10 Fundamentos da sociologia

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho diferenciado, onde fala das teorias da sociologia, e neste dia vamos falar da história da sociologia, com dos 10 Fundamentos da sociologia

Onde vamos falar dessas etapas de desenvolvimento, do inicio ao fim falando e mostrando todas as etapas do processo da criação da sociologia até os dias atuais, baseado nas origens.

Fundamentos da sociologia

A Sociologia é uma ciência dedicada a nos ajudar a entender nossa sociedade e as formas que interagimos uns com os outros e com as estruturas institucionais.

untitled-design-7-1-300x300-3337309-9762146

Os fundamentos da sociologia são vários aspectos que influenciam na vida das pessoas diariamente, pode ser no racismo, na diferença de valores, o lugar onde vive, e esses fundamentos nos explica como iso pode ser mudado, mostrando teorias de autores que defendem pessoas.

Espírito cívico – Fundamento

O espírito cívico é a cooperação entre as autoridades nacionais e a comunidade internacional que possibilitaram realizassem em condições satisfatórias. As leis de um país, as regras sociais, o respeito a si mesmo e aos outros. Todo cidadão deve conhecer os princípios de civilidade, ser civilizado. Somos animais racionais, logo, somos civilizados. A escola é a principal responsável por nos passar tais valores, conhecimentos. Por exemplo: ao votar em seu candidato, está exercendo um dever cívico.

bmx-foto-desfile-2016-004-563x353-1288191-5609584-2678756

Adam Ferguson

Adam Ferguson, também conhecido como Ferguson of Raith foi um filósofo e historiador escocês. Tornou-se reconhecido após o século XX principalmente depois de Hayek enquadrá-lo como um dos autores mais importantes para o entendimento do liberalismo clássico, de Hume, Locke e Smith.

Vídeo sobre Adam Ferguson:

Positivismo e o estudo da sociedade – Fundamento

Foi uma corrente filosófica de pensamento fundada por Auguste Comte, o lema da bandeira do Brasil, “ordem e progresso” é uma frase positivista, ele acreditada que o único conhecimento válido é o conhecimento científico.

Auguste Comte

Isidore Auguste Marie François Xavier Comte foi um filósofo francês, fundador da Sociologia e do Positivismo, que trabalhou intensamente na criação de uma filosofia positiva.

Vídeo sobre Auguste Comte:

Feminismo e injustiça social – Fundamento

Feminismo é um conjunto de movimentos políticos, sociais, ideologias e filosofias que têm como objetivo comum: direitos equânimes e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões patriarcais, baseados em normas de gênero. A injustiça social nos dias atuais é muito grande, casos como desigualdade econômica é um problema que afeta atualmente a maioria dos países, mas principalmente os países menos desenvolvidos.

Harriet Martineau

Harriet Martineau foi uma jornalista, escritora, ativista e socióloga britânica. Harriet Martineau nasceu na Grã-Bretanha em uma família de huguenotes franceses. Ela é mais conhecida por seu compromisso social, como jornalista e como uma das fundadoras da sociologia.

Vídeo sobre Harriet Martineau:

Conflito de classes – Fundamento

O conflito de classes é um fenômeno social de tensão ou antagonismo que existe entre pessoas ou grupos de diferentes classes sociais devido aos competitivos interesses socioeconômicos e desejos dessas pessoas diante da lógica do modo de produção capitalista, dando forma a um conflito que se expressa nos campos econômico, ideológico e político.

compra_de_votos_mex12-6004785-8235808-8536566

Karl Marx

Karl Marx foi um filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário socialista. Nascido na Prússia, mais tarde se tornou apátrida e passou grande parte de sua vida em Londres, no Reino Unido.

Vídeo sobre Karl Marx:

Funcionalismo – Fundamento

A sua interpretação de sociedade está diretamente relacionada com o estudo do fato social, que, segundo Émile Durkheim, apresenta características específicas: exterioridade e a coercitividade. O fato social é exterior, na medida em que existe antes do próprio indivíduo, e coercivo, na medida em que a sociedade se impõe, sem o consentimento prévio do indivíduo.

antropologia-funcionalista-11-8398041-7563243-8125981

Émile Durkheim

David Émile Durkheim foi um sociólogo, antropólogo, cientista político, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente, criou a disciplina acadêmica da sociologia e, com Karl Marx e Max Weber, é comumente citado como o principal arquiteto da ciência social moderna e pai da sociologia.

Vídeo sobre Émile Durkheim:

Modernidade racional – Fundamento

É um processo no qual um número crescente de ações sociais se baseia em considerações de eficiência teleológica ou de cálculo, em vez de motivações derivadas da moral, da emoção, do costume ou da tradição.

Max Weber

Karl Emil Maximilian Weber foi um intelectual, jurista e economista alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber.

Vídeo sobre Max Weber:

Imaginação sociológica – Fundamento

Imaginação sociológica significa olhar para as coisas de uma maneira diferente daquela a que estamos habituados na vida quotidiana mas sim olharmos numa perspectiva mais vasta.

Charles Wright Mills

Charles Wright Mills foi um sociólogo norte-americano. Mestre em arte, filosofia e sociologia pela Universidade do Texas, doutorou-se em sociologia e antropologia pela Universidade de Wisconsin. Foi professor de Sociologia das Universidades de Maryland e Columbia.

Vídeo sobre Charles Wright Mills:

Etnometodologia – Fundamento

É uma corrente sociológica desenvolvida primeiramente nos Estados Unidos a partir da década de 1960. Alguns anos depois, chegou à Europa. Trabalha com uma perspectiva de pesquisa compreensiva, em oposição à noção explicativa.

interaccionismo-simbolic-4718110-3062026-1106821

Harold Garfinkel

Harold Garfinkel era um sociólogo americano, etnometodologista e professor emérito da Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Ele é conhecido por estabelecer e desenvolver a etnometodologia como um campo de pesquisa em sociologia.

Vídeo sobre Harold Garfinkel:

Poder / resistência – Fundamento

Poder é o ato de realizar trabalhos involuntários e voluntários, com base em afetar ou ajudar algo, sendo que esse trabalho influencie na vida de alguém. Exemplo: se alguém tem você como exemplo para ela, você tem um poder na vida dela.

Resistência é o ato de alguém aguentar a levar pancada em em qualquer área da vida e continuar lutando.

5a00bf0e5a5e91-689190475a00bf0e4b2e39-71494797-2465440-7141438-8360703

Michel Foucault

Michel Foucault; Poitiers, 15 de outubro de 1926 — Paris, 25 de junho de 1984 foi um filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo, crítico literário e professor da cátedra História dos Sistemas do Pensamento, no célebre Collège de France, de 1970 até 1984.

Vídeo sobre Michel Foucault:

https://youtube.com/watch?v=s3u4RpkowAA

Performatividade de gênero – Fundamento

A performatividade é o processo global da constituição do gênero, da internalização das normas que se estilizam no corpo e criam um efeito de substância e criam um efeito de “eu” com gênero constante, a performance pode ser uma parte desse processo. Nesse sentido, a performatividade é um conceito que não é nem completamente determinado, nem radicalmente elegido, ela está fora dessa oposição.

judith-butler1-1-3293899-7364664-6546794

Judith Butler

Judith Butler é uma filósofa pós-estruturalista estadunidense, uma das principais teóricas da questão contemporânea do feminismo, teoria queer, filosofia política e ética. Ela é professora do departamento de retórica e literatura comparada da Universidade da Califórnia em Berkeley.

Vídeo sobre Judith Butler:

FIM

Chegamos ao fim da lista que fala das etapas de Fundamentos da sociologia, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.