Você possui o hábito da leitura? Neste post iremos explicar sobre alguns benefícios da leitura, que vai além da ajuda na hora dos estudos.
Criar o hábito para esta atividade pode não só te ajudar na hora dos estudos, mas também proporciona benefícios em outras áreas. Continue lendo para saber mais sobre o assunto.
A aproximação com a leitura pode te ajudar na hora dos estudos, mas também pode te proporcionar benefícios envolvendo outras áreas, como para o funcionamento cerebral, por exemplo.
A melhor forma para começar, é descobrir qual tipo de leitura você mais se identifica. Se você não possui o hábito, fica mais difícil começar com um livro extenso, o ideal é que a atividade seja estimulada aos poucos para que você se familiarize e consiga criar o hábito sem maiores obstáculos, tornando assim a experiência prazerosa.
Diante disso, é necessário pontuar alguns benefícios que a leitura pode proporcionar. Continue lendo para descobrir quais são.
Sem dúvidas, este é um grande aliado principalmente para quem está começando a embarcar no mundo da leitura. O contato com os mais diversos temas te deixa familiarizado para iniciar ou manter conversas sem que necessariamente você tenha vivenciado a situação.
E não, contrário ao que se pensa geralmente, não é necessário que para isso você precise ler apenas obras que abordam temas com mais seriedade, basta ser uma leitura que te proporcione prazer.
Um ponto bastante relevante obtido ao se criar o hábito da leitura é o contato com as mais diversas linguagens usadas pelos autores, com isso, a escrita pode se tornar mais fluida e simples, pois entramos em contato com várias palavras novas e, consequentemente, vamos aumentando nosso vocabulário.
Este benefício é um aliado de extrema importância quando precisamos escrever um texto, pois podemos fazer o uso de palavras ou termos já antes vistos em determinado livro. Por isso, no processo de leitura é importante a busca do significado para aquela palavra desconhecida.
Mas não só na evolução da escrita este benefício se faz presente, na fala ele também cumpre papel importante, pois pode expandir nossa capacidade de comunicação, facilitando na hora de expressar sentimentos e pensamentos.
Ao se deparar com os mais diversos personagens e histórias diferentes ao ler um livro, acaba-se criando vínculo com algum personagem, de modo a criar empatia por aquela história e, consequentemente, se sensibilizar pela situação vivida.
Por mais que a obra seja fictícia, muitos temas abordados podem ser do cotidiano e até fazer parte também da vida de quem está lendo, gerando uma identificação maior. Com isso, também é criado o hábito de se colocar no lugar do outro em situações e pensar nelas com mais delicadeza e responsabilidade.
Ao assistir um filme, temos acesso a diversos recursos visuais e sonoros, com isso, é notória a diferença do filme para um livro, pois ele não conta com estes recursos. Deste modo, outro benefício a ser pontuado é o estímulo da criatividade, visto que, ao imergir no mundo da leitura, acabamos tendo que incentivar nosso processo imaginativo no que diz respeito aos personagens, cenários e situações.
Considerando que este estímulo segue apenas as características mencionadas pelo autor na obra, nos sentimos livres para pensar nas mais diversas possibilidades para aquela leitura, proporcionando assim a sensação de que estamos viajando naquele mundo e, de alguma maneira, acabamos fazendo parte da criação dele também.
Com a rotina acelerada e conturbada, é notória a necessidade de relaxamento que temos, com isso, a busca por atividades que proporcionem diversão e relaxamento se faz muito importante.
Imergir em um mundo fictício, novo e divertido, por exemplo, pode fazer com que se deixe de lado pensamentos e situações de estresse e preocupação.
Tendo comprovação científica, a experiência da leitura interfere no funcionamento do cérebro. Estudos apontam que não só a leitura influencia, mas também a forma com que a leitura é feita.
No processo de leitura, as sinapses são ativadas, fazendo assim com que a troca de informações ocorrida no cérebro se torne mais presente.
A leitura proporciona uma série de benefícios tanto para a saúde mental, quanto para a saúde física, os principais são aumento do vocabulário, melhor funcionamento do cérebro, aumento de conhecimento, estímulo da criatividade e evolução na escrita.
Desenvolvimento da imaginação, enriquecimento do vocabulário, contato com linguagens diferentes, entre outros.
A experiência pode estimular a criatividade, memória, conhecimento de temas diversos, capacidade de interpretação, melhoria na escrita e comunicação, entre outros.
A leitura promove a qualidade de vida das pessoas, pois diversas áreas são estimuladas, além de melhorar o funcionamento do nosso cérebro.
O hábito da leitura pode contribuir para nossa capacidade de pensamento crítico, podendo ainda promover reflexões não só sobre o que é abordado, mas como é abordado.
Obrigada por ter acompanhado o post até aqui! Fique de olho nos próximos textos do Blog Demonstre. Enquanto isso, separei um especialmente para você: 10 dicas para estudar durante a quarentena.
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta