10 Atividades Sobre Parnasianismo

O Parnasianismo foi uma estética literária do século XIX, que praticamento aboliu a subjetividade. Além disso, os poetas parnasianistas primavam pelo rigor quanto às rimas bem elaboradas e raras; métrica do verso e vocabulário preciso.

10 Atividades Sobre Parnasianismo

O Parnasianismo foi uma estética literária do século XIX e reativa ao sentimentalismo idealizante. A literatura do movimento se caracteriza pelo malabarismo formal, uma observância formal dos fatos, abolindo quase que completamente a subjetividade. Além disso, havia um rigor quanto às rimas bem elaboradas e raras; métrica do verso e vocabulário preciso. Esse estilo teve inspirações, entre outras influências, no ideal positivista: objetivo e preciso. No Brasil, temos Olavo Bilac, o mais reconhecimento nome da poesia parnasiana no país. Inspirado em poetas franceses, compôs o Poema XIII.

A História e o Parnasianismo – 10 Atividades Sobre Parnasianismo

Resultado de imagem para linha do tempo parnasianismo

A segunda metade do século XIX é marcado pela total mudança de pensamento em relação ao Romantismo. Nesse período, devido às mudanças sociais acontecidas, os artistas passaram a ver o mundo de maneira completamente diferente, dando lugar a uma visão bem mais crítica da realidade que os cercava.

Recursos para a atividade A História e o Parnasianismo:

• Folha A4;

• Canetas coloridas;

• Lápis e borracha;

• Tesoura sem ponta e cola branca;

• Imagens impressas.

Passo a passo da atividade A História e o Parnasianismo:

  1. Distribua os materiais necessários;
  2. Solicitar a elaboração de um quadro ilustrativo de um dos principais pontos da época que desembocam no movimento Parnasianista: o que foi, o por quê, quais os principais eventos históricos envolvidos e obras clássicas.

A Influência Positivista e a Estética – 10 Atividades Sobre Parnasianismo

Imagem relacionada

Auguste Comte foi um filósofo francês, fundador da sociologia e do positivismo. Assim suas teorias sociais foram influentes para outros estudiosos, poetas e Estados, como é o caso do lema Ordem e Progresso, o qual está escrito na bandeira da República Federativa do Brasil. A filosofia positiva nega a explicação de fenômenos naturais e sociais de um único princípio, pautando suas visões em critérios históricos, e sistemáticos. Essa visão objetividade voltada para a sociedade e o cientificismo influenciou a poesia parnasiana ao ponto que pouco se preocupassem com o conteúdo, desde que os poemas fossem regidos por uma métrica impecável e rimas raras, ou seja, rimas entre palavras de diferentes classes gramaticais.

Recursos para a atividade A Influência Positivista e a Estética:

• Pesquisa sobre a poesia parnasiana e a filosofia positivista;

• Canetas coloridas;

• Folha A4.

Passo a passo da atividade A Influência Positivista e a Estética:

  1. Solicite que os alunos elaborem um mapa mental, relacionando as características da poesia ao contexto social e histórico do Parnasianismo;
  2. O mapa mental deve responder as seguintes perguntas: O que é o parnasianismo e quais suas principais características? Quais as influências positivas a literatura recebeu que foram incorporadas a sua estética?

A Revista Klaxon e As Críticas Ao Parnasianismo – 10 Atividades Sobre Parnasianismo

parnasianismo klaxon 4757173 3886743 7751850

Klaxon foi uma revista mensal que circulou em São Paulo entre maio de 1922 a janeiro de 1923. Seu objetivo era servir como meio de divulgação para o movimento modernista em colaboração aos principais artistas e escritores da época. O que a distinguia das demais era a busca pelo atual; o culto ao progresso e a concepção mais livre da arte. A revista, certa vez, satirizou o movimento parnasiano através da capa ao lado, entendido como forjadores de poemas artificiais.

Recursos para a atividade A Revista Klaxon e As Críticas Ao Parnasianismo: 

• Alunos em tertúlia;

• Solicitar que, antes da aula, escolham e leiam um poema do período parnasiano.

Passo a passo da atividade A Revista Klaxon e As Críticas Ao Parnasianismo:

  1. A partir das próprias pesquisas, os alunos devem declamar os poemas escolhidos;
  2. Os poemas relacionados ao estudo do movimento parnasiano devem nortear a discussão: O que os alunos pensam desse período da literatura? 

O Parnasianismo Na Internet – 10 Atividades Sobre Parnasianismo

Diferentemente do Realismo, que usava a ficção como teses científicas para a sociedade, mostrando o pior dela, o Parnasianismo pouco se interessou por tais questões. A influência do cientificismo e do positivismo esteve atrelada à estética da poesia. A busca pela formalidade da linguagem e a rigidez das formas foram as principais características do período.

Recursos para a atividade

• Computador e data-show ou televisão com acesso à internet;

• Caixinha de som;

• Folha A4;

• Canetas coloridas;

• Lápis e borracha.

Passo a passo da atividade

  1. Reproduza o vídeo em sala de aula;
  2. Solicite que os alunos elaborem um mapa mental a partir das próprias leituras e o conteúdo do vídeo.

Arte Pela Arte – 10 Atividades Sobre Parnasianismo

Resultado de imagem para arte pela arte

Arte pela arte é um sistema de crenças que defende a autonomia da arte, ou seja, desligando-a de razões funcionais, pedagógicas ou morais e privilegiando apenas a Estética. Ao passo do tempo, a expressão arte pela arte passou a ser sinônimo de esteticismo foi um movimento artístico na Europa no século XIX que enfatizou os valores estéticos em detrimento de temas sociais na literatura, belas artes, artes decorativas, e design de interiores. Por outro lado, é importante pensarmos que esse conceito se alastra ainda em nossa sociedade: Por que valorizamos tanto a aparência do outro? O que é, de fato, bonito ou feio? São problematizações importantes diante do social, da diversidade e do olhar voltado além do nosso próprio universo.

Recursos para a atividade Arte Pela Arte:

• Alunos em tertúlia.

Passo a passo da atividade Arte Pela Arte:

  1. A partir do conceito arte pela arte, discutam sobre o esteticismo e como essa concepção se concretiza em nosso cotidiano.

Raimundo Correia, O Maranhense Parnasiano – 10 Atividades Sobre Parnasianismo

200px Raymundo CorrC3AAa 28IconogrC3A1fico29 3267814 1275785 9906946

Raimundo da Mota de Azevedo Correia foi um juiz e poeta brasileiro, que nasceu em São Luís em 1859 e morreu em Paris em 1911. O poeta costumava dizer “Sou um homem sem pátria, nasci no Oceano”, pois nasceu a bordo do navio São Luís. Pertence à classe elevada, era filho de um desembargador e os pais eram naturais do Maranhão. Estudou no Rio de Janeiro, no tradicional curso secundário no Colégio Pedro II, formou-se como advogado em São Paulo, além de um juiz bem-sucedido no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, como também assumiu a tríade parnasiana Seus temas eram voltados a perfeição  dos objetos marcados pelo pessimismo sombrio.

Recursos para a atividade Raimundo Correia, O Maranhense Parnasiano:

• Livro de Raimundo Correia em PDF de 1879.

Passo a passo da atividade Raimundo Correia, O Maranhense Parnasiano:

  1. Propor um momento ou período de leitura para os alunos;
  2. Solicitar que reconheçam, entre os poemas lidos, características marcantes da literatura parnasianista.

O Vaso de Alberto – 10 Atividades Sobre Parnasianismo

200px Alberto de Oliveira 28IconogrC3A1fico29 5126429 6684510 6014692

Antônio Mariano de Oliveira, mais conhecido como Alberto de Oliveira, foi poeta, professor e farmacêutico brasileiro. Alberto foi secretário de educação, membro da Academia de Ciências de Lisboa e fundador da Academia Brasileira de Letras. Apesar da origem humilde, cursou magistério, farmácia e medicina até o terceiro ano, mas acabou trabalhando em uma drogaria, além de abrr uma escola e se destacar na política.

literatura-workana-13-2081675-3562290

Recursos para a atividade O Vaso de Alberto:

• Impressões suficientes do poema de Alberto de Oliveira;

• Lápis e borracha.

Passo a passo da atividade O Vaso de Alberto:

  1. Distribua o poema para os alunos;
  2. Determine um momento para leitura;
  3. A partir da leitura, solicite que os alunos apontem, dentro do próprio poema, reconhecimento de características tipicamente parnasianas.

Bilac e o Parnasianismo  – 10 Atividades Sobre Parnasianismo

Olavobil 4256672 5346298 1104808

No Brasil, temos Olavo Bilac, o mais reconhecido nome da poesia parnasiana no país. Inspirado em poetas franceses, compôs o Poema XIII. Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac foi um jornalista, contista, cronista e peta brasileiro, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Republicano, nacionalista, defensor do serviço militar obrigatório e responsável pela criação do Hino à Bandeira. Bilac é considerado o principal representante do parnasianismo do Brasil, além de eleito o príncipe dos poetas brasileiros pela revista Fon-Fon – revista que circulou no Rio de Janeiro na primeira metade do século XX.

literatura-workana-4-1742878-3673054

Recursos para a atividade Bilac e o Parnasianismo:

• Impressões suficientes para os alunos;

• Lápis e borracha.

Passo a passo da atividade Bilac e o Parnasianismo:

  1. Distribua a atividade impressa aos alunos;
  2. A partir dos conhecimentos sobre parnasianismo, solicite que apontem as características presentes no poema de Olavo Bilac.

Telecurso 2000 Parnasiano – 10 Atividades Sobre Parnasianismo

Recursos para a atividade Telecurso 2000 Parnasiano:

• Computador e data-show ou TV Smart;

• Caixa de som se necessário.

Passo a passo da atividade Telecurso 2000 Parnasiano:

  1. Exibir a teleaula do Telecurso 2000, no qual relaciona literatura e gramática;
  2. A teleaula pode ser utilizada como apoio para o mapa mental da atividade seguinte.

Hora Da Revisão – 10 Atividades Sobre Parnasianismo

Resultado de imagem para crianças estudando png

Chegamos ao fim, mas antes é bom revisarmos sobre tudo o que aprendemos ao longo desse movimento literário. Não esqueça das cores e da criatividade, tudo bem? Vamos lá!

Recursos para a atividade Hora Da Revisão: 

• Folhas A4;

• Canetas coloridas, lápis e borracha.

Passo a passo da atividade Hora Da Revisão:

  1. Com base em tudo que foi aprendido até então, solicite a elaboração de um mapa mental sobre o movimento simbolista;
  2. É uma ótima de ferramenta para revisão antes das provas e/ou vestibular.

Fim das Atividades sobre Parnasianismo

Olá, espero que tenham gostado. Obrigado por tudo e até o próximo texto!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev