10 teóricos da economia

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho diferenciado, onde fala das teorias da economia, e neste dia vamos falar da história da economia, com os 10 teóricos da economia.

Onde vamos falar dessas etapas de desenvolvimento, do inicio ao fim falando e mostrando todas as etapas do processo do surgimento das teorias econômicas até os dias atuais, baseado nas origens.

Teóricos da Economia

A Economia se desenvolveu como ciência no decorrer dos últimos 500 anos, coincidindo com o desenvolvimento das práticas comercias e com a criação de estados nações. Para entendermos a dinâmica econômica atual, é imprescindível observar, como estavam organizadas as sociedades do passado, ou seja, de que forma se dava a relação entre os agentes econômicos.

10 teóricos da economia

A economia nos dias atuais é um tema muito falado, pode ser pelo fato de que hoje as pessoas não tem um determinado controle sobre o seu dinheiro fazendo um mau uso dia após dia, deixando o dinheiro ser um problema na vida delas.

A propriedade deve ser privada

buildgng-1-600x516-3364610-2571681-3045282

É a propriedade pertencente a entidades não governamentais. O conceito é crucial e frequentemente empregado no contexto jurídico, onde é definido como o direito civil que “assegura ao seu titular diversos poderes, como usar, gozar e dispor de um item ou espaço, de modo absoluto, exclusivo e perene”. É também essencial no contexto do capitalismo, desempenhando um papel indispensável nas relações socioeconômicas na maioria dos países do mundo, onde tal sistema é adotado.

Direitos de propriedade

Direito de propriedade é o direito que indivíduos ou organizações têm de controlar o acesso a recursos ou ativos de que são titulares. O proprietário tem, sobre sua propriedade, o direito de uso, gozo e disposição. O direito de uso consiste em extrair da coisa todos os benefícios ou vantagens que ela puder prestar, sem alterar-lhe a substância. O direito de gozo consiste em fazer a coisa frutificar e recolher todos os seus frutos. O direito de disposição consiste em consumir a coisa, gravá la com ônus, aliená-la ou submetê-la a serviço de outrem.

Aristóteles

Aristóteles foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia.

Vídeo sobre Aristóteles:

Que é preço justo? – Mercados e moralidades

precificac3a7c3a3o-7734284-3401653-8662953

O preço juto é o preço pago por um produto ou serviço, que o cliente se sente realizado com a compra, sem ter aquele pensamento de exploração. Um preço onde o trabalho compensa.

Tomás de Aquino

Tomás de Aquino, em italiano Tommaso d’Aquino, foi um frade católico da Ordem dos Pregadores italiano cujas obras tiveram enorme influência na teologia e na filosofia, principalmente na tradição conhecida como Escolástica, e que, por isso, é conhecido como “Doctor Angelicus”, “Doctor Communis” e “Doctor Universalis”.

Vídeo sobre Tomás de Aquino:

Dinheiro faz dinheiro

dinheiro-faz-dinheiro-4476811-3814494-8939778

O dinheiro faz dinheiro quando pessoas de conhecimentos, fazem com que esse dinheiro trabalhar por elas, investindo em negócios que iram lhe gerar um retorno. Pois também não adianta muito dinheiro em mãos de pessoas que não estão preparados para usar esse dinheiro.

Serviços financeiros

Serviços financeiros são um conjunto de produtos e serviços que contribuem para a melhor gestão dos negócios e aumentam sua competitividade. São disponibilizados por bancos e outras instituições financeiras para pessoas e empresas.

Família Medici

Médici foi uma dinastia política italiana. A família teve origem na região de Mugello na Toscana. O poder político dos Médici aumentou, até que passaram a governar Florença – embora oficialmente eles fossem apenas cidadãos comuns, em vez de monarcas.

Vídeo sobre Família Medici:

 Dinheiro causa inflação

Inflação é a força que desvaloriza nosso dinheiro através do aumento contínuo e generalizado dos preços de mercadorias e serviços prestados a população em geral. Ou seja, é o que faz nosso suado e tão desejado “dinheiro nosso de cada dia” valer menos.

Teoria quantitativa da moeda

A Teoria Quantitativa da Moeda é uma das duas principais teorias que analisam o equilíbrio da economia do lado monetário. Ela defende que o nível dos preços é determinado pela quantidade de moeda em circulação e pela sua velocidade de circulação.

Jean Bodin

Jean Bodin foi um jurista francês, membro do Parlamento de Paris e professor de Direito em Toulouse.Também adepto da teoria do direito divino dos reis, Jean Bodin tornou-se conhecido como o Procurador Geral do Diabo devido a sua incansável perseguição a feiticeiras e hereges.

Vídeo sobre Jean Bodin:

Livrai-nos dos produtos estrangeiros

3a0bb41ebd61-5723613-1249848-4242699

É um ditado que envolve ons produtos, mas não pelo fato de não prestarem, mas sim porque o produtos vindo de outros países são cobrados uma quantidade de juros enormes pela receita federal.

Protecionismo e comércio

Protecionismo é a teoria que propõe um conjunto de medidas econômicas que favorecem as atividades econômicas internas reduzindo o máximo a concorrência estrangeira. Essa política é oposta ao livre comércio, onde as barreiras governamentais ao comércio e circulação de capitais são mantidas a um mínimo.

Thomas Mun

Thomas Mun foi um escritor inglês de economia que tem sido chamado o último dos primeiros mercantilistas. Ele foi um dos primeiros a reconhecer a exportação de serviços, ou itens invisíveis, como comércio valioso, tendo feito argumentações precursoras em forte apoio ao capitalismo.

Vídeo sobre Thomas Mun:

A economia pode ser medida

A economia é medida de acordo com alguns requisitos, como a inflação o volume de compras de produtos, entre outros.

O cálculo da riqueza

É uma expressão que é muito usada nos dias atuais por conta de que as pessoas não controlam seu dinheiro, O cálculo é simples, toda e qualquer pessoa deve gastar menos do que ganha, e investir no mínimo 10% do que ganha.

Willian Petty

Sir William Petty foi um economista, cientista e filósofo britânico. Pioneiro no estudo da Economia Política, Petty propôs a utilização da métodos quantitativos – por ele chamados de aritmética política – como meio de análise da riqueza de um país.

Vídeo sobre Willian Petty:

Negociem as empresas – empresas de capital aberto

Empresa de capital aberto é uma sociedade anônima cujo capital social é formado por ações — títulos que representam partes ideais — livremente negociadas no mercado sem necessidade de escrituração pública de propriedade (por parte da pessoa física compradora).

Josiah child

Sir Josiah Child, 1st Barão foi um mercante e politico inglês. Ele foi um dos economistas proponentes do mercantilismo e governador da Companhia Britânica das Índias Orientais.

Vídeo sobre Josiah child:

A riqueza vem da terra

poupanca-rural-para-a-agricultura-582x390-2379153-7007267-5345137

É uma expressão onde tenta mostrar as pessoas que a maior parte dos lucros é vinda do agronegócio, o mercado que mais cresce no mundo.

Agricultura na economia

A agricultura é uma prática econômica que consiste no uso dos solos para cultivo de vegetais a fim de garantir a subsistência alimentar do ser humano, bem como produzir matérias-primas que são transformadas em produtos secundários em outros campos da atividade econômica.

François Quesnay

François Quesnay — foi um médico e economista francês que se destacou como principal figura da escola dos fisiocratas. François Quesnay, médico e economista francês nascido em Méré, próximo a Paris, no dia 4 de Junho de 1694 e faleceu no dia 16 de dezembro de 1774. Quesnay viveu em 1758, na França.

Vídeo sobre François Quesnay:

Dinheiro e bens circulam entre produtores e consumidores

fluxo2bcircular-9223838-3621328-9191516

O dinheiro sempre circula pois a sua ideia principal é essa, pois todos os dias as pessoas compram alguma coisa e outras vendem alguma coisa, pode ser um produto ou serviço.

O fluxo circular da economia

Basicamente existem 4 tipos de agentes na economia… as Famílias (consumidores), as Empresas (produtores), o Governo (quem tributa) e o Resto do Mundo (Famílias, Empresas e os Governos de outros países). Cada um possui um papel específico e realiza um tipo de ação que influencia todo o resto do fluxo. Na imagem acima, preferimos por simplificar o fluxo deixando só as famílias e as empresas, de tal modo que possamos demonstrar como ele funciona.

François Quesnay

François Quesnay — foi um médico e economista francês que se destacou como principal figura da escola dos fisiocratas. François Quesnay, médico e economista francês nascido em Méré, próximo a Paris, no dia 4 de Junho de 1694 e faleceu no dia 16 de dezembro de 1774. Quesnay viveu em 1758, na França.

Vídeo sobre François Quesnay:

As pessoas nunca pagam pela iluminação pública

iluminacao-publica-foto-appm-4400071-7318311-7330458

Uma expressão de Hume, que tenta explicar que pelo valor cobrado não é considerado um pagamento e sim uma ajuda de custo.

Fornecimento de bens e serviços públicos

É um serviço que é fornecido pelo governo para pessoas que vivem dentro de sua jurisdição, seja diretamente (através do setor público) ou pelo financiamento da prestação de serviços. O termo está associado a um consenso social (geralmente expresso por meio de eleições democráticas) de que certos serviços devem estar disponíveis a todos, independentemente da renda, da capacidade física ou da inteligência.

David Hume

David Hume foi um filósofo, historiador e ensaísta britânico nascido na Escócia que se tornou célebre por seu empirismo radical e seu ceticismo filosófico.

Vídeo sobre David Hume:

FIM

Chegamos ao fim da lista que fala das etapas da teoria da economia, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.