A leitura

Você já se perguntou o que é de fato leitura? Certamente posso te garantir que é um pouco mais do que decodificar símbolos. Acompanhe nosso texto!

A leitura é uma atividade apenas mecânica?

A leitura é considerada apenas uma atividade mecânica que decodifica palavras ou extrai significados que de um texto pronto. Ao pensar dessa maneira, a crença das pessoas é que, para se tornar um leitor conhecido, basta aprender a ler cedo na escola, e os alunos saberão ler qualquer texto.

uma-mulher-de-negocios-lendo-jornal-bebendo-cafe-e-usando-laptop_9563-54-9390662-7698141

Hoje, as pessoas já sabem que a leitura é uma atividade complexa, na qual o leitor gera significado com base na relação que estabelece entre informação textual e conhecimento. A leitura não é apenas decodificação, mas também compreensão e crítica. Isso significa que bons leitores precisam executar essas operações no texto. A decodificação faz parte da leitura. Em uma simples decodificação, o leitor basicamente soletra as letras em uma sílaba, conecta sílabas e forme palavras e conecta palavras para formar sentenças.

Como ocorre o processo de leitura?

No processo de leitura, à medida que a informação no texto é decodificada, e o leitor pode estabelecer uma relação entre a informação e seu conhecimento anterior, uma unidade de significado será estabelecida. Em outras palavras, o entendimento aconteceu. Ao entender o texto, o leitor pode apreciar o que disse, ser capaz de se corrigir e criticar.

cachorro-olhando-para-laptop-com-interesse_67473-1366-7436421-3316077

A leitura é uma atividade cognitiva e uma atividade social. Como atividade cognitiva, supõe-se que as pessoas executem uma série de operações psicológicas. A leitura é uma atividade social cuja premissa é a interação entre escritores e leitores que estão distantes, mas desejam se comunicar. Eles fazem isso sob condições de comunicação muito específicas, porque cada um desses tópicos (escritores e leitores) tem seus próprios objetivos, expectativas e entendimento do mundo.

A leitura é restrita à matérias de línguas?

É importante que toda a escola, não apenas os professores de alfabetização, compreenda que a leitura pode ser ensinada em todas as disciplinas e em todos os anos acadêmicos, ou seja, estratégias de leitura que possam ensinar os leitores a ler melhor. Outra consideração para os professores é que é importante ajudar os leitores a ler para alcançar um objetivo específico. Ou seja, ler é interagir com o autor através do texto escrito à distância, buscando prazer, distração, informação ou conhecimento.

Diferentes tipos de texto atendem a diferentes objetivos de leitura, e cada objetivo possui uma estratégia específica e mais eficaz. Por exemplo, lendo o menu em uma barra, lendo uma enciclopédia para obter informações, lendo um livro para aprender ou lendo uma história em quadrinhos para se distrair – cada um desses processos é diferente. Considerar a leitura dessa maneira tem grandes vantagens. O principal objetivo é mostrar que existem muitas maneiras de melhorar a capacidade de leitura de uma vida, ou seja, o ensino da leitura não é um estágio de aprendizado pontual que termina com a alfabetização.

O que achou do texto sobre leitura?

Fica por aqui, temos muitos outros textos pra você com o mesmo tema, você pode começar por esse aqui: A fluência na leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.