Olá pessoal hoje o demonstre traz uma lista de 10 Psicólogos da Gênese da Psicologia, onde mostra a sua biografia, teorias e outras informações. Para ajudar no conhecimentos diversos sobre filosofia e sociologia.
Um poste que desenvolvimento da Psicologia Social, destacando as transformações sofridas nesse campo de conhecimento, a partir das contribuições de várias vertentes da psicologia, principalmente do materialismo-histórico.
O médico e filósofo romano Cláudio Galeno, de origem grega, nasceu por volta de 129, na cidade de Pérgamo, na época em que esta região estava submetida à colonização dos romanos. Filho de Aélio Nicon, integrante da aristocracia deste país, homem de conhecimentos muito diversos, que incluíam a filosofia, a matemática, a lógica, a astronomia, a agricultura e a literatura.
Área: Medicina.
Idade: Segundo livros ele morreu aos 70 anos.
Obras: A maioria de suas obras e seus estudos se perderam. Sabe-se, contudo, que Galeno investigou anatomia, fisiologia, patologia, sintomatologia e terapêutica.
Contribuições: Descobertas, como distinguir as veias das artérias, o sangue venoso do arterial, propor pela primeira vez que o corpo fosse controlado pelo Cérebro, dando a distinção entre nervos sensoriais e motores, descobrindo que os rins processam a urina e demonstrando que a laringe é responsável pela voz.
Teoria de que as doenças do corpo humano ocorrem quando há um desequilíbrio entre quatro de seus componentes essenciais: o sangue, a bílis, a pituíta e a atrabílis. Modernamente, a pesquisa científica demonstra a incorreção de algumas de suas teoria.
Nasceu em 31 de março de 1596 em Estocolmo e morreu em 11 de fevereiro de 1650. foi um filósofo, físico e matemático francês. Durante a Idade Moderna, também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.
Área: Matemática.
Idade: Morreu aos 53 anos.
Obras: “Regras para a direção do espírito” (1628) “Discurso sobre o método” (1637); “Geometria” (1637); “Meditações Metafísicas” (1641); “Princípios de Filosofia” (1644); “As Paixões da Alma” (1649); “O Mundo ou Tratado da Luz” (1632-1633)
Contribuições: Criou, em suas obras Discurso sobre o método e Meditações – a primeira escrita em francês, a segunda escrita em latim, língua tradicionalmente utilizada nos textos eruditos de sua época – as bases da ciência contemporânea.
A teoria que não pode alcançar a verdade pura através de seus sentidos: as verdades residem nas abstrações e em nossa consciência, na qual habitam as ideias inatas. Diante do forte ceticismo na época do Renascimento, muitas pessoas acreditavam que os métodos científicos eram falhos, incompletos e sujeitos ao erro, de forma que seria impossível para o homem conhecer o mundo real e fazer ciência de maneira verdadeira.
No empirismo a experiência sensível é fundamental, e o que vem depois da razão depende dessa experiência. O empirismo questiona o caráter da verdade, pois o conhecimento parte da realidade referente ao ser humano, tempo e espaço.
José Custódio de Faria nasceu em Goa, Candolim, em 31 de maio de 1756 e morreu em Paris, 20 de setembro de 1819, mais conhecido por Abade Faria, foi um religioso e cientista luso-goês que se destacou como um dos primeiros estudiosos da hipnose.
Área: Psicologia.
Idade: Morreu aos 63 anos.
Obras: O Conde de Monte Cristo.
Contribuições: Contribuiu para o descobrimento e aprimoramento da hipnose.
É um estado mental (teorias de estado) ou um tipo de comportamento (teorias de não-estado) usualmente induzidos por um procedimento conhecido como indução hipnótica, o qual é geralmente composto de uma série de instruções preliminares e sugestões. O uso da hipnose com propósitos terapêuticos é conhecido como “hipnoterapia”.
Nasceu em 16 de fevereiro de 1822 e morreu em Surrey, 17 de janeiro de 1911, foi um antropólogo, meteorologista, matemático e estatístico inglês. Galton era o mais novo de nove filhos de um próspero banqueiro, nasceu em uma família socialmente abastada. Aos 16 anos, começou a aprender medicina, mas interessou-se pela matemática, formando-se nesta. Depois voltou a estudar medicina até à morte do seu pai, decidindo então por viajar e estudar parte da África. Voltando, escreveu muito a respeito de suas viagens, fez muito sucesso por isso, mas deixou de viajar quando se casou.
Área: antropólogo, meteorologista, matemático e estatístico inglês.
Idade: Morreu aos 89 anos.
Obras: Pesquisas das Faculdades Humanas e seu Desenvolvimento, Herança Natural, Pesquisa das Leis e Consequências e Ensaio sobre Eugenia.
Contribuições: Contribuiu para a antropologia, meteorologia, matemática e inglês.
É definida como a ciência que trata daquelas agências sociais que influenciam, mental ou fisicamente, as qualidades raciais das futuras gerações. Identificar as pessoas portadoras das melhores características e estimular a sua reprodução, e os que apresentam características degenerativas evitar que se reproduzem. Tendo por nome de “eugenia” ou “bem nascido” em grego.
Nasceu em 5 de Fevereiro de 1856 e faleceu em 7 de Outubro, foi um psiquiatra alemão e é comumente citado como o criador da moderna psiquiatria e genética psiquiátrica. Kraepelin defendia que as doenças psiquiátricas são principalmente causadas por desordens genéticas e biológicas.
Área: Psiquiatria.
Idade: Faleceu aos 70 anos.
Obras: Dicionário de saúde mental.
Contribuições: Influenciou gerações de psiquiatras a verem no transtorno psiquiátrico uma expressão de doença orgânica do cérebro, a qual poderia ter uma história natural da doença diferente para cada diagnóstico.
É uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade.
É a especialidade da biologia que estuda os genes, a hereditariedade e a variação dos organismos e a forma como estes transmitem as características biológicas de geração para geração.
Nasceu em 16 de agosto de 1832 Großbothen, e faleceu em 31 de agosto de 1920 foi um médico, filósofo e psicólogo alemão. É considerado um dos fundadores da psicologia experimental, criou o primeiro laboratório de psicologia no Instituto Experimental de Psicologia da Universidade de Leipzig (Lipsia) na Alemanha em 1879 e a publicação de Principles of Physiological Psychology / Princípios de Psicologia Fisiológica em 1873 onde afirmava textualmente seu propósito, com o livro, de demarcar um novo domínio da ciência.
Área: Psicologia.
Idade: Viveu durante 98 anos.
Obras: O Estruturalismo, O Funcionalismo, O Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise.
Contribuições: Criação do primeiro laboratório de psicologia no Instituto Experimental de Psicologia da Universidade de Leipzig (Lipsia) na Alemanha em 1879.
É o comportamento observável, a fim de testar modelos e teorias matemáticas sobre diversos aspectos do mesmo: prestar atenção, perceber, recordar, aprender, decidir, reagir emocionalmente e interagir. Os testes às teorias e modelos são experimentais, isto é, implicam a manipulação de variáveis ditas independentes e o registo rigoroso e a medição precisa do que acontece às variáveis dependentes.
Um filósofo e psicólogo americano e o primeiro intelectual a oferecer um curso de psicologia nos Estados Unidos. James foi um dos principais pensadores do final do século XIX e é considerado por muitos como um dos filósofos mais influentes da história dos Estados Unidos enquanto outros o rotularam de “pai da psicologia americana”.
Área: Psicologia.
Idade: Viveu durante 68 anos.
Obras: Princípios de Psicologia, Variedades da Experiência Religiosa, Pragmatismo, Emoção.
Contribuições: O cientista interagiu intelectualmente com uma ampla gama de escritores e acadêmicos proeminentes ao longo de sua vida.
É o comportamento observável, a fim de testar modelos e teorias matemáticas sobre diversos aspectos do mesmo: prestar atenção, perceber, recordar, aprender, decidir, reagir emocionalmente e interagir.
Granville Stanley Hall foi um psicólogo e educador americano pioneiro. Seus interesses se concentraram no desenvolvimento infantil e na teoria evolucionária. Hall foi o primeiro presidente da Associação Americana de Psicologia e o primeiro presidente da Clark University.
Área: Psicologia e educação.
Idade: tinha 78 anos quando faleceu.
Obras: Ele fundou e foi editor do American Journal of Psychology .
Contribuições: Contribuiu com uma grande quantidade de trabalho para entender o desenvolvimento do adolescente, algumas das quais ainda são verdadeiras hoje.
le argumentou que as energias de jovens rapazes precisava ser controlada e devidamente canalizada pela sociedade. Ele defendeu, por exemplo, que mais esportes fossem incluídos na educação dos jovens do sexo masculino, em oposição ao estudo acadêmico excessivo. Ele também disse que a sua educação deve ser focada em promover emoções de patriotismo e serviço.
Nasceu em 8 de julho de 1857 e faleceu em Paris, 28 de outubro de 1911, foi um pedagogo e psicólogo francês que ficou conhecido por sua contribuição no campo da psicometria, sendo considerado o inventor do primeiro teste de inteligência, a base dos atuais testes de QI.
Área: Psicologia.
Idade: Morreu aos 54 anos.
Obras: Escreveu algumas peças de de teatro em colaboração com André de Lorde.
Contribuições: Criou com grande engenhosidade procedimentos simples que podiam ser aplicados a estudantes nas escolas primárias, desenvolveu testes que utilizavam não mais que papel e lápis, figuras e objetos portáteis.
Inteligência tem sido definida popularmente e ao longo da história de muitas formas diferentes, tais como em termos da capacidade de alguém/algo para lógica, abstração, memorização, compreensão, autoconhecimento, comunicação, aprendizado, controle emocional, planejamento e resolução de problemas.
Foi um psicólogo, psiquiatra e neurologista francês que fez importantes contribuições para o estudo moderno das desordens mentais e emocionais envolvendo ansiedade, fobias e outros comportamentos anormais. Está classificado ao lado de William James e Wilhelm Wundt como um dos fundadores da psicologia.
Área: Psicologia.
Idade: Viveu durante 88 anos.
Obras:
Contribuições: Fez importantes contribuições para o estudo moderno das desordens mentais e emocionais envolvendo ansiedade, fobias e outros comportamentos anormais.
Pessoal chegamos ao fim de mais uma lista de Psicólogos com suas teorias e ensinamentos, e hoje trouxemos 10 Psicólogos da Gênese da Psicologia. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta