Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “A Educação Matemática” mostrando seus pontos principais.
Os pontos principais da Educação Matemática mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.
A educação matemática é uma educação que consiste com o foco maior no aprendizado sem ter que decorar nada, e sim aprender de verdade.
Sendo que a matemática também proporciona alguns assuntos que devem aprender formulas de equações, o que deixa a disciplina bem mais complicada.
A primeira vez em que a noção de valor absoluto aparece nos programas franceses de matemática de 1981 é no 7º ano e não no 6º como poderiam fazer acreditar certas definições de da soma de dois relativos que aparecem nos manuais do 6º ano.
Esta noção não aparece nos programas do 8º e do 9º. Que quer isso dizer? Que tipo de aprendizagem é que se pretende? Trata-se de uma forma cómoda de designar um número relativo sem o seu sinal (que é o que os alunos pensam), como a própria expressão valor absoluto sugere, a fim de enunciar de forma simples a regra da adição d e dois relativos? Porque não figura então já nos programas do 6º ano? E já que ela lá não figura, não podemos passar sem ela como faz Cauchy no seu curso da Escola Politécnica e como o fazem todos os matemáticos até ao século XIX? E se só se tratar disso, quando e como se operará a passagem a sup(a, -a) ou a |a| = a se a>0 ou a=0 e |a| = -a se a<0? Alguns elementos de resposta podem ser encontrados vendo como no século XIX se operou esta passagem e permitindo lançar um olhar crítico sobre os exercícios com valores absolutos e o seu interesse.
O ensino de matemática ano Brasil está na frente de muitos países, sendo que ainda está um pouco atrasada em relação a outros. mas esse ensino conta com bons professores, e usa de recursos avançados.
Se for colocar o ensino do Brasil em relação a outros países de primeiro mundo, ainda está muito ultrapassado o ensino brasileiro.
Os objetivos propostos para este estudo visam estudar as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da Matemática no Ensino; analisar as teorias e práticas da Matemática no contexto escolar; Identificar as principais causas das dificuldades nesse processo; Identificar os fatores que afetam a aprendizagem da Matemática; Avaliar a adequação das estratégias pedagógicas adotadas pelos professores de Matemática;
Piaget ainda afirma que o ensino deveria formar o raciocínio, conduzindo à compreensão e não è memorização, desenvolvendo um espírito criativo e não repetitivo.
O professor deveria criar situações que levem o discente a encontrar a solução correta, de acordo com seu nível de desenvolvimento psicogenético, através de trabalhos práticos individuais ou em grupo, de diálogo entre colegas ou com o professor.
A matemática é geralmente tratada como uma disciplina que apenas “transmite” uma série de regras arbitrárias e ensina uma linguagem de signos, sem garantir, o desenvolvimento de estruturas cognitivas que sustentem a possibilidade do real entendimento daquilo que se pretende ensinar.
O ensino da Matemática se apresenta descontextualizado, inflexível e imutável, sendo produto de mentes privilegiadas. O aluno é, muitas vezes, um mero expectador e não um sujeito partícipe, sendo a maior preocupação dos professores cumprir o programa. Os conteúdos e a metodologia não se articulam com os objetivos de um ensino que sirva à inserção social das crianças, ao desenvolvimento do seu potencial, de sua expressão e interação com o meio.
A utilização de técnicas lúdicas: jogos, brinquedos e brincadeiras direcionadas pedagogicamente em sala de aula podem estimular os alunos a construção do pensamento lógico-matemático de forma significativa e a convivência social, pois o aluno, ao atuar em equipe, supera, pelo menos em parte, seu egocentrismo natural. Os jogos pedagógicos, por exemplo, podem ser utilizados como estratégia didática antes da apresentação de um novo conteúdo matemático, com a finalidade de despertar o interesse da criança, ou no final, para reforçar a aprendizagem.
A dedução consiste em se chegar a uma verdade particular e/ou específica a partir de outra mais geral ou abrangente. Na indução, percorremos o caminho contrário: observando casos particulares, isolados, procuramos neles um padrão, ou uma lei geral que os explica e se aplica a todos os casos isolados análogos aos observados.
O processo de avaliar se encontra presente em todos os momentos da vida humana. A todo o instante avaliamos, desde as atribuições de valor que damos ao que comemos, bebemos ou vestimos, até a escolha das nossas companhias, nosso segmento profissional e intelectual.
Todas essas decisões que tomamos, às vezes inconscientemente, passam por um processo avaliativo que nos leva a escolha do que nos é conveniente, do que nos promove conforto, comodidade ou a sensação de que estamos fazendo a coisa certa.
Para o ensino de matemática no brasil são utilizados diversos livos, sendo que os professores buscam por livros que os alunos podem pegar o assunto o mais rápido possível.
Esses livros são:
Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de A Educação Matemática com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta