10 Brincadeiras para Educação Física

Neste post você encontrará diversas brincadeiras para educação física que com certeza irá deixar essa matéria muito mais divertida.

10 Brincadeiras para Educação Física

A Educação Física é uma importante matéria da base curricular das escolas que é um momento de muita diversão e competição entre os alunos.

20190331_125406_0001-4601995-5059404

Nesse post, você encontrará diversas brincadeiras para Educação Física para você poder ter uma aula mais descontraída.

Brincadeiras para Educação Física – Dança da Cadeiras

Quem nunca brincou de Dança das cadeiras? Essa é uma ótima opção para ser feita na aula de educação física. Essa brincadeira irá animar os alunos e com certeza ninguém ficará parado.

Recursos para a brincadeira:

  • Cadeiras;
  • Música.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Será necessário organizar um círculo com cadeiras, porém com uma a menos do que a quantidade de pessoas que irão participar da brincadeira.
  2. A brincadeira terá inicio quando os participantes andam em volta delas, ao ritmo de uma música qualquer. Sempre que a música parar, as pessoas devem tentar sentar em uma cadeira, e quem não conseguir estará fora do jogo. Assim, a brincadeira prossegue até restar apenas 1 participante sentado.

Brincadeiras para Educação Física – Corrida com bola

Para participar dessa brincadeira, será necessário ter muita habilidade e coordenação motora, pois não será fácil segurar uma bola de tênis com o joelho.

Recursos para a brincadeira:

  • Bolas de tênis;
  • Giz.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Ante do inicio da brincadeira será necessário fazer um circulo demarcando o percurso final da corrida. A brincadeira irá começar quando cada um dos participantes pegar a bola de tênis do chão sem usar as mãos.
  2. Quando isso acontecer a corrida começa. O participante deverá fazer um percurso com a bola presa entre os joelhos e só poderá soltá-la na determinada área marcada. Quem levar mais bolas de tênis até o local demarcado, vence!

Brincadeiras para Educação FísicaBatata Quente

Que tal usar aquela brincadeira de infância na aula de Educação Física? Muitos adultos quando criança já brincaram de batata quente.

Essa é uma ótima brincadeira para permitir que as crianças se divirtam e mostrem o quanto são rápidas para continuarem na brincadeira.

Recursos para a brincadeira:

  • Bola.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Organize os alunos em uma roda, um dos alunos virará de “costas” e irá cantar a música da batata quente, e desta forma, os alunos irão vão passar a bola assim como no jogo da batata quente.
  2. Na hora que a música parar o participante sai do jogo. E assim o jogo segue, até restar o último participante.

Brincadeiras para Educação Física – Cachorro e Gato Cego

Essa brincadeira será ótima para as crianças, pois poderá ser desenvolvido a atenção e audição das crianças.

Além disso, ela sentirá na própria pele os desafios que uma pessoa com deficiência passa.

 Recursos para a brincadeira:

  • Lenço

Passo a passo da brincadeira:

  1. Organize os alunos em círculo e escolha os 2 alunos para irão para o centro,um será o cachorro e o outro  gato, será necessário utilizar o lenço para vendá-los.
  2. Toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro e assim sucessivamente.

Brincadeiras para Educação Física – Qual o perfume?

Que tal fazer uma brincadeira diferença na aula de Educação Física, na qual faça ajude desenvolver o olfato das crianças.

Essa brincadeira é diferente e perfeita para aqueles dias de chuva ou frio que não será possível utilizar a quadra da escola.

Recursos para a Brincadeira:

  • Frutas, perfumes, cremes e outros itens que possuam um cheiro característico.
  • Lenço.

Passo a passo da brincadeira

  1. Organize os alunos em círculos, e cada aluno que participará com a ajuda do lenço será vendado.
  2. O professor escolherá um aluno que dará inicio na brincadeira, e orientará o aluno a cheirar os “perfumes” e este deverá reconhecer o aroma  e assim sucessivamente.

Brincadeiras para Educação Física – Perseguir a bola

O objetivo dessa brincadeira proporcionará ao aluno desenvolver a astúcia, rapidez e a agilidade.

Será uma ótima opção fazer essa brincadeira no ar livre, pois as crianças terão a oportunidade de conviver e desenvolver com outras crianças.

Recursos para a brincadeira:

  • Bola.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Forme as crianças em 2 colunas em posição fundamental, o primeiro de cada coluna fica responsável pela bola.
  2. Esses  primeiros alunos de cada coluna, irá lançar a bola o mais longe possível. Feito isto, todos deverão correr para reformar a coluna atrás da bola atirada pela coluna contrária. Vencerá a coluna que se reformar primeiro.

Brincadeiras para Educação Física – Bola Fugitiva

20190331_131627_0001-3237434-5592828

Que tal agitar os alunos? Essa brincadeira, irá divertir a todos, pois será necessário que os participantes tenha muito agilidade e rapidez para não deixar a bola escapar.

Recursos para a brincadeira:

  • Bola

Passo a passo da brincadeira:

  1. Primeiramente, forme as crianças em um círculo e de pernas afastadas e mãos nos joelhos.
  2. A brincadeira terá inicio quando o aluno responsável por dar inicio a brincadeira, jogar a bola a um dos participantes fazendo com que passe por entre as pernas, este participante por sua vez tentará impedir com as mãos a passagem da bola. Se a bola passar, este aluno sairá da brincadeira.

Brincadeiras para Educação Física – Pinobol

20190331_131844_0001-4320163-5735705

Essa brincadeira é uma ótima opção para desenvolver a parte respiratória e parte de cooperação grupal.

Recursos para a brincadeira:

  • Cones de plásticos (7 a 15 unidades);
  • Bola;
  • Cronometro

Passo a passo da brincadeira:

  1. Espalhe os cones onde será realizado a brincadeira, quanto mais cones, mas o jogo ficará difícil.
  2. Divida os alunos em duas equipes e faça uma fila indiana, uma ao lado da outra.  Apenas 2 alunos(um de casa equipe) irá competir de cada vez.
  3. As equipes serão dividas em equipe A e equipe B . A equipe A ficará  responsável por “queimar” o adversário com a bola e a equipe B terá que derrubar os cones, isso será que ser feito o mais rápido possível e com qualquer parte do corpo. Quando um jogador da equipe B for atingido, ele será substituído pelo próximo da fila, o mesmo irá acontecer com o jogador da equipe A se errar a mira ao jogar a bola.
  4. Quando a fila terminar, os papéis se invertem. Ganha a equipe que derrubar todos os cones em menor tempo.

Brincadeiras para Educação Física – Rouba Bandeira

Defender o seu tesouro do grupo inimigo será primordial para vencer essa brincadeira.

20190326_223214_0001-8664617-3688063

Para ganhar essa brincadeira será necessária muita agilidade e velocidade.

Recursos para a Brincadeira

  • Bandeira (pode ser uma camiseta colorida)
  • Quadra

Passo a passo da Brincadeira

  1. Primeiramente, divida o grupo em duas equipes e delimite o campo de jogo, dividindo-o ao meio, com duas áreas em suas extremidades.
  2. Cada equipe fica de um lado e suas bandeiras em suas extremidades. Cada equipe deve atingir a extremidade do campo da outra equipe, onde estará a bandeira, lá é uma zona segura.
  3. Para evitar que o adversário chegue ao seu objetivo, a equipe deve congelar o adversário o congelando, sendo que ele só poderá ser descongelado quando outro membro de sua equipe encostar nele.
  4. Vence quem roubar a bandeira e chegar com segurança do outro lado.

Brincadeiras para Educação Física – Queimando o Escolhido

A queimada é um jogo muito popular nas aulas de Educação Física, e também é um dos preferidos porque a sala inteira pode jogar ou até mesmo ter um campeonato entre salas.

Além disso, a queimada é um jogo muito flexível, ou seja, pode ter várias adaptações, como por exemplo, a Queimada do Escolhido.

Recursos para a brincadeira

  • Bola;
  • Quadra.

Passo a passo da brincadeira

  1. Primeiramente, divida a sala em dois grupos e peça que elas escolham alguém para ser o Rei. O rei será primordial para o grupo, pois ele não poderá ser queimado, então será necessário que o grupo proteja.
  2. É necessário que o grupo seja discreto em defender o rei, pois se ficar muito aglomerado, o adversário irá descobrir com facilidade quem foi o escolhido.
  3. O jogo acaba assim que o escolhido for queimado, indiferente de qual grupo tenha mais participantes não queimados.

Até a próxima!

Espero que após esse post, você venha ter uma aula de Educação Física muito mais descontraída com esse tanto de brincadeira que foram indicdas para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.