10 Psicólogos behavioristas

Olá pessoal hoje o demonstre traz uma lista de 10 “psicólogos behavioristas”, onde mostra a sua biografia, teorias e outras informações. Para ajudar no conhecimentos diversos sobre filosofia e sociologia.

10 Psicólogos behavioristas – Behaviorismo

Behaviorismo é um termo genérico para agrupar diversas e contraditórias correntes de pensamento na Psicologia que tem como unidade conceitual o comportamento, mesmo que com diferentes concepções sobre o que seja o comportamento. É uma palavra inglesa behaviour (RU) ou behavior (EUA) significa comportamento, conduta.

Ivan Pavlov – Psicólogo

Nasceu em 26 de setembro de 1849 em Leningrado, foi um fisiologista russo conhecido principalmente pelo seu trabalho no condicionamento clássico. criou a ideia básica do condicionamento clássico que consiste em que algumas respostas comportamentais são reflexos incondicionados, ou seja, são inatas em vez de aprendidas, enquanto que outras são reflexos condicionados.

Estudava a área de filosofia, viveu durante 86 anos, ganhou o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1904, por suas descobertas sobre os processos digestivos de animais, contribuiu para o trabalho do condicionamento clássico.

Ivan Pavlov teoria do Condicionamento clássico

É um processo que descreve a gênese e a modificação de alguns comportamentos com base nos efeitos do binômio estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central dos seres vivos. O termo condicionamento clássico encontra-se historicamente vinculado a Ivan Pavlov (1849-1936) , a “psicologia da aprendizagem” de John B. Watson (1878-1958), e Burrhus Frederic Skinner (1904-1990), também conhecido como sistema de punição e recompensa ou ao “comportamentalismo” (Behaviorismo).

Ivan Pavlov teoria da Aprendizagem

É o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. Este processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes teorias de aprendizagem. Aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes em humanos e animais e também pode ser aplicada a sistemas artificiais.

Vídeo sobre Ivan Pavlov:

Edward Thorndike – Psicólogo

Edward L. Thorndike nasceu nos Estados Unidos em 31 de Agosto de 1874, Iniciou seus estudos de Psicologia na Universidade de Harvard, Estados Unidos, onde foi discípulo de William James. Um dos aspectos da psicologia que particularmente o fascinava, era o estudo do aprendizado dos animais. Posteriormente, passou a estudar com Cattell, na Universidade de Columbia, onde se transferiu, a fim de prosseguir seus estudos.

edward-thorndike-1973399-5012224-2936212

Estudava a área de Psicologia, morreu aos 75 anos de idade, contribuiu muito para a teoria da aprendizagem.

Edward Thorndike Teoria do Condicionamento operante

Teoria que refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. Este tipo de comportamento que tem como consequência um estímulo que afete sua frequência é chamado “Comportamento Operante”.

Vídeo sobre Edward Thorndike:

https://youtube.com/watch?v=qeDJtM-T8vg

John B. Watson – Psicólogo

John B. Watson foi um psicólogo estadunidense,considerado o fundador do behaviorismo. Frequentou o curso de Filosofia, mas desiludido com a orientação,mudou para Psicologia. Para suportar as suas despesas pessoais, aceitou como trabalho a limpeza dos gabinetes da Universidade, bem como a vigilância dos ratos brancos dos laboratórios de Neurologia.Doutorou-se depois em Neuropsicologia,defendendo uma tese sobre a relação entre o comportamento dos ratos de laboratório e o sistema nervoso central.

Nasceu em Nova York, viveu por 80 anos, teve como obras tudo voltadas para o Behaviorismo, e contribuiu bastante para o comportamentalismo.

John B. Watson teoria do Comportamentalismo

É a teoria e método de investigação psicológica que procura examinar do modo mais objetivo o comportamento humano e dos animais, com ênfase nos fatos objetivos (estímulos e reações), sem fazer recurso à introspecção, segundo o dicionário Houaiss, ou seja, como próprio nome já diz, tem como objeto de estudo o comportamento, que é caracterizado pela resposta dada a estímulos externos, e segundo Watson, “seu objetivo teórico é prever e controlar o comportamento”

Vídeo sobre John B. Watson:

Edwin Guthrie – Psicólogo

Foi um comportamental psicólogo . Ele primeiro trabalhou como professor de matemática e filósofo , mas mudou para psicologia quando tinha 33 anos. Passou a maior parte de sua carreira na Universidade de Washington , onde se tornou professor titular e depois professor emérito de psicologia.

hqdefault-6580631-8269806-4506770

Estudava a área da Psicologia, viveu durante 73 anos, tinha suas obras todas no ramo da psicologia, e contribuiu bastante para a teoria da aprendizagem.

Edwin Guthrie teoria Condicionamento clássico

Refere-se a um procedimento de aprendizado no qual um estímulo biologicamente potente (por exemplo, comida) é associado a um estímulo anteriormente neutro (por exemplo, um sino). Refere-se também ao processo de aprendizado resultante desse pareamento, através do qual o estímulo neutro chega a provocar uma resposta (por exemplo, salivação) que é geralmente semelhante àquela provocada pelo estímulo potente.

Vídeo sobre Edwin Guthrie:

Edward Tolman – Psicólogo

Foi um psicólogo norte-americano. estudou no Massachusetts Institute of Technology (MIT), tendo-se doutorado, em 1915, na Universidade de Harvard. Os seus trabalhos enquadram-se na corrente behaviorista, considerando contudo que a proposta de explicação do comportamento presentada (estímulo-resposta) era muito redutora.

hqdefault-8136714-1444760-2482191

Era da área de psicologia, viveu por 73 anos, entre as suas obras pode-se destacar: Purposive behavior in animals and men, seus trabalhos enquadram-se na corrente behaviorista,

Edward Tolman – Comportamento

É definido como o conjunto de reações de um sistema dinâmico face às interações e renovação propiciadas pelo meio onde está envolvido.

Vídeo sobre Edward Tolman:

Zing-Yang Kuo – Psicólogo

Kuo nasceu em Shantou , província de Guangdong, em 1898. Kuo estudou na Universidade de Fudan, em Xangai. Em 1918, Kuo foi estudar nos Estados Unidos. Em 1923, Kuo obteve seu PhD pela Universidade da Califórnia, Berkeley (UC, Berkeley) aos 25 anos de idade. Kuo voltou para a China e fundou o Departamento de Psicologia na Universidade de Fudan em 1924. [1] Kuo era professor, o vice-presidente ; e de abril de 1924 a novembro de 1925, o presidente em exercício da Universidade de Fudan.

13238_2018_516_fig1_html-2245557-4759625-8494632

Atuava na área da psicologia experimental, contribuiu bastante nesse cenário, teeve como obras A Dinâmica do Desenvolvimento do Comportamento: Uma Visão Epigenética, A Dinâmica do Desenvolvimento do Comportamento, Instinto.

Vídeo sobre Zing-Yang Kuo:

Karl Lashley – Psicólogo

Foi um psicólogo e behaviorista lembrado por suas contribuições para o estudo da aprendizagem e da memória. Uma pesquisa da revista General Psychology , publicada em 2002, classificou Lashley como o 61º psicólogo mais citado do século XX.

Era d área dos psicologos, viveu durante 68 anos, teve como obra A interpretação behaviorista da consciência”. Revisão psicológica 1929 “Mecanismos cerebrais e inteligência”. 1930 “Mecanismos neurais básicos no comportamento”. Revisão psicológica 1932 “Estudos sobre a dinâmica do comportamento”. Imprensa da Universidade de Chicago. contribuiu para pesquisas sobre mecanismos cerebrais e como elas estavam relacionadas a receptores sensoriais.

Karl Lashley teoria

Não consta teorias  de Karl Lashley.

Vídeo sobre Karl Lashley:

Konrad Lorenz – Psicólogo

Era da área da zoólogo, etólogo e ornitólogo austríaco. Foi agraciado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1973, por seus estudos sobre o comportamento animal, a etologia. Konrad Lorenz era filho de um cirurgião, e apresentou grande interesse sobre os animais, estudando o seu comportamento desde o nascimento. Em 1922 começou o seu curso de medicina em Nova Iorque mas voltou depois para Viena. Fez o seu doutorado em zoologia pela universidade local.

dia_konrad-lorenz-4119309-6134929-7636060

Um zoólogo, etólogo e ornitólogo austríaco, viveu durante 85 anos, teve obras como King Solomon’s Ring, Man Meets Dog, contribuiu bastante para a coólogia e a fisiologia.

Konrad Lorenz teoria

Não existe teoria com relação a ele.

Vídeo sobre Konrad Lorenz:

B. F. Skiner – Psicólogo

Foi um autor e psicólogo norte-americano. Conduziu trabalhos pioneiros em psicologia experimental e foi o propositor do behaviorismo radical, abordagem que busca entender o comportamento em função das inter-relações entre a filogenética, o ambiente (cultura) e a história de vida do suposto individuo.

hqdefault-7022523-7874385-7565611

Atuou na como autor e psicólogo, viveu durante 86 anos, a principal contribuição de Skinner para a Psicologia foi o conceito de Comportamento Operante que descreve um tipo de relação entre as respostas dos organismos e o ambiente.

B. F. Skiner teoria Condicionamento operante

Refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. Este tipo de comportamento que tem como consequência um estímulo que afete sua frequência é chamado “Comportamento Operante”.

Vídeo sobre B. F. Skiner:

https://youtube.com/watch?v=L_iD-JPI99Q

Joseph Wolpe – Psicólogo

Foi um psiquiatra sul-africano nascido dia 20 de abril de 1915, em Joanesburgo, e falecido dia 4 de dezembro de 1998, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos . Ele introduziu o princípio da inibição recíproca, utilizado no Condicionamento Clássico, segundo o qual se uma resposta contrária à que provoca ansiedade é emitida em presença de estímulos produtores da mesma reação, a associação entre esses estímulos e a ansiedade diminui.

Foi um filosofo, que viveu po 83 anos, contribuiu para o conceito de Dessensibilização Sistemática, como cura para fobias, aplicando os princípios pavlovianos de extinção comportamental.

Joseph Wolpe teoria

Não tem teorias relacionadas.

Vídeo sobre Joseph Wolpe:

FIM

Pessoal chegamos ao fim de mais uma lista de Psicólogos com suas teorias e ensinamentos, e hoje trouxemos 10 Psicólogos behavioristas. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.