Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “A Geografia como Disciplina do Currículo do Ensino de 1º e 2º – Ensino de Geografia” mostrando seus pontos principais.
Os pontos principais da Geografia como Disciplina do Currículo do Ensino de 1º e 2º – Ensino de Geografia mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.
O ensino de geografia é muito diversificado, mais busca uma meta para o ensino dos alunos, e de acordo com a serie dos alunos esses contextos podem mudar.
No primeiro e segundo ano o ensino ainda é muito focado em teorias para que os alunos conheçam da disciplina, mas também pode ser utilizada a prática para os alunos desenvolverem um pouco mais.
Quando o foco da Geografia estava nas descrições físicas dos lugares, os estudos se concentravam em identificar os componentes da paisagem (tipos de vegetação, relevo e clima), o número de habitantes e o nome de cidades e rios importantes que banham a região.
Cabe ao professor mostrar os problemas sociais e, ao mesmo tempo, despertar nos alunos a consciência sobre seu papel como cidadãos ativos na resolução dos problemas locais e gerais.
Os professores defendem um relacionamento mais próximo com ciências como História, Antropologia, Sociologia, Filosofia e Psicologia, tendo foco na cultura e nas representações que o homem faz de si, dos outros e do espaço.
O objeto é as formas de como o a disciplina é ensinada e os recursos físicos e matérias utilizados para esse ensino. Com tudo isso, a maneira de ensinar a ciência que estuda a Terra e suas transformações também se modifica.
A Geografia tem passado por amplas tentativas de renovação para conseguir formar estudantes capazes de compreender as relações entre a sociedade e a natureza.
Existem três perspectivas de ensino que, segundo os especialistas, devem ser trabalhadas de forma complementar para que o espaço – principal objeto de estudo da disciplina – seja bem compreendido: a perspectiva tradicional, a crítica e a cultural.
Apesar das diferentes perspectivas da Geografia, a maneira de ensiná-la, de repassá-la aos alunos, normalmente, baseia-se na introdução e exposição que o professor faz da disciplina, além do auxílio do material didático.
O ensino da geografia é baseado em diversos recursos mas, como pode ser visto nos dias atuais ainda se deixa muito a desejar.
Para comprovar se os estudantes adquiriram os conhecimentos necessários são aplicados testes e exercícios que possam comprovar se o conteúdo foi assimilado ou não.
É uma ênfase que tem por sua base o ensino da disciplina com relação ao conhecimento dos alunos, a teoria tem suas bases desde o principio do enino na disciplina de geografia.
A metodologia utilizada é muitas vezes a mesma de muitos tempos atras, mais em dias atuais já são utilizadas de diversas técnicas que podem aumentar o aprendizado dos alunos de diversas formas.
A Geografia tem passado por amplas tentativas de renovação para conseguir formar estudantes capazes de compreender as relações entre a sociedade e a natureza. O método é ensinado com base na idade e na serie do aluno.
Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de — com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta