Olá pessoal hoje o demonstre traz uma lista de 10 “Psicólogos psicoterapeutas”, onde mostra a sua biografia, teorias e outras informações. Para ajudar no conhecimentos diversos sobre filosofia e sociologia.
A psicoterapia é um tipo de terapia cuja finalidade é tratar os problemas psicológicos, tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento, entre outros problemas de saúde mental.
Os psicólogos psicoterapeutas os mostram algumas coisas desconhecidas que em outros lugares não fica tão visível assim. Esses psicólogos trazem suas teorias que são usados até os dias atuais.
Mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médico neurologista criador da psicanálise. Freud nasceu em uma família judaica, em Freiberg in Mähren, na época pertencente ao Império Austríaco (atualmente, a localidade é denominada Příbor, e pertence à República Tcheca).
Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose, morreu aos 83 anos, teve obras como A Interpretação dos Sonhos, primeira parte, 1900 A Interpretação dos Sonhos, segunda parte, 1900 Sobre a Psicopatologia da Vida Cotidiana, 1901 Um caso de histeria, 1901 Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, 1905 Os chistes e sua relação com o inconsciente, 1905 Cinco lições de psicanálise, 1910 Leonardo da Vinci, 1910 O caso Schereber, 1911 Totem e tabu, alguns Pontos de Concordância Entre a Vida mental dos Selvagens e dos Neuróticos, 1913 Além do princípio do prazer, 1920 O ego e o ID, 1923 O Futuro de uma Ilusão, 1927 O Mal-estar na Civilização, 1930 Moisés e o monoteísmo, 1939 Esboço de psicanálise, 1940.
É um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da Psicologia, que tem origem na Medicina, desenvolvido por Sigmund Freud, médico que se formou em 1881, trabalhou no Hospital Geral de Viena e teve contato com o neurologista francês Jean Martin Charcot, que lhe mostrou o uso da hipnose.
Nasceu em em Zurique, na Suíça, 6 de junho de 1961) foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos de personalidade extrovertida e introvertida, arquétipo e inconsciente coletivo. Seu trabalho tem sido influente na psiquiatria, psicologia, ciência da religião, literatura e áreas afins.
Foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica, faleceu aos 86 anos, criou alguns dos mais conhecidos conceitos psicológicos, incluindo o arquétipo, o inconsciente coletivo, o complexo, e a sincronicidade.
É uma dimensão central das teorias humanas da personalidade. Os termos “introversão” e “extraversão” foram popularizados por Carl Jung, embora ambos o entendimento popular e o uso psicológico diferem de sua intenção original. A extraversão tende a manifestar-se em comportamento extrovertido, falante e energético, enquanto que a introversão se manifesta em comportamentos mais reservados e solitários.
Foi uma psicanalista alemã que trabalhou nos Estados Unidos últimos anos de sua carreira. Suas teorias questionavam algumas visões tradicionais freudianas, especialmente as suas teorias acerca da sexualidade e da orientação instintiva da psicanálise.
Da área da psicologia psicanalitica, viveu durante 77 anos, teve obras como Neurosis and Human Growth, Norton, New York, 1950, Are You Considering Psychoanalysis? Norton, 1946, contribuiu bastante para a psicanalise.
A ela é creditada a criação da psicologia feminista em resposta a teoria de Freud da inveja do pênis. Ela discordava de Freud sobre as diferenças inerentes à psicologia de homens e mulheres, e as atribuía a diferenças sociais e culturais e não à biologia. Por esse motivo, ela é muitas vezes classificada como neo-freudiana.
Foi um psicanalista francês, que depois dos estudos em Medicina, Lacan se orientou em direção à Psiquiatria e fez seu doutorado em 1932. Depois de ser analisado por Rudolph Loewenstein, ele passou a integrar a Sociedade Psicanalítica de Paris (SPP) em 1934, e nesta é eleito membro titular em 1938. Teve contato com a psicanálise através do surrealismo e a partir de 1951, opondo-se aos pós-freudianos que promoveram a Psicologia do Ego, propõe um retorno a Freud.
Estudou medicina mas se destacou como psicanalista, faleceu aos 80 anos, com seu aspecto inovador dos seus temas e sua concepção da cura psicanalítica conduziram a cisões com a SPP e instâncias internacionais
Um seu estudo propõe um retorno a Freud.
Erich Fromm teve sua ascendência em uma família judia extremamente religiosa, da qual se originaram diversos rabinos, Até 1925 ele teve além disto aulas de talmude com o rabino Rabinkow. Em 1926 ele se casou com a psicanalista Frieda Reichmann. Depois da tomada do poder por Hitler, Fromm mudou-se para Genebra, emigrando em maio de 1934 para os Estados Unidos, onde trabalhou na Columbia University de Nova Iorque. No fim de 1939, após diversos conflitos, ele se desligou do Instituto de Pesquisas Sociais, depois de ter sido um dos seus mais importantes colaboradores por muitos anos. Em maio de 1940 ele se tornou cidadão americano. Em 1944 casou-se com a imigrante alemã-judia Henny Gurland
Um alemão filosofo, que viveu durante 79 anos, contribuiu para o Humanismo normativo, Moldagem do indivíduo pela sociedade, Falhas predeterminadas pela cultura, Influência intrafamiliar, publicou obras como Das jüdische Gesetz. Ein Beitrag zur Soziologie des Diaspora-Judentums., Promotion, 1922. ISBN 3-453-09896-X Über Methode und Aufgaben einer analytischen Sozialpsychologie. Zeitschrift für Sozialforschung, Bd. 1, 1932, S. 28–54. Die psychoanalytische Charakterologie und ihre Bedeutung für die Sozialpsychologie. Zeitschrift für Sozialforschung, Bd. 1, 1932, S. 253–277.
Fromm defendia frente a essa tese um humanismo normativo: O ser humano tem, segundo Fromm, não apenas necessidades básicas físicas, mas também necessidades básicas psíquicas, enraizados em sua existência.
Fromm pergunta-se, “como é possível, que o poder dominante em uma sociedade realmente seja tão efetivo, como a história nos mostra” (citações de Theoretische Entwürfe über Autorität und Familie“, 1936) . De um lado o poder externo é “um componente essencial para a conclusão da conformação e subjugação da massa sob tal autoridade”. Por outro lado, a sociedade não poderia funcionar somente “através do medo dos meios físicos de exerção de poder” (alusão ao Nazismo).
Não contente com as posições reducionistas, mecanicistas e diretivistas da Psicanálise e do Behaviorismo de Skinner, Rogers funda sua abordagem em uma recusa em identificar a pessoa em terapia como paciente ou doente, como traziam as duas primeiras na época, e aponta a importância da relação da pessoa e do terapeuta, que são iguais e não possuem posição de hierarquia.
Foi um Psicólogo estadunidense atuante na terceira força da psicologia e desenvolvedor da Abordagem Centrada na Pessoa. Sua dedicação à construção de um método científico na psicologia foi reconhecido por prêmio da Associação Americana de Psicologia, da qual também foi eleito presidente, em 1958, tendo sido um pioneiro no estudo sistemático da clinica psicológica.
Não trabalhou em teorias dando a sua opinião, mas tendo sido um pioneiro no estudo sistemático da clinica psicológica.
Foi um psicólogo americano, conhecido pela proposta Hierarquia de necessidades de Maslow. Maslow era o mais velho de sete irmãos, de uma família judia do Brooklyn, Nova Iorque, Trabalhou no MIT, fundando o centro de pesquisa National Laboratories for Group Dynamics.
Um psicologo que estudava a administração na vida das pessoas, morreu aos 62 anos, contribuiu muito para o desenvolvimento dos estudos com relação a administração.
É uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto.
Nascido numa família judaica, ele era o mais velho de três irmãos. Seu pai era comerciante e, por conta disso, fazia muitas viagens; sua mãe também era emocionalmente distante de seus filhos, restando a Albert a responsabilidade de cuidar de seus irmãos.
Aos 19 anos Albert Ellis era um jovem tímido que decidiu fazer algo para vencer sua timidez; ele elaborou um exercício: sentava-se num banco de um parque e se obrigava a falar com todas as mulheres que se aproximassem. Em um mês conseguiu o feito de dirigir a palavra a 130 mulheres. Há alguns anos declarou ao jornal The New York Times: Trinta se salvaram, mas falei com as outras cem. Nenhuma vomitou nem chamou a polícia,foi um feito e tanto segundo ele.
Foi um psicólogo estadunidense que desenvolveu, em 1955, a REBT (Rational Emotive Behavior Therapy) “terapia racional emotiva comportamental”; inicialmente especializou-se como terapeuta de casais e sexo, teve obras como O folclore do sexo, Oxford, Inglaterra: Charles Boni, 1951, O Homossexual na América: A Subjective Approach (introdução), NY: Greenberg, 1951.
Morreu aos 93 anos, deixando 75 livros de sua autoria, mas não participou diretamente nas teorias.
Virginia Satir nasceu em 26 de junho de 1916 em Neillsville, Wisconsin, a mais velha dos cinco filhos de Oscar Alfred Reinnard Pagenkopf e Minnie Happe Pagenkopf. Quando ela tinha cinco anos de idade, teve apendicite apendicite. Sua mãe, uma devota do cristianismo científico, se recusou a levá-la ao médico. Quando o pai de Satir resolveu ignorar sua esposa, o apêndice da garota já havia rompido. Os médicos conseguiram salvar sua vida, mas Satir foi forçada a ficar no hospital por vários meses.
Uma criança curiosa, Satir aprendeu a ler aos três anos, e aos nove já tinha lido todos os livros na biblioteca de sua pequena escola. Quando ela tinha cinco anos, decidiu que seria um “detetive das crianças sobre os pais” quando crescesse. Mais tarde, ela explicou que “não sabia bem o que eu iria procurar, mas percebi que havia muito nas famílias que não era possível ser visto.
Foi uma notável autora e psicoterapeuta norte-americana, conhecida sobretudo pela sua abordagem de terapia familiar e por seu trabalho com constelações sistêmicas. Seus livros mais conhecidos são Conjoint Family Therapy, de 1964, Peoplemaking, de 1972, eThe New Peoplemaking, 1988. Ela também é conhecida por criar o “Virginia Satir – Change Process Model”, um modelo psicológico que foi desenvolvido através de estudos clínicos. Gurus organizacionais e de gestão da mudança das décadas de 1990 e 2000 abraçam esse modelo para definir como mudanças influenciam nas organizações.
Não criou nenhuma teoria mas seu trabalho todo foi feito sob a égide do “Tornar-se mais plenamente humano”. Da possibilidade de uma tríade de criação primária de pai, mãe e filho, ela concebeu um processo de Validação Humana. Ela plantou continuamente as sementes da esperança para a paz mundial. Como ela disse (Align, 1988, p. 20): “A família é um microcosmo. Ao saber como curar a família, eu sei como curar o mundo “.
Geralmente citado como RD Laing , era um psiquiatra escocês que escrevia extensivamente sobre a doença mental – em particular, a experiência da psicose. Tomando os sentimentos expressos do paciente individual ou cliente como descrições válidas da experiência vivida em vez de simplesmente como sintomas de doença mental, Laing considerou a esquizofreniacomo teoria não é um fato. Embora associado na mente do público com anti-psiquiatria, ele rejeitou o rótulo. Politicamente, ele foi considerado um pensador da Nova Esquerda.
As visões de Laing sobre as causas e o tratamento dos fenômenos psicopatológicos foram influenciadas por seu estudo da filosofia existencial e contrariaram os métodos químicos e de eletrochoque que se tornaram ortodoxia psiquiátrica.
Defendia que era “uma teoria e não um fato”; ele acreditava que os modelos de esquizofrenia herdada geneticamente promovidos pela psiquiatria de base biológica não eram aceitos pelos principais geneticistas médicos. Ele rejeitou o “modelo médico de doença mental “; de acordo com Laing, o diagnóstico de doença mental não seguiu um modelo médico tradicional; e isso o levou a questionar o uso de medicamentos como antipsicóticos pela psiquiatria. Sua atitude em relação às drogas recreativas era bem diferente; Em particular, ele defendia uma anarquia da experiência.
Pessoal chegamos ao fim de mais uma lista de Psicólogos com suas teorias e ensinamentos, e hoje trouxemos 10 Psicólogos psicoterapeutas. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta