10 Desigualdades sociais

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho diferenciado, onde fala das teorias da sociologia, e neste dia vamos falar da história da sociologia, com dos 10 Desigualdades sociais.

Onde vamos falar dessas etapas de desenvolvimento, do inicio ao fim falando e mostrando todo o processo da criação da sociologia até os dias atuais, baseado nas origens e focando nas Desigualdades sociais.

Desigualdades sociais

As desigualdades sociais no mundo em que vivemos é um grande problema, não pelo dinheiro ser mau distibuído mais sim pela forma de pensar e agir dos próprios seres humanos.

untitled-design-6-1-300x300-1423695-7426670

Os grandes problemas são o preconceito, o falar das pessoas, a falta de respeito uns com os outros, achar que é melhor do que os outros, não ajudar os outros quando prescisão.

O legado da industrialização

O legado da industrialização foi um grande desenvolvimento que tem modificado as relações entre países, classes, sexos e gerações, dando hegemonia econômica às nações ocidentais.

legado-lateral-5-8811454-5037303-2821089

Friedrich Engels

Friedrich Engels foi um empresário industrial e teórico revolucionário alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi coautor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista.

Vídeo sobre Friedrich Engels:

Linha de cor

É uma desordem moral, que cria as condições necessárias para a sua própria existência, e que se fortalece, recusando toda contradição. Ele pinta um retrato odioso de acordo com sua própria imaginação doentia, e distorce as características do original imaginando-as para se adequar ao retrato.

w-e-b-_du_bois_pic-7361918-7811256-2481452

Wiliam Edward Burghardt Du Bois

Foi um sociólogo, historiador, ativista, autor e editor. Nascido no interior do estado de Massachusetts, Du Bois cresceu em uma comunidade relativamente tolerante e integrada. Casou-se com Nina Gomer em 1896, com quem teve dois filhos: Burghart e Yolanda.

Vídeo sobre Wiliam Edward Burghardt Du Bois:

Pobreza relativa

Pobreza relativa ocorre quando um indivíduo ou uma família tem o mínimo necessário para subsistirem, mas não possuem os meios necessários para viver de acordo com a área onde estão inseridos, nem com pessoas de status social comparável.

pobrezarelativa-6423963-6917772-1477859

Peter Townsend

Foi o palafreneiro do rei Jorge VI do Reino Unido entre 1944 e 1952 e da rainha Elizabeth II entre 1952 e 1953. Townsend foi um dos notáveis pilotos da Batalha da Grã-Bretanha, servindo como oficial de comando no esquadrão n.° 85 da RAF, que voava com Hawker Hurricanes. Ele continuou a liderar a unidade mesmo sendo ferido em ação.

Vídeo sobre Peter Townsend:

Racismo

Racismo é o conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças, entre as etnias, sendo o ato de discriminar as pessoas pela cor, ou escolha sexual. Sendo uma doutrina que as pessoas se acham superior a outras.

1a1lfnf-z63mv_rqo06wira-4548118-9955534-7136454

Paul Gilroy

É um historiador britânico, escritor e acadêmico, que é professor de literatura americana e inglesa no King’s College, em Londres. Gilroy é um estudioso da Cultura diaspórica de Estudos Culturais e do Atlântico Negro com interesses nas “inúmeras manifestações da cultura negra negra “.

Vídeo sobre Paul Gilroy:

Habitus

Habitus é um sistema de disposições incorporadas, tendências que organizam as formas pelas quais os indivíduos percebem o mundo social ao seu redor e reagem a ele (em termos de classe social, religião, nacionalidade, etnia, educação, profissão etc.), como o habitus é adquirido através de mimesis e reflete a realidade vivida a que os indivíduos são socializados, sua experiência individual e oportunidades objetivas.

habitus-dwellingdiagrams-02-1759201-9485036-4288732

Pierre Bourdieu

Pierre Félix Bourdieu foi um sociólogo francês. De origem campesina, filósofo de formação, foi docente na École de Sociologie du Collège de France.

Vídeo sobre Pierre Bourdieu:

https://youtube.com/watch?v=Qlc6GBeCO50

O gueto icônico

Gueto é uma região ou bairro de uma cidade onde residem pessoas de uma mesma etnia, que saíram de seu país por diversos motivos. Gueto também é utilizado para designar qualquer estilo de vida ou de existência. O gueto é formado por um grupo minoritário de pessoas, que acabaram se unido devido a circunstâncias sociais e econômicas.

gueto_varsovia-3933200-3288623-5606411

Elijah Anderson

Ele detém o William K. Lanman, Jr. Professor em Sociologia na Universidade de Yale, onde ensina e dirige o Projeto de Etnografia Urbana. Anderson é um dos principais etnógrafos urbanos e teóricos culturais da nação.

Vídeo sobre Elijah Anderson:

Desigualdade de classes

A desigualdade de classes, inclui- se na sociedade, a partir das diferenças de renda, de riqueza e pobreza, de acesso à educação, e status social. Pessoas de família pobre, sem escolaridade, têm menos chances de alcançar o objetivo de entrar para a classe média ou alta, têm menos oportunidades de exercer um bom cargo em uma empresa, de receber um bom salário. Com isso os ricos tem as melhores oportunidades, e cargos de bons salário, mantendo-se na classe alta, e os pobres não têm chance alguma permanecendo na classe baixa.

201611271022050-9731942-2654893-7836683

Richard Sennett

Richard Sennett é um sociólogo e historiador norte-americano, professor da London School of Economics, do Massachusetts Institute of Technology e da New York University. É também romancista e músico. Casado com a socióloga Saskia Sassen, sua obra mais conhecida é O declínio do homem público.

Vídeo sobre Richard Sennett:

Masculinidade Hegemônica

Masculinidade hegemônica faz parte da teoria da ordem de gênero de Raewyn Connell que reconhece múltiplas masculinidades que variam ao longo do tempo, da cultura e do indivíduo. A masculinidade hegemônica é definida como a configuração atual da prática que legitima a posição dominante dos homens na sociedade e justifica a subordinação das mulheres e outras formas marginalizadas de ser um homem.

masculinidades3ahegemc3b3nicaeplurais3a-5308911-5052646-5612912

Robert William Connell

Raewyn Connell é uma cientista social australiana, conhecida por seu trabalho nos campos da sociologia, educação, estudos de gênero, ciência política e história. Atualmente é professora da Faculdade de Educação e Serviço Social da Universidade de Sydney e Fellow da Academy of Social Sciences in Australia desde 1996.

Vídeo sobre Robert William Connell:

Feminismo e interseccionalidade

É o estudo da sobreposição ou intersecção de identidades sociais e sistemas relacionados de opressão, dominação ou discriminação. A teoria sugere e procura examinar como diferentes categorias biológicas, sociais e culturais, tais como gênero, raça, classe, capacidade, orientação sexual, religião, casta, idade e outros eixos de identidade interagem em níveis múltiplos e muitas vezes simultâneos. Este quadro pode ser usado para entender como a injustiça e a desigualdade social sistêmica ocorrem em uma base multidimensional.

interseccional-1991466-5392791-5340195

Bell Hooks

Gloria Jean Watkins, mais conhecida pelo pseudônimo bell hooks, é uma autora, teórica feminista, artista e ativista social estadunidense. O nome “bell hooks” foi inspirado na sua bisavó materna, Bell Blair Hooks.

Vídeo sobre Bell Hooks:

Patriacardo

Patriarcado é um sistema social em que homens adultos mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças.

patriarcado-7521378-1985907-1706648

Sylvia Walby

Sylvia Theresa Walby, OBE, FAcSS é uma socióloga britânica, atualmente professora de Sociologia na Universidade de Lancaster. Ela tem um doutorado honorário da Queen’s University Belfast para distinção em sociologia.

Vídeo sobre Sylvia Walby:

FIM

Chegamos ao fim da lista que fala das etapas de Desigualdades sociais, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.