Anuncio Publicitário

10 dicas para estudar durante a quarentena

Para muitas pessoas, o isolamento é o primeiro contato com o ensino a distância. Em alguns casos, o curso presencial da escola ou faculdade mudou para esse formato; em outros casos, os profissionais que trabalham em casa passam um tempo extra fazendo cursos online.

10 dicas para estudar durante a quarentena
10 dicas para estudar durante a quarentena

De qualquer maneira, estudar em casa não é tão simples quanto parece. Por isso trouxemos essas 10 dicas para auxiliar você.

10 dicas para estudar online durante a quarentena

Vamos lá!

Anuncio Publicitário

1 O que funciona para você?

Não há uma ordem fixa para as seguintes técnicas, mas essa deve ser a primeira. Ao estudar em casa, é importante prestar atenção em si mesmo e em como você se sente ao entender a maneira que mais lhe convier. Como a disciplina de estudar em casa é uma questão pessoal, além dessas diretrizes gerais, todos precisam descobrir que essa é a maneira mais adequada para ela criar uma disciplina de aprendizado.

“Quando as pessoas estudam, elas precisam criar seu próprio ritual. Como existe um método para todos”, aprender em casa exige mais autoconhecimento, para entender o método que funciona melhor para você. Em alguns casos, o que é útil para alguém, pode ser o oposto para outra pessoa.

2 Cantinho do estudo

É importante ter espaço de aprendizado suficiente. A definição de espaço adequado varia de pessoa para pessoa. Minha dica seria um cantinho minimalista.

Anuncio Publicitário
Cantinho do estudo
Cantinho do estudo

Isso não significa que você precise seguir esta recomendação, mas os educadores enfatizam que “você não pode estar em um local que é muito estimulado por ruído excessivo ou informações visuais”.

3 – Organize seu horário

Assim como o cantinho de estudo deve ser suficiente, assim o tempo também deve. “É inútil que uma pessoa se force a estudar ou fazer um curso matutino se ela for uma pessoa que se sente mais disposta a noite. Ela ficará frustrada e seus estudos serão diferentes. Ela pode perder tempo ou até mesmo dinheiro, se estiver pagando curso.

Organize seu horário
Organize seu horário

Se a sua turma tiver um horário fixo e não puder ser selecionada, ainda será necessário reservar espaço na agenda. Idealmente, você deve tentar esquecer as distrações momentâneas. Porém isso é especialmente difícil para mamães com crianças em casa, mas, nesse caso, se possível, é melhor separar classes no ambiente.

Anuncio Publicitário

4 – Afaste-se das distrações

Como citei no tópico passado, mantenha-se longe daquilo que te distrai facilmente. Se você deseja fazer um curso ou se tens aulas online e precisa de um computador ou telefone celular. Idealmente, esta é a única tela que você pode acessar no momento. Se possível, a situação ideal é não estar perto da TV e coloque o telefone no modo avião.

o importante é reduzir tanto quanto possível a presença de outras telas, porque elas podem acabar distraindo muito.

5 – Escreva, rabisque, faça suas anotações!

As anotações também são uma parte importante do estudo. Mesmo que o conteúdo da turma possa ser consultado posteriormente, você pode escrever os pontos de vista e perguntas mais interessantes que surgirem. Esta é uma boa maneira de se familiarizar com esses tópicos ao entrar em contato com eles.

Anuncio Publicitário
anotações
anotações

Eles também são uma maneira de resumir e traduzir tópicos de estudos em palavras. Se você precisar retornar a algumas partes para estudar mais tarde, isso ficará mais fácil. Afinal, é muito mais fácil encontrar o que você procura em algumas páginas de suas anotações do que em um vídeo de horas.

6 – Lista de atividades

Recomendo começar todo o dia de estudos com uma lista de tarefas a cumprir. Anote no início do dia tudo que precisa cumprir. Faça pelo menos um pouco e evite atrasos, tanto quanto possível. Esta lista ajuda a definir o cronograma e o foco no seu aprendizado.

Lista de atividades
Lista de atividades

Para alguns alunos, iniciar o aprendizado sem fatores externos (como a necessidade de sair de casa ou a ausência de um professor) é o maior desafio, e criar uma lista de tarefas será útil nesta parte: é sempre mais fácil começar executar uma tarefa quando se sabe onde se tem que chegar.

Anuncio Publicitário

7 – Cuidado com os objetivos

É necessário tomar cuidado ao estabelecer metas de estudo. Se você for com muita sede ao pote, isso pode atrapalhar a sua produtividade.

O período de isolamento em que vivemos aumenta muito a ansiedade das pessoas: se cobramos demais por nós mesmos, é utopia, ou seja, não chegaremos a lugar algum.

8 – Mantenha-se sempre com a postura correta

Ao passar muito tempo na frente do computador, é normal relaxar nossa postura. No entanto, isso pode eventualmente prejudicar sua produtividade

Anuncio Publicitário

9 – Não se abstenha da parte tecnológica

Para ter aulas online, você precisa de uma conexão à Internet relativamente estável. Isso é algo a considerar antes de iniciar a aula, especialmente para as aulas que você não pode frequentar mais tarde. Nesse caso, a falha na conexão fará com que os alunos percam o conteúdo.

10 – Mantenha-se motivado

É importante lembrar as razões da motivação para aprender. Esteja você em qualquer etapa ou nível de estudo. Seja concluindo o ensino médio, superior, ou aprendendo novas habilidades, manter-se sempre lembrado do por que está aprendendo pode ajudá-lo a manter a disciplina.

Portanto, especialmente para aqueles que estão com dificuldades de aprendizado, o foco é: Mantenha-se firme, porque isso logo logo passará. E se você adiar a graduação ou anular o semestre, será inviável. Portanto, quando a zona de quarentena for ultrapassada, apenas a memória desse diferente semestre e o conteúdo de estudo nesse período serão mantidos.

Anuncio Publicitário

Você precisa saber também:

  1. Como posso estudar pela internet?

    O que funciona para você?u003cbru003eCantinho do estudou003cbru003eOrganize seu horáriou003cbru003eAfaste-se das distraçõesu003cbru003eEscreva, rabisque, faça suas anotações!u003cbru003eLista de atividadesu003cbru003eCuidado com os objetivosu003cbru003eMantenha-se sempre com a postura corretau003cbru003eNão se abstenha da parte tecnológicau003cbru003eMantenha-se motivado

  2. Tem como eu estudar em casa?

    Sim, ainda mais em período de pandemia todos os ensinos estão sendo EAD e existem diversos cursos online.

  3. Qual é a maneira correta de estudar?

    Não existe uma regra ou um roteiro a seguir, mas a dica é que estude da sua melhor forma, no seu melhor horário cumprindo seus objetivos.

    Anuncio Publicitário
  4. Como retomar os estudos depois de muito tempo?

    Para retomar os estudos, é necessário ter foco, determinação e se exercitar bastante.

  5. Qual o site para estudar?

    Hoje existem diversos sites para diversos assuntos que deseja estudar a distância, então faça uma boa pesquisa e se familiarize com as ferramentas e assim ira achar o melhor site.

Ainda temos mais dicas.

Anuncio Publicitário

Dica extra, use filtro de luz:

Para quem estuda online à noite, a luz pode ser uma questão essencial. Isso ocorre porque a tela do telefone e do computador emitem luz azul.

A luz azul é particularmente importante: nosso ciclo do sono está relacionado a ela: quando recebemos luz azul (do sol), permanecemos acordados e, quando a luz azul desaparece, nosso organismo se organiza para dormir. Sendo assim se tiveres das dez e meia da noite, a tela de um laptop ou smartphone emitindo luz azul em seu rosto, será muito prejudicial ao seu sono.

Anuncio Publicitário
filtro de luz
filtro de luz

Felizmente, existem várias maneiras de impedir que isso aconteça. Hoje, os iPhones e os telefones Android possuem filtros de luz azul que podem ser configurados para serem ativados em horários específicos (por exemplo, quando o sol se põe). Em um laptop, você também pode fazer isso nas configurações do Windows ou macOS. Se você costuma sentir olhos vermelhos ou com coceira ao fazer cursos online, essa recurso pode te ajudar.

Gostou das 10 dicas para estudar durante a quarentena?, compartilhe informação!

Siga-nos no Facebook e acompanhe nossos demais posts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio Publicitário

Anuncio Publicitário

Anuncio Publicitário

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev