Neste post, você encontrará diversas brincadeiras para idosos, afinal, quem disse que os velhinhos não se divertem?
10 Brincadeiras para Idosos
Idoso é uma pessoa de idade avançada, pessoas com uma grande bagagem de vida e muitas experiências e conselhos para serem compartilhados, a quem carinhosamente titulamos como pessoas na terceira idade.
Neste post, você encontrará diversas brincadeiras para idosos, afinal, quem disse que os velhinhos não se divertem? Confira a seguir uma lista de brincadeiras incríveis!
Brincadeiras para Idosos – Para quem você tira o chapéu?
Essa brincadeira tem como objetivo primordial estimular a autoestima dos idosos, afinal, a velhice os impossibilita de fazerem muitas coisas quando faziam quando eram mais jovens, afetando em sua autoestima.
Recursos para a brincadeira:
- Chapéu;
- Pequeno espelho (para ser colado no fundo do chapéu);
- Cola.
Passo a passo da brincadeira:
- Para realizar a atividade, primeiramente, o líder da dinâmica deve entregar o chapéu para um dos participantes e perguntar se ele tira o chapéu para a pessoa que está no fundo do objeto. A ação deve se repetir com todo o grupo.
- O condutor deve sempre fingir que está trocando a foto que está dentro do chapéu, além de incentivar todos a explicarem a razão de sua resposta.
- Esta é uma dinâmica de verdadeira importância, pois ela estimula o idoso a se valorizando, analisando tudo pelo o que passou, todas as conquistas que obteve e continua obtendo ao longo da vida, além de reconhecer suas principais habilidades e características físicas e pessoais, que fazem com que ele seja e tenha se transformado no indivíduo que é hoje.
Brincadeiras para Idosos – O papel colorido
Essa brincadeira tem como objetivo primordial de dar uma oportunidade dos idosos relatarem sentimentos e trocar experiências.

Recursos para a brincadeira:
- Tiras coloridas de papel.
Passo a passo da brincadeira:
- O condutor deve pedir para os participantes fecharem os olhos e pensarem em sentimentos presentes em suas mentes naquele instante.
- Depois, cada um deve escolher uma tira de papel com a cor que ilustra o sentimento do momento. Em seguida, eles devem ser separados por cores, ou seja, aqueles que escolheram tiras de papel da mesma cor devem se juntar e conversar por cerca de 10 a 15 minutos.
- Passado o tempo do bate-papo, os participantes devem formar um grande círculo e trocar suas experiências, relatar sobre o sentimento vivido e comentar como foi a conversa.
- Por meio desta dinâmica, é possível estimular a troca de experiências, incentivar que todos os participantes falem cada vez mais de seus sentimentos e das emoções que lhes cercam, bem como a interação entre os participantes, que podem, com isso, desenvolver uma amizade e uma relação após a brincadeira.
Brincadeiras para Idosos – Talentos
Essa dinâmica tem como objetivo primordial fazer com que cada participante do grupo reconheça e valorize seus talentos, dons e habilidades.
Recursos para a brincadeira:
- Nenhum.
Passo a passo da brincadeira:
- Esta brincadeira é mais direcionada para grupos que se encontrem com mais frequência. Neste sentido, a ideia aqui é pedir que cada membro, no próximo encontro, traga ou faça algo, diante dos colegas, que represente e retrate ou retrate alguma de suas melhores habilidades e talentos. Pode ser uma apresentação musical, uma dança, um objeto feito pelo próprio participante, uma pintura, bordado, enfim, algo que ele acredite que demonstre, efetivamente e na prática, os dons que os demais ainda não conhecem.
- O importante, conforme descrevi no objetivo da dinâmica, é estimular o idoso a enxergar que possui talentos e que estes podem ser utilizados para que ele continue sentindo pleno e realizado, praticando uma atividade que lhe dê prazer sempre.
Brincadeiras para Idosos – O espelho
O objetivo desta dinâmica é fazer com que o idoso reconheça suas qualidades, se valorize mais e, com isso, consiga aumentar sua autoestima.
Recursos para a brincadeira:
- Espelho;
- Pano para cobrir.
Passo a passo da brincadeira:
- Para aplicá-la será necessário apenas um espelho coberto com um pano, que deve ser colocado virado para os participantes.
- Um a um todos devem ser convidados a ir até o espelho e só neste momento o instrutor deve tirar o pano e perguntar: Quais são as 3 maiores qualidades da pessoa que você está vendo?
- Sem dizer o nome da pessoa que estão vendo, o idoso deve ser estimulado a falar de suas qualidades e talentos.
Brincadeiras para Idosos – Bexiga sentimental
Essa brincadeira tem como objetivo auxiliar os idosos na expressão de seus sentimentos.
Recursos para a brincadeira:
- Bexigas coloridas.
Passo a passo da brincadeira:
- Todos os idoso escolherão uma cor de bexiga que represente os sentimentos.
- Cada um explicará porque a cor escolhida, desenhando na bexiga um rosto e expressando o seus sentimentos, naquele momento.
- No final, cada um explica sua representação associada a sua vida atual.
Brincadeiras para Idosos – Conhecendo e aprendendo
Essa brincadeira visa fazer com que os idosos se conheçam melhor, proporcionando estímulo da memória e concentração.

Recursos para a brincadeira:
- Bola.
Passo a passo da brincadeira:
- Os idosos deverão estar sentados em um círculo. Um iniciará com a bola.
- Ele irá dizer algo diferente e que considere importante sobre si.
- Logo depois, ele passará a bola e outro idoso fará o mesmo. Quando todos tiverem terminado, acontecerá a segunda rodada.
- Porém, dessa vez, é necessário dizer o nome daquela pessoa e o que ela falou sobre ela.
- Caso algum idoso apresentar dificuldades, oriente o restante do grupo a auxiliá-lo.
Brincadeiras para Idosos – Caixa educadora
Essa brincadeira tem como objetivo fazer com que cada idoso reflita se sua alimentação é adequada para sua idade.
Recursos para a brincadeira:
- Caixa de papelão;
- Perguntas.
Passo a passo da brincadeira:
- O orientador deverá separar os idosos em grupos. Um de cada grupo irá pegar uma pergunta na caixa e responder para os demais grupos.
- O outros grupos deverão discutir e apresentar uma conclusão se a pergunta respondida estar de acordo com a vida saudável. Exemplos de perguntas:
- O que é ter saúde para você?
- O que você acha que devemos fazer para ter boa saúde?
- Você acha que está cuidando bem de sua saúde?
- Por que você precisa de cálcio e vitamina D?
Brincadeiras para Idosos – Brincando de massinha
Essa brincadeira visa trabalhar habilidades manuais, estimular a imaginação, memória e linguagem.
Recursos para a brincadeira:
- Massinha de modelar.
Passo a passo da brincadeira:
- Comece a brincadeira distribuindo as massinhas entre todos os participantes do grupo.
- Em seguida, o que você deve fazer é pedir que cada modele as massinhas, com o objetivo de utilizá-las para contar uma história, seja de suas próprias vidas ou algo ficcional.
- O importante aqui é deixar que eles soltem a imaginação e construam narrativas que lhes deixem verdadeiramente animados e estimulados no ambiente.
- Em princípio, pode parecer que trata-se de uma dinâmica para crianças, principalmente pelo seu nome.
- Entretanto, o objetivo da brincadeira é muito maior, uma vez que ela permite que seus participantes sejam estimulados constantemente, no sentido de desenvolver suas habilidades manuais, bem como sua imaginação, soltando-se de possíveis amarras, bloqueios internos ou crenças limitantes.
Brincadeiras para Idosos – Jogo da memória viva
O objetivo dessa brincadeira é estimular a mente e a memória de forma geral. Os idosos com certeza se divertirão com tantas lembranças.
Recursos para a brincadeira:
- Objetos diversos;
- Sacola escura ou caixa;
- Papel;
- Caneta.
Passo a passo da brincadeira:
- Coloque os objetos selecionados dentro da sacola escura ou da caixa e reúna os idosos em um grande grupo. Em seguida, entregue a sacola a um deles e peça que retire um objeto de dentro, dizendo o nome deste, colocando-o em cima da mesa.
- Após a sacola passar por todos os participantes e todos os objetos estarem sobre a mesa, é chegado o momento de falar novamente o nome de cada um deles, com o intuito de facilitar a memorização, e colocá-los de volta na sacola/caixa.
- Feito isso, solicite que cada um escreva no papel o maior número de objetos que se lembrar. Em seguida, retira-se novamente os objetos da sacola/caixa, para que assim seja verificado quais foram lembrados e quais não.
- Esta é uma dinâmica importante, pois, conforme o tempo vai passando, vamos cada vez menos estimulando a nossa mente, o que pode acarretar em falhas de memória, que acabam nos prejudicando e nos deixando constrangidos em determinados momentos.
Brincadeiras para Idosos – Dançar para se conhecer
Essa brincadeira visa fazer com que os idosos se conheçam de uma maneira diferente, relembrando os velhos e bons tempos de dança de salão.
Recursos para a brincadeira:
- Música;
- Sala ampla.
Passo a passo da brincadeira:
- O líder da brincadeira deve pedir que os participantes façam duplas e explicar que, ao começar a música, eles devem dançar e conversar durante cerca de um minuto — falando seus nomes, idades, onde nasceram, o que gostam de fazer, entre outras coisas.
- Após um sinal, os idosos precisam trocar de duplas e repetir a ação, até que todos os participantes sejam apresentados uns aos outros.
- Além de estimular a movimentação do corpo, esta dinâmica estimula também a interação entre os participantes, a perda da timidez, o estabelecimento de contato, principalmente entre pessoas que não se conhecem, e assim por diante.
- Esta troca é de verdadeira importância, pois, assim, o idoso entende que não está sozinho, que existem muitas coisas ainda serem feitas e com muitas pessoas ao seu redor.
Até a próxima!
Espero que após essa lista de brincadeiras, você venha se divertir com os idosos, afinal, eles são considerados crianças novamente.