A formiga e o grão de trigo, provam que nem sempre apropriar-se do que temos para o momento, a fim de satisfazer as nossas necessidades e a coisa certa a se fazer. Portanto, parar algumas vezes para pensar e avaliar, qual o melhor investimento a ser feito, pode trazer resultados muto maiores e melhores.
Outra lição dessa fábula, é a capacidade de dar ouvidos aos conselhos sábios. Quando tiver paciência para ouvir a sabedoria dos experientes, poderá alcançar algo extraordinário, para toda sua vida.
Um grão de trigo, foi deixado para traz no campo após uma grande colheita. Como não conseguiu sozinho afundar-se no solo, esperava pela chuva, para que pudesse se esconder-se novamente sob a terra.
Certo dia, uma formiga, acostumada com o trabalho duro, passando pelo local, viu o pequeno grão, colocou-o nas costas e partiu corajosamente em direção ao formigueiro. À medida que andava, o grão de trigo parecia pesar cada vez mais sobre suas costas cansadas da formiga. Até que decidiu tentar convencer a pequena trabalhadora:
– Por que você não me deixa aqui? perguntou-lhe o grão de trigo.
A formiga respondeu:
– Se você ficar para trás, podemos não ter provisões suficientes para o inverno. Em nosso formigueiro há muitas formigas e cada uma de nós deve levar para o celeiro todo o alimento que encontrar.
– Mas eu não fui feito só para alimentar, objetou o grão de trigo.
– Sou uma semente, cheia de vida, e meu destino é dar origem a uma planta. Se você me ouvir cara, formiga, poderemos fazer uma aliança.
A formiga, contente por poder descansar um pouco, colocou o grão de trigo no chão e perguntou:
– Que aliança? – Se você me deixar aqui no campo, respondeu o grão de trigo, em vez de me levar para o formigueiro, eu darei a você, daqui a um ano, cem grãos de trigo exatamente iguais a mim.
A formiga olhou para o grão de trigo com ar incrédulo.
– Sim cara formiga, creia no que estou lhe dizendo. Se você desistir de mim agora eu lhe darei cem de mim, cem grãos de trigo para o seu celeiro.
A formiga pensou:
– Cem grãos de trigo em troca de um só… Mas isso é um milagre! E como você vai fazer isso? perguntou ela.
– Isso é um mistério, (respondeu o grão de trigo), – É o mistério da vida. Cave um buraquinho, enterre-me dentro dele e volte dentro de um ano.
No ano seguinte a formiga voltou. O grão de trigo transformara-se numa nova planta carregada de sementes, cumprindo portanto, sua promessa.
Moral da história: “A paciência e confiança sempre serão recompensadas!”
Autor: Leonardo da Vinci Adaptação: Elaine Costa
Ele era: pintor, desenhista, escultor, arquiteto, astrônomo, além de engenheiro de guerra e engenheiro hidráulico entre outros ofícios. Portanto, considerado um gênio,cuja mente será sempre objeto de admiração.
Nasceu no vilarejo de Vinci, na região de Florença, Itália, em 15 de abril de 1452, era filho ilegítimo de Ser Piero um proprietário rural e Catarine uma camponesa.Portanto, como referência a cidade natal, adotou o sobrenome Da Vinci.
Desde criança suas habilidades artísticas já eram notadas pelo pai que reuniu alguns de seus trabalhos e encaminhou a oficina de Andréa del Verrocchio (1435-1488) para ser seu aprendiz.
Logo, aos 20 anos, passou a compor a Corporação dos Pintores de Florença, nessa época já era admirado e aceito por outros artistas e intelectuais. Morou em Milão, Veneza e Roma até ser convidado em 1516 pelo soberano francês Francisco I, para morar no Castelo de Clous na França.
Portanto, aos 67 anos, já abatido e com a mão direita paralisada, morreu em 02 de maio de 1519.
Contudo, antes de morrer Da Vinci que era canhoto, deixou vários manuscritos que portanto, mais tarde seriam reunidos no Tratado sobre a pintura. ( Fonte: Info escola)
Exercício 1
Exercício 2
Faça em seu caderno, uma lista de sementes que você consiga lembrar, as quais dependem do tempo para se desenvolverem e multiplicarem.
Faça também um desenho bem bonito para ilustrar as sementes que você escolheu.
A brincadeira desta vez, é bem parecida com ” Morto e vivo”, só que a chamaremos de ” “formiga e trigo”
Ainda que seja uma dinâmica simples, contudo, ela garante com toda certeza, muita animação em meio a garotada! Portanto, além de ser usada para aproximação e interação entre a turma, servirá como exercício físico.
Se você gostou da fábula ” a formiga e o grão de trigo”, leia e compartilhe com colegas e familiares. Existem simples histórias que trazem grandes lições de vida. Se você quiser ler mais, temos uma série de fábulas
Por certo, elas te ajudarão a refletir muito, sobre diversas situações da vida. Temos várias outras atividades maravilhosas no blog, por isso te convidamos a visitá-lo, e assim aproveitar tudo o que ele tem de bom!
Abraço e até breve!
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta