A Educação Matemática

Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “A Educação Matemática” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais da Educação Matemática mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.

A Educação Matemática

A educação matemática é uma educação que consiste com o foco maior no aprendizado sem ter que decorar nada, e sim aprender de verdade.

A educação matemática

Sendo que a matemática também proporciona alguns assuntos que devem aprender formulas de equações, o que deixa a disciplina bem mais complicada.

Desenvolvimento Histórico do Ensino de Matemática

A primeira vez em que a noção de valor absoluto aparece nos programas franceses de matemática de 1981 é no 7º ano e não no 6º como poderiam fazer acreditar certas definições de da soma de dois relativos que aparecem nos manuais do 6º ano.

1232847_348538-9553299-1667879-7826197

Esta noção não aparece nos programas do 8º e do 9º. Que quer isso dizer? Que tipo de aprendizagem é que se pretende? Trata-se de uma forma cómoda de designar um número relativo sem o seu sinal (que é o que os alunos pensam), como a própria expressão valor absoluto sugere, a fim de enunciar de forma simples a regra da adição d e dois relativos? Porque não figura então já nos programas do 6º ano? E já que ela lá não figura, não podemos passar sem ela como faz Cauchy no seu curso da Escola Politécnica e como o fazem todos os matemáticos até ao século XIX? E se só se tratar disso, quando e como se operará a passagem a sup(a, -a) ou a |a| = a se a>0 ou a=0 e |a| = -a se a<0? Alguns elementos de resposta podem ser encontrados vendo como no século XIX se operou esta passagem e permitindo lançar um olhar crítico sobre os exercícios com valores absolutos e o seu interesse.

Vídeo Sobre Desenvolvimento Histórico do Ensino de Matemática:

Situação do Ensino de Matemática no Brasil

O ensino de matemática ano Brasil está na frente de muitos países, sendo que ainda está um pouco atrasada em relação a outros. mas esse ensino conta com bons professores, e usa de recursos avançados.

aula-de-matematica-2636076-9923758-2764332

Se for colocar o ensino do Brasil em relação a outros países de primeiro mundo, ainda está muito ultrapassado o ensino brasileiro.

Objetivos na Matemática no Brasil

Os objetivos propostos para este estudo visam estudar as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da Matemática no Ensino; analisar as teorias e práticas da Matemática no contexto escolar; Identificar as principais causas das dificuldades nesse processo; Identificar os fatores que afetam a aprendizagem da Matemática; Avaliar a adequação das estratégias pedagógicas adotadas pelos professores de Matemática;

Vídeo Sobre Situação do Ensino de Matemática no Brasil:

Teoria de Piaget

Piaget ainda afirma que o ensino deveria formar o raciocínio, conduzindo à compreensão e não è memorização, desenvolvendo um espírito criativo e não repetitivo.

732807111011264-1818390-3965357-2224198

O professor deveria criar situações que levem o discente a encontrar a solução correta, de acordo com seu nível de desenvolvimento psicogenético, através de trabalhos práticos individuais ou em grupo, de diálogo entre colegas ou com o professor.

Prática do Desenvolvimento do Conteúdo

A matemática é geralmente tratada como uma disciplina que apenas “transmite” uma série de regras arbitrárias e ensina uma linguagem de signos, sem garantir, o desenvolvimento de estruturas cognitivas que sustentem a possibilidade do real entendimento daquilo que se pretende ensinar.

Vídeo Sobre Teoria de Piaget:

Processos Didáticas no Ensino de Matemática

O ensino da Matemática se apresenta descontextualizado, inflexível e imutável, sendo produto de mentes privilegiadas. O aluno é, muitas vezes, um mero expectador e não um sujeito partícipe, sendo a maior preocupação dos professores cumprir o programa. Os conteúdos e a metodologia não se articulam com os objetivos de um ensino que sirva à inserção social das crianças, ao desenvolvimento do seu potencial, de sua expressão e interação com o meio.

matematica-concurso-6844753-6031192-4518311

A utilização de técnicas lúdicas: jogos, brinquedos e brincadeiras direcionadas pedagogicamente em sala de aula podem estimular os alunos a construção do pensamento lógico-matemático de forma significativa e a convivência social, pois o aluno, ao atuar em equipe, supera, pelo menos em parte, seu egocentrismo natural. Os jogos pedagógicos, por exemplo, podem ser utilizados como estratégia didática antes da apresentação de um novo conteúdo matemático, com a finalidade de despertar o interesse da criança, ou no final, para reforçar a aprendizagem.

Dedução e Indução

A dedução consiste em se chegar a uma verdade particular e/ou específica a partir de outra mais geral ou abrangente. Na indução, percorremos o caminho contrário: observando casos particulares, isolados, procuramos neles um padrão, ou uma lei geral que os explica e se aplica a todos os casos isolados análogos aos observados.

Vídeo Sobre Processos Didáticas no Ensino de Matemática:

Processos de Avaliação

O processo de avaliar se encontra presente em todos os momentos da vida humana. A todo o instante avaliamos, desde as atribuições de valor que damos ao que comemos, bebemos ou vestimos, até a escolha das nossas companhias, nosso segmento profissional e intelectual.

app-khan-academy-matemacc81tica-4637233-2792268-9264000

Todas essas decisões que tomamos, às vezes inconscientemente, passam por um processo avaliativo que nos leva a escolha do que nos é conveniente, do que nos promove conforto, comodidade ou a sensação de que estamos fazendo a coisa certa.

Vídeo Sobre Processos de Avaliação:

Livros Textos Mais usados no Ensino da Matemática e sua Influência

Para o ensino de matemática no brasil são utilizados diversos livos, sendo que os professores buscam por livros que os alunos podem pegar o assunto o mais rápido possível.

silhouette-936724_960_720-6690177-7857898-9719206

Esses livros são:

  1. Infinitesimal, de Amir Alexander. Editora Zahar.
  2. O Andar do Bêbado, de Leonard Mlodinow. Editora Zahar.
  3. Incríveis Passatempos Matemáticos, de Ian Stewart. Editora Zahar.
  4. Estatística, de Charles Wheelan. Editora Zahar.
  5. A Matemática nos Tribunais, de Leila Schneps e Coralie Colmez. Editora Zahar.

Vídeo Sobre Livros Textos Mais usados no Ensino da Matemática:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de A Educação Matemática com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.