10 jogos de perguntas

Quem não gosta de brincar de perguntas? Pode ser na escola, no ônibus, no acampamento e até nas redes sociais. Brincar de pergunta e resposta pode render boas risadas e uma diversão bacana por horas.

10 jogos de perguntas

Além disso, passar o tempo é apenas uma das funções dos jogos de perguntas. Através deles podemos conhecer melhor nossos colegas, fazer pequenos desafios e mais ainda: aprender!

untitled-design-14-4595131-3273058

Vamos trazer para você 10 ideias sobre jogos de perguntas. Vale improvisar, adaptar e até mesmo se inspirar para criar novas brincadeiras. Afinal, tudo que é divertido sempre é mais interessante! Vamos lá?

Jogo de pergunta: qual é, qual é?

Aprender a descrever um objeto é tarefa fundamental para todas as idades. Imagine se pedimos a alguém para nos trazer algo, mas não sabemos exatamente o nome do que pedimos? Por isso, essa brincadeira faz com que a memória fique bem afiada e descrever os objetos se torne cada vez mais fácil.

Característica do jogo

Público alvo: Alunos de qualquer série do Ensino Fundamental

Idade: A partir de 6 anos

Recursos: o objeto a ser adivinhado. A brincadeira pode ser feita por grupos de alunos ou pelo professor e a turma.

Objetivos: exercitar a capacidade de descrição do objeto, fazendo com que os alunos consigam guardar suas características.

Passo a passo do jogo de pergunta: qual é, qual é?

– Para iniciar a brincadeira, o professor ou um aluno seleciona um objeto e o coloca dentro do armário ou de um saco plástico, sem que os alunos o vejam;

– Com a turma reunida, o professor fala uma função desse objeto, de forma genérica, e os alunos passam a tentar adivinhar qual objeto é;

– O professor irá anotar quais os palpites dos alunos no quadro;

– Os alunos, por sua vez, vão utilizando os palpites dos outros colegas para chegar à solução do desafio.

Aproveite a brincadeira para utilizar um objeto relacionado às disciplinas estudadas! Os alunos terão nessa brincadeira a possibilidade de construir conhecimentos juntos e ao mesmo tempo conhecerem melhor o material selecionado pelo professor.

2-9631809-9872447

Jogos de perguntas: Siglas e abreviações

Você sabe dizer o significado das siglas UNESCO, DETRAN, ONU e tantas outras? Essa brincadeira ajudará a memorizar as principais siglas e seus sifgnificados!

Característica do jogo:

Público alvo: Alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

Idade: A partir de 14 anos

Recursos: papel e caneta ou quadro, bolinha de papel. A brincadeira pode ser feita por grupos de alunos ou pelo professor e a turma.

Objetivos: a brincadeira pode ser feita a partir de um exercício proposto pelo professor ou por uma dinâmica. Essa brincadeira busca testar os conhecimentos dos alunos sobre as sigas, as abreviações e seus significados.

Passo a passo do jogo de perguntas: siglas e abreviações

– O professor selecionará trinta sigas e/ou abreviações e as anotará. Na sala de aula, ele poderá escrevê-las no quadro ou distribuir em uma folha impressa.

– Os alunos terão de dez a quinze minutos para preencherem os significados de todas as sigas.

– Depois de feitas as anotações, o professor pedirá aos alunos que se sentem em círculo.

– com a bolinha de papel na mão, o professor dá início à brincadeira. Ele jogará a bolinha para um aluno, que terá 10 segundos para falar uma sigla ou abreviação e o seu significado. Não poderão haver siglas ou abreviações repetidas.

– O aluno que ultrapassar o tempo sairá da roda, assim como aqueles que errarem.

Essa brincadeira pode ser utilizada como recurso para as aulas de Língua Portuguesa, geografia e História. Aproveite para ensinar aos alunos posteriormente sobre a história de cada sigla ou abreviatura!

3-6852210-6336410

Jogos de pergunta: você tem só uma chance

Esse jogo traz perguntas com respostas prontas. O professor deve selecionar temas da aula de Ciências e redigir perguntas simples, com três respostas. Esse jogo pode ser bem divertido e engraçado quando traz situações do dia a dia baseadas no conhecimento científico. Vamos lá!

Característica do jogo:

Público alvo: alunos do 6º ano do Ensino Fundamental

Idade: A partir de 11 anos

Recursos: perguntas a serem criadas pelo professor. Essas perguntas serão sobre um tema do conteúdo e trarão três respostas, que os alunos poderão escolher.

Exemplo: Se minha casa for invadida por gafanhotos, o que eu devo fazer? Você só tem uma chance! Alternativas: a. Chamar o corpo de bombeiros; b. colocar fogo nos gafanhotos; c. comprar inseticida.

Objetivos: testar a capacidade de reação dos alunos frente a emergências utilizando os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Passo a passo do jogo de perguntas: você só tem uma chance

– O professor deverá criar um banco de perguntas que mesclam situações cotidianas com o conteúdo estudado.Cada pergunta deverá ter três respostas, sendo duas absurdas e uma verdadeira.

– na sala de aula, o professor lê as perguntas e os alunos respondem em voz alta. Cada um tem apenas uma chance de responder.

Essa atividade possibilita ao aluno relacionar o conteúdo estudado com situações do dia a dia. Aproveite para dar boas gargalhadas com sua turma: nas alternativas, coloque situações engraçadas! Assim eles encontrarão a resposta correta mais rapidamente!

4-2760955-3935619

Brincadeiras de pergunta: big english

Esse jogo ajuda nas aulas de inglês. Ele é um desafio para a aquisição do vocabulário, pois possibilita ao aluno fazer a conexão entre a palavra em português com seu significado em inglês.

Característica do jogo:

Público alvo: alunos do 7º ano do Ensino Fundamental

Idade: A partir de 12 anos

Recursos: uma lista com palavras em inglês e suas correspondentes em português, caneta e papel. O professor terá apenas uma cópia dessa lista, que permanecerá com ele durante todo o jogo.

Objetivos: testar o nível de aquisição do vocabulário em inglês dos alunos.

Passo a passo do jogo de perguntas: Big English

– O professor coloca a turma em círculo e inicia a brincadeira. Ele pergunta aos alunos: “O que significa…”? E fala a palavra em inglês.

– Os alunos deverão escrever a palavra em uma pequena ficha e o seu significado ao lado;

– Ao final, o aluno que tiver mais acerto será o campeão do Big English.

Aproveite essa brincadeira para testar a escrita de palavras em inglês com seus alunos. Eles poderão ter pequenos erros de grafia e de tradução. Eis aí um excelente material para uma avaliação formativa!

5-2-4899695-5811611

Jogos de pergunta: que horas são?

Essa brincadeira é bem legal para aprender a olhar o relógio de ponteiros. Ela pode ser realizada com crianças bem pequenas e também maiores, mas que tenham dificuldades de ler as horas em relógios de ponteiros.

Característica do jogo:

Público alvo: alunos da educação infantil

Idade: A partir de 4 anos

Recursos: um  relógio confeccionado em cartolina ou papelão pelo professor. Ele pode convidar os alunos a participarem do processo.

Objetivos: verificar e ensinar a leitura das horas

Passo a passo do jogo de perguntas: que horas são?

– O professor produz em conjunto com os alunos o relógio de forma que os alunos compreendam a diferença entre os ponteiros de minutos, segundos e horas. Além disso, compreendem o sentido das marcações numéricas no relógio.

– Em posse do relógio, a professora irá perguntar aos alunos: que horas são?, mostrando no relógio uma marcação aleatória.

Essa atividade pode ser interessante para a transição da creche para a pré-escola, uma vez que os alunos precisam compreender a divisão de horários e memorizar os compromissos. Assim, podem ser utilizadas referências como: hora do almoço, hora do lanche, hora de chegar e sair da escola. Coloque sua criatividade para funcionar!

6-1-1150493-4877177

Jogos de perguntas: quem foi?

Estudar História não vai ser a mesma coisa depois dessa brincadeira. Tem alunos com grandes dificuldades em guardar nomes e ações dos personagens históricos. Com essa brincadeira, lembrar quem foi Pero Vaz de Caminha ou Camões vai ser muito mais fácil!

Característica do jogo:

Público alvo: alunos do 9º. Ano do ensino fundamental

Idade: A partir de 15 anos

Recursos: papel e caneta. A sala precisará estar organizada em círculo e os alunos cientes de que só poderão falar um por vez.

Objetivos: quem nunca se esqueceu dos nomes dos personagens históricos? Essa brincadeira pretende ajudar os alunos a assimilarem os nomes dos personagens históricos e seus feitos.

Passo a passo de: quem foi…?

– Essa brincadeira é ideal para ser realizada durante a preparação para o encerramento de bimestres ou semestres, quando as provas chegam. O professor deverá fazer uma lista de todos os nomes de personagens históricos que trabalhou, de forma a ter em mãos um bom acervo para utilizar durante a atividade;

– Com a sala em círculo, o professor deverá lançar um nome: “quem

foi…?”

– Os alunos se manifestarão informando os feitos históricos e a trajetória do personagem falado pelo professor.

– O aluno que mais tiver participações pode ser agraciado com algum benefício, como por exemplo um certificado de expert do jogo “quem foi…?”

8-4935684-1383569

Jogo de perguntas: quanto vale?

Ensinar nossos alunos sobre finanças é algo que precisa ser praticado cotidianamente na escola. A brincadeira “quanto vale” ajuda os alunos a se situarem na economia, pensando sobre gastos e preços das mercadorias. Além disso, ajuda os alunos a pensarem matematicamente sobre os princípios dos algarismos significativos.

Característica do jogo de perguntas:

Público alvo: alunos do ensino fundamental (todas as séries)

Idade: A partir de 12 anos

Recursos: fichas de papel comum, caneta, um panfleto de supermercado com figuras de produtos, mas com os preços rasurados ou cobertos. Os alunos deverão adivinhar qual o valor do produto.

Objetivos: essa atividade visa trabalhar os conceitos matemáticos e de economia, levando os alunos a se situarem no mercado de produtos de consumo e também empregarem os conhecimentos sobre algarismos significativos.

Passo a passo do jogo: quanto vale?

– O professor reúne a turma em pequenos grupos de 3 alunos. Distribui fichas onde os alunos deverão registrar os seus palpites.

– De posse do folheto, o professor exibe o produto e pergunta: “quanto custa?” E dá uma aproximação…Esse produto custa quatro reais e alguns centavos entre trinta e quarenta.

– os alunos deverão registrar seus palpites, com duas casas decimais de centavos.

– ganha aquele grupo que acertar mais palpites.

Aproveite essa atividade para orientar os alunos sobre comparação de preços e relação entre quantidade e valor do produto. É muito importante que eles aprendam sobre economia pessoal!

7-7241270-5253417

Jogos de perguntas: quem é esse na figura?

A memória visual é uma das características nata das pessoas. Mas nem sempre conseguimos associar um personagem histórico à sua fotografia, não é mesmo? Essa brincadeira ajudará seus alunos a descobrirem como era o rosto desses sujeitos históricos que tanto povoam seus livros!

Característica do jogo de perguntas:

Público alvo: alunos do 7º. Ano do ensino fundamental

Idade: A partir de 13 anos

Recursos: fichas de papel comum, caneta, fotografia de personagens históricos

Objetivos: É hora de conhecer quem é quem. Essa atividade tem por objetivo mostrar aos alunos as fotografias, figuras ou desenhos sobre os seus personagens históricos preferidos.

Passo a passo de: quem é esse na figura?

– O professor dispõem várias fotografias, desenhos ou gravuras de personagens presas no quadro. Se tiver projetor, poderá projetá-las em sala de aula. Ainda, deverá mostrar aos alunos uma lista de possíveis nomes das figuras, de modo que eles possam fazer a correspondência nome/pessoa

– os alunos se organizarão em grupos de 3 a 5 e terão um prazo de 5 minutos para analisar pelo menos 10 fotografias. Eles anotarão seus palpites nas fichas.

– ao final, a professora confere os nomes correspondentes às figuras e verifica qual foi a equipe ganhadora com maior número de acertos.

Essa atividade pode render boas gargalhadas por causa da surpresa dos alunos ao descobrirem como eram seus personagens históricos. Divirtam-se!

9-1124542-7547796

Jogo com perguntas: dominó das capitais

Para crianças do Ensino Fundamental I, uma das maiores dificuldades é assimilar qual o nome dos Estados brasileiros e das suas capitais, não é? Brincando de dominó das capitais todos irão interagir e aprender muito mais!

Característica do jogo com perguntas:

Público alvo: alunos do 4º. Ano do ensino fundamental

Idade: A partir de 10 anos

Recursos: fichas de papel comum com duas informações escritas: nome de uma capital aleatória e nome de um Estado aleatório. Nunca a capital e o Estado poderão coincidir na mesma ficha. Por exemplo: Minas Gerais (estado) e Porto Alegre(acapital) em uma mesma ficha.

Passo a passo do jogo: Dominó das capitais

– O professor confecciona junto com os alunos cartões contendo duas partes: em uma será escrito o nome de um Estado, e na outra parte, será escrito o nome de uma capital (não pode ser do mesmo Estado do cartão).

– Poderá haver mais de um dominó com o mesmo Estado;

– Os dominós serão distribuídos entre os alunos, que iniciarão a brincadeira.

– A professora perguntará: qual a capital de São Paulo? O aluno que estiver com o dominó com o Estado de São Paulo imediatamente se levantará e lerá qual a capital está escrivã em seu dado. Em seguida, ele lerá no mesmo cartão dominó, na outra parte, o nome de um novo Estado. O aluno que tiver o dominó com a capital desse Estado repetirá o processo.

Trata-se de uma brincadeira muito dinâmica e divertida. Realize essa atividade em dias em que a aula foi mais pesada, como forma de descontrair. Todos vão adorar!

10-2992936-8459233

Jogos de perguntas: Complete a frase

Completar a frase é um dos desafios mais instigantes para as crianças. A diversão fica maior ainda quando as frases dizem respeito a fatos do cotidiano, de situações que elas vivem no dia a dia mas que aparecem nos conteúdos escolares. Essa brincadeira ajuda as crianças a se relacionarem com o improviso mobilizando as estruturas de conhecimento adquiridas.

Característica do jogo de perguntas:

Público alvo: alunos do 6º. Ano do ensino fundamntal

Idade: A partir de 11 anos

Recursos: Quadro para anotações das respostas dos alunos, uma lista de frases a serem completadas elaborada pelo professor com base nos conteúdos. Por exemplo: “Um exemplo de mamífero é…”

Passo a passo do jogo: complete a frase

– O professor escreve uma frase no quadro e pede que os alunos a completem. Ele vai anotando os palpites;

– Em seguida, quando conseguir acumular cerca de cinco a sete respostas, ele deverá refletir com a turma quais delas são as corretas de acordo com o conteúdo visto.

Essa brincadeira tem como finalidade auxiliar os alunos na fixação dos conteúdos, principalmente de Ciências. Utilize-a sem moderação em datas próximas das avaliações. Os resultados serão excelentes!

Despedida

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Professores incríveis como você fazem a diferença nas nossas escolas e para nossas crianças!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.