A fluência na leitura

Oi, gente! Nesse texto vamos falar um pouco sobre a fluência no ato da leitura, uma das mais belas habilidades relacionadas à um bom leitor.

O que é a fluência na leitura?

O leitor deve desenvolver uma gama de habilidades, começando com o reconhecimento de letras, para reconhecer a interseção da fala e unidades maiores. Para muitos pesquisadores, reconhecer letras nem é o primeiro passo, porque antes disso, as pessoas, sejam elas crianças ou adultos, podiam reconhecer a função do texto, o apoio ao texto e sua importância em uma cultura específica.

homem-bonito-lendo-um-livro-no-sofa_144627-19259-6922629-5939383

Os leitores que sabem ler com fluência podem reconhecer letras, palavras, frases e texto; encontrar informações menos ou mais específicas; além de muitas outras habilidades, eles também podem inferir o escopo e o nível de complexidade.

Existem textos onde a fluência na leitura é naturalmente ruim?

Em relação ao texto e sua composição, existem algumas operações que podem ajudar a criar um caminho de leitura mais suave para o leitor. Alguns pesquisadores usam o termo “legibilidade” para se referir às características do texto, o que lhe permite ler mais ou menos fluentemente, sem obstáculos de várias naturezas. Alguns textos atrapalham até mesmo leitores considerados experientes por não possuírem uma boa ‘legibilidade”.

Alguns textos, porém, são suaves à leitura. Tal característica envolve a escolha de palavras, a construção frasal, a padronização da ortografia ou o tempo de escrita, a qualidade dos gráficos de texto, o tamanho das fontes usadas, a interferência de cores e muitas outras coisas mais que possamos imaginar sobre a formatação de um texto escrito.

As crianças e a fluência na leitura

Na educação, desde o início da escola, o desenvolvimento de leitores fluentes e capazes de demonstrar consciência crítica tem sido importante. Em termos de leitura e escrita, a fluência depende da leitura, reconhecendo as palavras mais rapidamente e automatizando determinadas estruturas para que não haja infortúnio na ora de ler.

familia-feliz-no-livro-de-leitura-do-sofa_13339-45096-6232409-1648650

Portanto, quanto maior a familiaridade da criança com um determinado tipo de texto, e quanto mais cedo ele parar de se preocupar com a decodificação e pensar no sentido da leitura, maior será sua chance de adquirir fluência.

Curtiu nosso texto sobre a fluência na leitura?

Que bom que você gostou, temos muito mais textos sobre o ato de ler aqui no Demonstre, experimente esse aqui, 10 jogos para aprender a ler, garanto que você vai gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.