10 Classificação Biológica e os Seres simples

Olá, como sabemos a biologia está presente em nosso dia a dia de várias formas, sendo assim o demonstre hoje vem com uma lista de fatores que influenciam na biologia, e principalmente no modo de viver pelas pessoas.

E hoje vamos falar de Classificação Biológica e os Seres simples, onde baseado em estudos, vamos mostra como é o desenvolver desse processo biológico que envolve diversos fatores.

Classificação Biológica e os Seres simples

A classificação biológica é o modo onde são classificados todos os tipos de seres vivos existentes na terra, alguns seres ainda não foram classificados mais estão sendo estudados para dá uma classificação. Com a classificação biológica é mais fácil de resolver problemas relacionados aos seres vivos.

untitled-design-5-1-300x300-5874676-8857922

Os seres mais simples são os principais que representam bastante a biologia, seres esses que são os vírus, bactérias, algas, protozoários e fungos.

Para que serve a classificação biológica?

A classificação biológica é uma forma de diferenciar os seres vivos de uma maneira mais fácil, baseado em classes, tendo as principais categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, assim definindo espécies de acordo com com os grupos de organismos que se reproduzem entre si.

grupos-taxonomicos-2638851-7257057-4732754

Classificações biologica é definida como o modo como os biólogos agrupam e categorizam as espécies de seres vivos, extintas e actuais. A classificação científica moderna tem as suas raízes no sistema de Karl von Linnée (ou Carolus Linnaeus), que agrupou as espécies de acordo com as características morfológicas por elas partilhadas.

Videos sobre classificações biológica:

Fundamentos da classificação biológica

Os sistemas de classificação dos seres vivos, desde a época de Aristóteles até os dias de hoje, sofreram muitas mudanças, o que caracteriza a taxonomia como uma ciência muito dinâmica no campo das ciências biológicas.

fundamentos-da-classifica-o-biol-gica-professor-expedito-lucena-l-7414450-4088162-9033849

Os trabalhos de Aristóteles serviram de base para uma classificação que dividia os animais conhecidos como vertebrados, ou animais de sangue vermelho, e invertebrados, ou animais sem sangue vermelho, e foram utilizados por cerca de 2 000 anos.

Videos sobre Fundamentos da classificação biológica:

A sistemática moderna

Inclui a taxonomia (ciência da descoberta, descrição e classificação das [espécies] e grupo de espécies, com suas normas e princípios) e também a filogenia (relações evolutivas entre os organismos). Em geral, diz-se que compreende a classificação dos diversos organismos vivos.

c381rvoresfilogenc3a9ticas-9559299-1707351-6675320

A sistemática é que classificam as espécies em outros taxa a fim de definir o modo como eles se relacionam evolutivamente. Sendo assim é o sistema que define os animais e as plantas em sua devida classe.

Videos sobre A sistemática moderna:

Quantos reinos existem?

Nos dias atuais segundo os cientistas, existem 5 reinos, que mostram a evolução dos grupos, para cada novos seres que forem e vem surgindo, e colocando dentro do seu parentesco.

tree-1108000-7131615-1200078

Os reinos são: o reino monera, reino protista, reino fungi, reino vegetal, reino animal. Para que seja definido o parentesco das especies e suas características.

Videos sobre quantos reinos existem?:

A importância de estudar vírus, bactérias, algas, protozoários e fungos?

A grande importância de estudar todos esses elementos é o fato de conhecer o verdadeira origem não só dos seres vivos e poder conhecer como nosso corpo é formado, se prevenir das doenças, conhecer outros seres.

os-fungos-4942819-9637250-7026875

O vírus é um agente biológico microscópico que se reproduz dentro de células. Quando infectada por um vírus, uma célula hospedeira é obrigada a fabricar milhares de cópias idênticas ao vírus original em um grau extraordinário. Bactéria é um domínio de micro-organismos unicelulares, procariontes, antes também chamados Schizomycetes, pertencentes ao Reino Monera. Alga é o nome comum de um diversificado agrupamento polifilético de organismos fotossintéticos cujo ciclo de vida se completa geralmente em meio aquático. Protozoários são microorganismos eucarióticos geralmente unicelulares e heterotróficos. Os fungos são classificados num reino separado das plantas, animais e bactérias.

Videos sobre:

https://youtube.com/watch?v=W7C4dq7kPW4

Vírus

O vírus é um agente biológico microscópico que se reproduz dentro de células de hospedeiros viventes. Quando infectada por um vírus, uma célula hospedeira é obrigada a fabricar milhares de cópias idênticas ao vírus original em um grau extraordinário.

10267376-4775206-2766402-6701389

Ao contrário da maioria dos seres vivos, vírus não têm células que se dividem; novos vírus são montados na célula hospedeira infectada. Mais de 2 000 espécies de vírus já foram descobertas.

Videos sobre Vírus:

Bactérias

As bactérias são geralmente bastante pequenas, ou melhor microscópicas ou submicroscópicas (detectáveis apenas com uso de um microscópio eletrônico).

bacteriadna-6617017-6547590-7641605

Suas dimensões geralmente não excedem poucos micrômetros, podendo variar entre cerca de 0,2 µm, nos micoplasmas, até 30 µm, em algumas espiroquetas.

Videos sobre Bactérias:

Algas

Alga é o nome comum dada a plantas que vivem na água, embora algumas espécies habitem no solo, sobre superfícies expostas à luz solar ou sejam fotobiontes em fungos liquenizados.

210-6913495-5143648-7096251

As algas são avasculares, ou seja, não possuem vasos condutores de seiva. Constituem um grande e diversificado grupo de espécies autotróficas, ou seja, que produzem a energia necessária ao seu metabolismo através da fotossíntese.

Videos sobre Algas:

Protozoários

Osa protozoários são microorganismos eucarióticos geralmente unicelulares e heterotróficos (não possui a capacidade de produzir seu próprio alimento, e por isso se alimenta de seres vivos).

Sua classificação é controversa, pois inclui diversos seres semelhantes que não possuem relação evolutiva, sendo assim um grupo polifilético (grupo que não inclui o ancestral comum de todos os indivíduos) que une diferentes tipos de organismos microscópicos que não se encaixam no reino Metazoa.

Videos sobre Protozoários:

Fungos

Os fungos são classificados num reino separado das plantas, animais e bactérias. Uma grande diferença é que as células dos fungos terem paredes celulares que contêm quitina e glucanos, diferente das células vegetais, que contêm celulose.

cogumelos-reino-fungi-fungos-7531518-6825793-2482933

Estas e outras diferenças mostram que os fungos formam um só grupo de organismos relacionados entre si, denominado Eumycota (fungos verdadeiros ou Eumycetes), e que partilham um ancestral comum (um grupo monofilético).

Videos sobre Fungos:

FIM

Chegamos ao fim de mais uma lista de fatores que envolvem a biologia, e hoje falamos de Classificação Biológica e os Seres simples. Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.