10 Brincadeiras para Idosos

Brincadeiras para idosos
Brincadeiras para idosos

Neste post, você encontrará diversas brincadeiras para idosos, afinal, quem disse que os velhinhos não se divertem?

10 Brincadeiras para Idosos

Idoso é uma pessoa de idade avançada, pessoas com uma grande bagagem de vida e muitas experiências e conselhos para serem compartilhados, a quem carinhosamente titulamos como pessoas na terceira idade.

Neste post, você encontrará diversas brincadeiras para idosos, afinal, quem disse que os velhinhos não se divertem? Confira a seguir uma lista de brincadeiras incríveis!

Brincadeiras para Idosos – Para quem você tira o chapéu?

Essa brincadeira tem como objetivo primordial estimular a autoestima dos idosos, afinal, a velhice os impossibilita de fazerem muitas coisas quando faziam quando eram mais jovens, afetando em sua autoestima.

Recursos para a brincadeira:

  • Chapéu;
  • Pequeno espelho (para ser colado no fundo do chapéu);
  • Cola.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Para realizar a atividade, primeiramente,  o líder da dinâmica deve entregar o chapéu para um dos participantes e perguntar se ele tira o chapéu para a pessoa que está no fundo do objeto. A ação deve se repetir com todo o grupo.
  2. O condutor deve sempre fingir que está trocando a foto que está dentro do chapéu, além de incentivar todos a explicarem a razão de sua resposta.
  3. Esta é uma dinâmica de verdadeira importância, pois ela estimula o idoso a se valorizando, analisando tudo pelo o que passou, todas as conquistas que obteve e continua obtendo ao longo da vida, além de reconhecer suas principais habilidades e características físicas e pessoais, que fazem com que ele seja e tenha se transformado no indivíduo que é hoje.

Brincadeiras para Idosos – O papel colorido

Essa brincadeira tem como objetivo primordial de dar uma oportunidade dos idosos relatarem sentimentos e trocar experiências.

20190318_163654_0001-1626670-5943363

Recursos para a brincadeira:

  • Tiras coloridas de papel.

Passo a passo da brincadeira:

  1. O condutor deve pedir para os participantes fecharem os olhos e pensarem em sentimentos presentes em suas mentes naquele instante.
  2. Depois, cada um deve escolher uma tira de papel com a cor que ilustra o sentimento do momento. Em seguida, eles devem ser separados por cores, ou seja, aqueles que escolheram tiras de papel da mesma cor devem se juntar e conversar por cerca de 10 a 15 minutos.
  3. Passado o tempo do bate-papo, os participantes devem formar um grande círculo e trocar suas experiências, relatar sobre o sentimento vivido e comentar como foi a conversa.
  4. Por meio desta dinâmica, é possível estimular a troca de experiências, incentivar que todos os participantes falem cada vez mais de seus sentimentos e das emoções que lhes cercam, bem como a interação entre os participantes, que podem, com isso, desenvolver uma amizade e uma relação após a brincadeira.

Brincadeiras para Idosos – Talentos

Essa dinâmica tem como objetivo primordial fazer com que cada participante do grupo reconheça e valorize seus talentos, dons e habilidades.

Recursos para a brincadeira:

  • Nenhum.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Esta brincadeira é mais direcionada para grupos que se encontrem com mais frequência. Neste sentido, a ideia aqui é pedir que cada membro, no próximo encontro, traga ou faça algo, diante dos colegas, que represente e retrate ou retrate alguma de suas melhores habilidades e talentos. Pode ser uma apresentação musical, uma dança, um objeto feito pelo próprio participante, uma pintura, bordado, enfim, algo que ele acredite que demonstre, efetivamente e na prática, os dons que os demais ainda não conhecem.
  2. O importante, conforme descrevi no objetivo da dinâmica, é estimular o idoso a enxergar que possui talentos e que estes podem ser utilizados para que ele continue sentindo pleno e realizado, praticando uma atividade que lhe dê prazer sempre.

Brincadeiras para Idosos – O espelho

O objetivo desta dinâmica é fazer com que o idoso reconheça suas qualidades, se valorize mais e, com isso, consiga aumentar sua autoestima.

Recursos para a brincadeira:

  • Espelho;
  • Pano para cobrir.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Para aplicá-la será necessário apenas um espelho coberto com um pano, que deve ser colocado virado para os participantes.
  2. Um a um todos devem ser convidados a ir até o espelho e só neste momento o instrutor deve tirar o pano e perguntar: Quais são as 3 maiores qualidades da pessoa que você está vendo?
  3. Sem dizer o nome da pessoa que estão vendo, o idoso deve ser estimulado a falar de suas qualidades e talentos.

Brincadeiras para Idosos – Bexiga sentimental

Essa brincadeira tem como objetivo auxiliar os idosos na expressão de seus sentimentos.

Recursos para a brincadeira:

  • Bexigas coloridas.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Todos os idoso escolherão uma cor de bexiga que represente os sentimentos.
  2. Cada um explicará porque a cor escolhida, desenhando na bexiga um rosto e expressando o seus sentimentos, naquele momento.
  3. No final, cada um explica sua representação associada a sua vida atual.

Brincadeiras para Idosos – Conhecendo e aprendendo

Essa brincadeira visa fazer com que os idosos se conheçam melhor, proporcionando estímulo da memória e concentração.

20190318_164318_0001-9760848-7653692

Recursos para a brincadeira:

  • Bola.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Os idosos deverão estar sentados em um círculo. Um iniciará com a bola.
  2. Ele irá dizer algo diferente e que considere importante sobre si.
  3. Logo depois, ele passará a bola e outro idoso fará o mesmo. Quando todos tiverem terminado, acontecerá a segunda rodada.
  4. Porém, dessa vez, é necessário dizer o nome daquela pessoa e o que ela falou sobre ela.
  5. Caso algum idoso apresentar dificuldades, oriente o restante do grupo a auxiliá-lo.

Brincadeiras para Idosos – Caixa educadora

Essa brincadeira tem como objetivo fazer com que cada idoso reflita se sua alimentação é adequada para sua idade.

Recursos para a brincadeira:

  • Caixa de papelão;
  • Perguntas.

Passo a passo da brincadeira:

  1. O orientador deverá separar os idosos em grupos. Um de cada grupo irá pegar uma pergunta na caixa e responder para os demais grupos.
  2. O outros grupos deverão discutir e apresentar uma conclusão se a pergunta respondida estar de acordo com a vida saudável. Exemplos de perguntas:
    • O que é ter saúde para você?
    • O que você acha que devemos fazer para ter boa saúde?
    • Você acha que está cuidando bem de sua saúde?
    • Por que você precisa de cálcio e vitamina D?

Brincadeiras para Idosos – Brincando de massinha

Essa brincadeira visa trabalhar habilidades manuais, estimular a imaginação, memória e linguagem.

Recursos para a brincadeira:

  • Massinha de modelar.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Comece a brincadeira distribuindo as massinhas entre todos os participantes do grupo.
  2. Em seguida, o que você deve fazer é pedir que cada modele as massinhas, com o objetivo de utilizá-las para contar uma história, seja de suas próprias vidas ou algo ficcional.
  3. O importante aqui é deixar que eles soltem a imaginação e construam narrativas que lhes deixem verdadeiramente animados e estimulados no ambiente.
  4. Em princípio, pode parecer que trata-se de uma dinâmica para crianças, principalmente pelo seu nome.
  5. Entretanto, o objetivo da brincadeira é muito maior, uma vez que ela permite que seus participantes sejam estimulados constantemente, no sentido de desenvolver suas habilidades manuais, bem como sua imaginação, soltando-se de possíveis amarras, bloqueios internos ou crenças limitantes.

Brincadeiras para Idosos – Jogo da memória viva

O objetivo dessa brincadeira é estimular a mente e a memória de forma geral. Os idosos com certeza se divertirão com tantas lembranças.

Recursos para a brincadeira:

  • Objetos diversos;
  • Sacola escura ou caixa;
  • Papel;
  • Caneta.

Passo a passo da brincadeira:

  1. Coloque os objetos selecionados dentro da sacola escura ou da caixa e reúna os idosos em um grande grupo. Em seguida, entregue a sacola a um deles e peça que retire um objeto de dentro, dizendo o nome deste, colocando-o em cima da mesa.
  2. Após a sacola passar por todos os participantes e todos os objetos estarem sobre a mesa, é chegado o momento de falar novamente o nome de cada um deles, com o intuito de facilitar a memorização, e colocá-los de volta na sacola/caixa.
  3. Feito isso, solicite que cada um escreva no papel o maior número de objetos que se lembrar. Em seguida, retira-se novamente os objetos da sacola/caixa, para que assim seja verificado quais foram lembrados e quais não.
  4. Esta é uma dinâmica importante, pois, conforme o tempo vai passando, vamos cada vez menos estimulando a nossa mente, o que pode acarretar em falhas de memória, que acabam nos prejudicando e nos deixando constrangidos em determinados momentos.

Brincadeiras para Idosos – Dançar para se conhecer

Essa brincadeira visa fazer com que os idosos se conheçam de uma maneira diferente, relembrando os velhos e bons tempos de dança de salão.

Recursos para a brincadeira:

  • Música;
  • Sala ampla.

Passo a passo da brincadeira:

  1. O líder da brincadeira deve pedir que os participantes façam duplas e explicar que, ao começar a música, eles devem dançar e conversar durante cerca de um minuto — falando seus nomes, idades, onde nasceram, o que gostam de fazer, entre outras coisas.
  2. Após um sinal, os idosos precisam trocar de duplas e repetir a ação, até que todos os participantes sejam apresentados uns aos outros.
  3. Além de estimular a movimentação do corpo, esta dinâmica estimula também a interação entre os participantes, a perda da timidez, o estabelecimento de contato, principalmente entre pessoas que não se conhecem, e assim por diante.
  4. Esta troca é de verdadeira importância, pois, assim, o idoso entende que não está sozinho, que existem muitas coisas ainda serem feitas e com muitas pessoas ao seu redor.

Até a próxima!

Espero que após essa lista de brincadeiras, você venha se divertir com os idosos, afinal, eles são considerados crianças novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *