Gatos de longe atraem grande parte do público humano, e são de longe um dos melhores animais para se domesticar. Nesse post, você encontrará 20 curiosidades sobre gatos que com certeza irão de deixar impressionado.
Os gatos são pequenos felinos que são comumente domesticados. Embora pequenos e dóceis, os gatos ocupam o topo da cadeia alimentar, ou seja, são predadores naturais de diversos animais como roedores, alguns insetos, lagartixas e pássaros.
Diferentes dos cães, os gatos cativam os seres humanos por serem animais totalmente independentes e não tão carinhosos.
Nesse post, você encontrará 20 curiosidades sobre esses animais tão queridos pelos seres humanos. Para saber mais, continue lendo esse post e confira.
Que os gatos passam grande parte do dia dormindo não é novidade para ninguém, mas você sabe quantas horas ele dorme aproximadamente por dia?
Em média um gato passa 2/3 do dia dormindo (16 horas por dia). Isso significa que em 9 anos de vida, apenas está acordado 3 anos. Veja a seguir um curto vídeo com cenas engraçadas de gatos dormindo.
Embora você ensine seu gato a comer comidas industrializadas feitas especialmente para gatos, faz parte do extinto natural deles caçar.
Quando um gato persegue uma presa, ao contrário de um cão ou humano, mantém a cabeça sempre para baixo.
Você sabia que as bolas de pelo que os gatos vomitam possuem um nome mais especifico do que apenas bola de pelo?
As bolas de pelo que os gatos vomitam chamam-se egagropilos.
Assim como os seres humanos, os gatos também desenvolvem melhor desempenho com uma das nãos, melhor dizendo, com as patas.
As gatas tendem a ser destras, enquanto os gatos tendem a ser maioritariamente canhotos.
É possível identificar diversos sons que um gato faz. A quantidade chega a ser dez vezes maior a quantidade de sons emitidos por cães.
Um gato faz cerca de 100 sons diferentes, enquanto um cão faz cerca de 10.
Os gatos possuem muitas semelhanças biológicas com os seres humanos. Como isso é possível?
O cérebro de um gato é biologicamente mais similar ao de um humano do que o cérebro de um cão. Ambos, humanos e gatos, têm uma região idêntica no cérebro responsável pelas emoções.
O gato é um animais domesticados mais antigos de todos os tempos. Entretanto, você faz ideia de quantos anos possui o fóssil mais antigo encontrado?
O gato doméstico mais antigo foi encontrado numa sepultura no Chipre (país do Oriente Médio) com mais de 9000 anos.
Os gatos foram domesticados primeiramente no Oriente Médio nas primeiras vilas agriculturais do Crescente Fértil, devido ao grande número de roedores nas plantações, o convívio com os gatos passou a ser naturalizado por eles possuírem grande habilidade para a caça. Os sinais mais antigos de associação entre homens e gatos datam de 9 500 anos atrás e foram encontrados na ilha de Chipre.
Que os cães possuem uma audição mais apurada e sensível do que a dos humanos todos já sabemos, mas você sabia que a de um gato chega a superar a de ambos?
A audição de um gato é melhor do que a de um cão. Um gato consegue ouvir sons de alta frequência, cerca de 2 oitavas acima de qualquer humano.
Os gatos surpreendem qualquer um com seus grandes e esplendorosos saltos. Você sabe qual a altura que ele é capaz de alcançar?
Um gato salta 5 vezes a sua altura num único salto. Entretanto, veja a seguir um vídeo com saltos que não deram tão certo assim e se divirta.
Os pequenos felinos fazem muito sucesso pela lenda de possuírem 7 vidas. Entretanto, essa lenda as vezes soa tão verdadeira, porque muitos sobrevivem a grandes quedas que quem vê, acredita que morreu.
Alguns gatos já sobreviveram a quedas de 20 metros, devido ao reflexo de endireitamento. Os seus olhos, os órgãos e ouvido interno, dizem ao gato onde é que ele está no espaço, para que ele consiga aterrar em pé. Mesmo os gatos sem cauda possuem esta capacidade.
Quem diz que gatos são animais independentes e não demonstram nem um pouco de sentimento está mentindo, os gatos além de demonstrarem carinho (raramente), também gostam de marcar território em seus donos.
Um gato roça num humano não apenas para mostrar afeto, mas também para marcar o seu território, devido ao odor que as glândulas à volta da sua face libertam. A cauda e as patas também têm o mesmo odor do gato.
Quando os gatos domesticados morriam no antigo Egito, as famílias demonstravam o luto de uma forma tanto quanto exótica.
No antigo Egito, quando um gato morria, a família mostrava a sua tristeza rapando as sobrancelhas.
No Brasil, há um mito que precisa urgentemente ser desmascarado de que cruzar com gato preto é sinal de azar, e como consequência, muitos desses gatos são agredidos.
Na Austrália e no Reino Unido, os gatos pretos são sinal de boa sorte. Você concorda que esse costume deveria ser adotado no Brasil para que menos animais sofressem?
Na verdade, não é um medo de água que os gatos sentem, e sim um reflexo nada agradável que eles sentem.
Os gatos normalmente não gostam de água, porque o seu pelo não isola bem o calor quando está úmido. No entanto, a raça Van Turco, uma variação do Angorá, oriunda da Ásia Central, possui um pelo com uma textura única que o torna resistente à água.
Que os gatos passam o dia fora de casa como se não tivessem dono, não é novidade para ninguém, mas você já se perguntou como eles encontram o caminho de volta para a casa?
A capacidade de um gato encontrar a sua casa é chamado de “psi-viagem”. Os especialistas acreditam que os gatos usam o ângulo da luz do sol para encontrar o caminho, ou que existem células magnéticas no seu cérebro que atuam como uma bússola.
Por mais que o som mais emitido pelos gatos seja o miado, eles não utilizam esse recurso para a comunicação entre si.
Um gato quase nunca mia para outro gato, apenas a humanos. Os gatos apenas cospem, ronronam e silvam a outros gatos. Por mais que seja um vídeo cômico, perceba os sons emitidos que eles trocam entre si para se comunicarem.
Se ele quisesse, o gato poderia ser uma das maiores atrações de um espetáculo de um circo.
As costas dos gatos são extremamente flexíveis porque têm mais de 53 vértebras, enquanto os humanos apenas têm 34.
Calma, não estou falando para você deixar de alimentar seu gato! Quando digo comida, me refiro à comida humana ou até mesmo a canina.
Dar a um gato comida humana ou de cão pode causar má nutrição e provocar doenças, então por favor, busque alimentar o seu gato de maneira adequada.
Para isso, foi desenvolvida uma alimentação para gatos que contém toda uma dieta idealizada e estudada para ele.
Embora não gostem da água, os gatos são animais extremamente higiênicos e passam grande parte do seu tempo se auto limpando.
Um gato passa cerca de 1/3 do seu dia a limpar-se. Ou seja, a todo momento que o gato está acordado, ele está limpando, porque ele passa cerca de 2/3 do seu dia dormindo.
As vezes nos impressionamos como gatos conseguem caber ou entrar em determinados locais, pois as vezes, parece algo impossível aos olhos humanos.
Um gato não tem clavículas, por isso, consegue passar em qualquer local que a sua cabeça também passe.
Espero que após esse post você tenha entendido melhor os pequenos gatinhos, e caso não tenha um, se interesse em adotar.
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta