A Mecânica e o funcionamento do Universo

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de viver, com base no uso da física, e nesse post vamos trabalhar com o “A Mecânica e o funcionamento do Universo”.

Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das pessoas baseada em A Mecânica e o funcionamento do Universo, que demonstram como estão se sentindo.

A Mecânica e o funcionamento do Universo

O universo é composto por diversos fatores que influenciam no nosso dia a dia, sendo eles diretamente ou indiretamente. Assim como a gravidade que é uma das forças fundamentais da natureza, em conjunto com o eletro magnetismo, a força fraca e a força forte.

A mecânica e o funcionamento do universo

Esse funcionamento se baseia de acordo com esses elementos como os fatores climáticos, como as tempestades, as marés altas  baixas, as ocorrências de chuvas e outros.

Força peso

A força peso (P) é um tipo de força que atua na direção vertical sob a atração da gravitação da Terra.

plano20inclinado203-3386601-1224274-7514960

Ou seja é a força que existe sobre todos os corpos, sendo exercida sobre eles por meio do campo gravitacional da Terra.

Força Normal

Além da força peso, temos a força normal que também atua na direção vertical num plano reto. Assim, a força normal será de mesma intensidade da força peso, no entanto, em sentido oposto.

Vídeo sobre Força peso:

Aceleração gravitacional

A aceleração gravitacional é a aceleração na qual um corpo de determinada massa fica submetido por algum outro corpo de massa extremamente maior (planeta, lua, estrela – dado o alto valor das massas desses corpos).

hqdefault-9247162-2563554-9162415

Podendo ser definida como o aumento gradativo da velocidade, a cada instante de tempo, que um corpo sofre caso estivesse em queda livre (liberado de um ponto mais alto, a partir do repouso).

Vídeo sobre Aceleração gravitacional:

Lei da Gravitação Universal

A lei afirma que, se dois corpos possuem massa, ambos sofreram uma força de atração mútua proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade.

image2-5571122-2158078-7696315

A gravidade é uma força fundamental de atração que age entre todos os objetos por causa de suas massas, isto é, a quantidade de matéria de que são constituídos.

Origem da Lei

Essa lei foi formulada pelo físico inglês Isaac Newton em sua obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, publicada em 1687, que descreve a lei da gravitação universal e as Leis de Newton — as três leis dos corpos em movimento que assentaram-se como fundamento da mecânica clássica.

Vídeo sobre Lei da Gravitação Universal:

Leis de Kepler

As leis de Kepler são as três leis do movimento planetário definidas por Johannes Kepler (1571 – 1630), um matemático e astrônomo alemão. Essas leis foram a principal contribuição de Kepler à astronomia e à astrofísica.

lk2-9118078-9771539-1089713

As leis:

1 – Esta lei definiu que as órbitas não eram circunferências, como se supunha até então, mas sim elipses.

2 – Esta lei determina que os planetas se movem com velocidades diferentes, dependendo da distância a que estão do Sol.

3 – Os quadrados dos períodos de translação dos planetas são proporcionais aos cubos dos semi-eixos maiores de suas órbitas.

Johannes Kepler

foi um astrônomo, astrólogo e matemático alemão. Considerado figura-chave da revolução científica do século XVII, é todavia célebre por ter formulado as três leis fundamentais da mecânica celeste, denominadas por Leis de Kepler, tendo estas sido codificadas por astrônomos posteriores com base nas suas obras Astronomia Nova, Harmonices Mundi, e Epítome da Astronomia de Copérnico. Essas obras também forneceram uma das bases para a teoria da gravitação universal de Isaac Newton.

Vídeo sobre Leis de Kepler:

Corpos celestes

Corpo celeste é todo e qualquer astro que se encontra no espaço sideral.

corpos-celestes-6353092-4111867-6445656

A ciência que estuda o Universo é a Astronomia, mas existem outras ciências que contribuem para o aprimoramento do conhecimento acerca do Universo.

Movimentos dos Corpos celestes

O movimento dos corpos celestes ao redor das estrelas é dado pela lei da gravitação universal, em que o campo gravitacional da estrela atrai os demais corpos celestes. O mesmo ocorre com os satélites planetários: o campo gravitacional do sol e do planeta faz o satélite o orbitar.

Vídeo sobre Movimentos de corpos celestes:

Influência na Terra: marés e variações climática

O planeta conta com essas influências que ao longo do nosso dia vemos diariamente, principalmente pessoas que moram em litoral.

Estas variações dizem respeito a mudanças de temperatura, precipitação, nebulosidade e outros fenômenos climáticos em relação às médias históricas. Tais variações podem alterar as características climáticas de uma maneira a alterar sua classificação didática.

As Marés

A maré é um dos fenômenos naturais mais conhecidos. Esse fenômeno ocorre em razão do movimento periódico de subida e descida do nível da água, produzindo dessa maneira as chamadas marés altas e marés baixas. Foi Isaac Newton que, a partir da expressão da força gravitacional, deu a explicação para esse fenômeno natural.

Vídeo sobre Influência na Terra:

Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução

Na cosmologia moderna, a origem do Universo é o instante em que surgiram toda a matéria e a energia que existem atualmente no Universo como consequência de uma grande expansão. A teoria do Big Bang é abertamente aceita pela ciência em nossos dias e implica que o Universo poderia se ter originado fazem 13 730±120 milhões de anos, num instante definido.

a-teoria-big-bang-tenta-explicar-origem-universo-540f46f8d537b-7857985-6835689-6854316

Na década de 1930, o astrónomo estadunidense Edwin Hubble confirmou que o Universo estava se expandindo, fenômeno que o sacerdote e astrofísico George Lemaitre descreveu em sua investigação sobre a expansão do Universo (Big Bang), baseado nas equações de Albert Einstein e com a teoria da relatividade geral .

Vídeo sobre Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução:

FIM

Chegamos ao fim do poste onde falamos das Mecânica e o funcionamento do Universo, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.