A Língua e a Linguagem no Ensino da Língua Materna

Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “A Língua e a Linguagem no Ensino da Língua Materna” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais da A Língua e a Linguagem no Ensino da Língua Materna mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.

A Língua e a Linguagem no Ensino da Língua Materna

Língua materna é a primeira língua que uma criança aprende e que geralmente corresponde ao grupo étnico-linguístico com que o indivíduo se identifica culturalmente.

A língua e a linguagem no ensino da língua materna

Por exemplo, uma criança descendente de portugueses mais facilmente irá adotar a língua que os seus pais utilizam devido às suas origens.

Língua Entidades Diferentes

A língua não é, como muitos acreditam, uma entidade imutável, homogênea, que paira por sobre os falantes.

brasiu-7969371-5179208-7713456

Pelo contrário, todas as línguas vivas mudam no decorrer do tempo e o processo em si nunca pára. Sendo que, a mudança lingüística é universal, contínua, gradual e dinâmica, embora apresente considerável regularidade.

Linguagem como Entidades Diferentes

A lingüística moderna, no entanto, prioriza a língua falada em relação à língua escrita por vários motivos, dentre eles pelo fato de que todas as sociedades humanas conhecidas possuem a capacidade da fala, mas nem todas possuem a escrita. Analisando a nossa própria sociedade, podemos concluir que a escrita pertence a poucos, uma vez que grande parte da população brasileira é constituída por analfabetos ou semi-analfabetos e que mesmo os que tiveram acesso à escola não a usam muito.

Vídeo Sobre:

Componentes da Comunicação Verbal

A comunicação está associada à linguagem e interação, de forma que representa a transmissão de mensagens entre um emissor e um receptor.

lingua-portuguesa-470x320-4518962-7784629-1597516

Os componente verbais da língua materna são de acordo com a mensagem repassada do emissor ao receptor.

Os componentes

Emissor: chamado também de locutor ou falante, o emissor é aquele que emite a mensagem para um ou mais receptores, por exemplo, uma pessoa, um grupo de indivíduos, uma empresa, dentre outros.

Receptor: denominado de interlocutor ou ouvinte, o receptor é quem recebe a mensagem emitida pelo emissor.

Mensagem: é o objeto utilizado na comunicação, de forma que representa o conteúdo, o conjunto de informações transmitidas pelo locutor, por isso.

Código: representa o conjunto de signos que serão utilizados na mensagem

Canal de Comunicação: corresponde ao local (meio) onde a mensagem será transmitida, por exemplo, jornal, livro, revista, televisão, telefone, dentre outros.

Contexto: Também chamado de referente, trata-se da situação comunicativa em que estão inseridos o emissor e receptor.

Ruído na Comunicação: ele ocorre quando a mensagem não é decodificada de forma correta pelo interlocutor, por exemplo, o código utilizado pelo locutor, desconhecido pelo interlocutor; barulho do local; voz baixa; dentre outros.

Vídeo Sobre os Componentes da Comunicação Verbal:

Função da Linguagem

As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.

portugues-6786674-4176829-5662496

Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto. Assim, elas determinam o objetivo dos atos comunicativos.

Vídeo Sobre as Função da Linguagem:

Mecanismos da Língua

A linguagem materna com o uso os mecanismos da língua são baseados de forma na linguagem.

books-wallpaper-7-e1488715999252-5443801-7610260-2517368

O tempo todo estamos tentando estabelecer contato com as pessoas, seja por meio da fala, pois aos mecanismos da língua materna só pode ser estabelecida por meio da fala.

Combinação e Seleção

Para obter precisão conceitual, é necessário selecionar as palavras de forma que elas expressem exatamente o que se pretende dizer. Portanto, deve se evitar ao máximo os termos que pareçam ambíguos na construção da oração. Outro fator importante é conhecer o conceito de cada palavra, assim é mais fácil obter sucesso no significado da oração.

Vídeo Sobre os Mecanismos da Língua:

Revisão das ideias Básicas

As preocupações em torno do fracasso escolar no ensino do Português são evidenciadas pelas constantes pesquisas e projetos de ensino, que abrangem o processo geral – Linguagem Verbal .

letters-2k-wallpaper-e1522958769979-5583571-5003345-3693294

De modo a conhecer e interpretar a realidade das atividades em torno da linguagem em sala de aula, com o objetivo de implantar reflexões, propor soluções e contribuir, com subsídios teóricos e práticos, no desenvolvimento da prática pedagógica do ensino do Português.

Sugestões de Aplicação do Conhecimento

Podem usar nesses estudos, vastos e complexos temas – oriundos dos problemas detectados nesta área-, como, por exemplo: evasão escolar, causas das reprovações na disciplina, dificuldades de aprendizagem dos alunos no uso da língua escrita, produção de textos orais e escritos, leitura, interpretação, gramática, análise de livro didático, língua padrão, variedades lingüísticas, relação professor-aluno, programas de ensino, metodologias de ensino, formação do professor, modelo tradicional de ensino, concepções de língua/linguagem, entre tantos outros.

Vídeo Sobre Revisão das ideias Básicas:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de Língua e a Linguagem no Ensino da Língua Materna com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.