Avaliação do Rendimento Escolar e os Aspectos Legais

Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “A Avaliação do Rendimento Escolar e os Aspectos Legais” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais da avaliação escolar mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.

Avaliação do Rendimento Escolar e os Aspectos Legais

A avaliação do rendimento escolar é um grande aspecto que ajuda o melhoramento do ensino de qualquer instituição que seja, particular ou público, onde será avaliado os principais que fatores que precisão melhorar.

O aluno pode dá a sua devida opinião que pode mudar o cotidiano escolar, com o intuito maior de melhorar o ensino e identificar em que a escolar tem melhorado nos últimos tempos.

Avaliação Escolar na Reforma do Ensino

A avaliação externa das escolas estaduais (obrigatória) e municipais (por adesão) permitirá a comparação dos resultados de avaliações regionais com avaliações nacionais (SAEB e a Prova Brasil), e servirá como critério de acompanhamento das metas a serem atingidas pelas escolas.

03-imagem-avalic387c383o-2317005-1006314-9301922

Por compor-se no programa de reforma curricular e introduzir nas práticas escolares algumas das idéias que merecem maior atenção e reflexão quanto aos resultados que produzirão na qualidade da educação, oferecida pela rede pública estadual de ensino de São Paulo, a maior rede pública de educação do país, aquele programa é o cerne da reforma e, assim, se constituiu no objeto da pesquisa aqui parcialmente discutida em um recorte que consideramos relevante para sua apreensão.

Indicadores de Qualidade

O Programa de Qualidade da Escola foi lançado em maio de 2008 que avalia quanto os alunos aprenderam das competências e habilidades requeridas para a sua série; e de outro, o fluxo escolar, que avalia se estes aprenderam dentro do período de tempo considerado ideal, um ano letivo.

Vídeo Sobre a Avaliação Escolar na Reforma do Ensino:

O Professor e Avaliação do Rendimento Escolar

As feições assumidas pelo quadro atual do nosso sistema escolar nos permitem inferir que a grande maioria dos professores julga que cabe a eles e à escola “transmitir” conhecimentos e informações; caberia a eles, portanto, avaliar a memorização, a retenção dessas informações

kisspng-educational-assessment-formative-assessment-school-5b10be0c42ce40-3593578415278238842736-8623394-3080391-1961214

Falar de avaliação, implica necessariamente em falar antes sobre os objetivos do ensino, partindo do pressuposto que o que se avalia é a medida em que esses objetivos, colocados pelo professor, foram atingidos.

Vídeo Sobre o Professor e a Avaliação do Rendimento Escolar:

A Recuperação de Estudos

Um principio muito importante que esta nesta lei, diz respeito a recuperação dos estudos, a autonomia da definição da escola de sua proposta pedagógica e do compromisso dela e de seus profissionais com a aprendizagem de seus alunos.

blog460x325_feb22_0_11-9410884-9164500-4180618

Cabe à escol a, e somente a ela, fundamentada no princípio de sua autonomia e no seu direito de definir a sua proposta pedagógica (inciso I do art. 12), onde o processo de verificação da aprendizagem é um dos elementos de maior importância, decidir sobre formas e procedimentos a serem utilizados na avaliação da aprendizagem dos alunos.

Vídeo Sobre a Recuperação de Estudos:

Os Objetivos e seu Papel na Avaliação da Aprendizagem

A avaliação deve ser encarada como reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino, resume Mere Abramowicz, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Daí a importância de pensar e planejar muito antes de propor um debate ou um trabalho em grupo.

É por isso que, no limite, você pode adotar, por sua conta, modelos próprios de avaliar os estudantes, como explica Mere. “Felizmente, existem educadores que conseguem colocar em prática suas propostas, às vezes até transgredindo uma sistemática tradicional.

Boa avaliação

Para uma boa avaliação deve se levar em conta Saber o nível atual de desempenho do aluno (etapa também conhecida como diagnóstico); Comparar essa informação com aquilo que é necessário ensinar no processo educativo (qualificação); Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados (planejar atividades, sequências didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos instrumentos avaliativos para cada etapa).

Vídeo Sobre os Objetivos e seu Papel na Avaliação da Aprendizagem:

Avaliação do Rendimento Escolar e os Aspectos Legais

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de A Avaliação do Rendimento Escolar e os Aspectos Legais com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.