou celular;

• Caixas de som;

• Canetas coloridas;

• Folhas A4.

Passo a passo da atividade Documentário: Os Lusíadas

  1. Reproduza o documentário em sala de aula como complemento à leitura da próxima atividade;
  2. Solicite que os alunos elaborem um mapa mental como ferramenta de revisão para uma possível prova da escola ou vestibular.

Transforma-se O Amador Na Cousa Amada – 10 Atividades Sobre Luís Vaz de Camões

literatura-workana-17-1569279-1555955

O tema constante da produção lírica camoniana é o Amor — assim grafado por representar a ideia, a essência, o ser supremo que governa o sentimento amoroso do plano concreto humano.

Recursos para a atividade Transforma-se O Amador Na Cousa Amada:

• Impressões suficientes para os alunos;

• Lápis e borracha.

Passo a passo da atividade Transforma-se O Amador Na Cousa Amada:

  1. Proponha um momento de leitura do poema;
  2. Caso os elementos literários como métrica e rima já tenham sido abordados, solicite a análise a partir do poema de Camões.

É Hora Da Pipoca – 10 Atividades Sobre Luís Vaz de Camões

https://youtube.com/watch?v=e8O_NbmUfmY

É hora do filme! Vamos combinar o dia do filme e da pipoca.

Recursos para a atividade É Hora Da Pipoca:

• Acesso à internet ou download do filme;

• TV ou data-show + computador.

Passo a passo da atividade É Hora Da Pipoca:

  1. Expor o filme em sala de aula ou solicitar que assistam em casa.

Fim das Atividades Sobre Luís Vaz de Camões.

Olá, espero que tenham gostado. Obrigado por tudo e até o próximo texto!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev