A natureza da vida – Biologia

Olá, como sabemos a biologia está presente em nosso dia a dia de várias formas, sendo assim o demonstre hoje vem com uma lista de fatores que influenciam na biologia, e principalmente no modo de viver pelas pessoas.

E hoje vamos falar de A natureza da vida, onde baseado em estudos, vamos mostra como é o desenvolver desse processo biológico que envolve diversos fatores.

A natureza da vida – Biologia

A natureza da vida é a biologia em si relatando sobre a descoberta dos seres vivos, como eles se reproduzem, de que eles são compostos, como se alimentam e entre outras diversidades.

A natureza da vida – biologia

Começamos pela origem da biologia que veio de Aristóteles, com as classificações dos animais, depois as bases dos pensamentos científicos com as teorias sujeitadas a uma seleção natural, até que se chegue a uma explicação satisfatória para os fatos observados, informando as características dos seres vivos, também os níveis de organização biológica, também a abiogênese versus biogênese.

Origem da biologia

O primeiro registro da biologia foi o filósofo e naturista Aristóteles. Ainda no século IV a.C. ele estudou e fez classificações de animais quanto à presença ou não de sangue, observando também a adaptação evolutiva de animais e plantas.

origem-da-biologia-11-8520551-2569275-2211813

Estudo da Vida

O estuda da vida é baseado em cima da biologia, onde estuda como foi formados os animais, as pessoas e as plantas.

Videos sobre Origem da biologia:

Bases do pensamento científico

Os cientistas criaram um conjunto de teorias baseadas nesses estudos e observações, e essas teorias são sujeitadas a uma seleção natural, até que se chegue a uma explicação satisfatória para os fatos observados. Essa teoria deve ser consistente com os fatos. Deve poder prever que, em condições e situações idênticas, os resultados esperados devem se repetir.

pensamento-cientifico-4192620-1999305-6974532

Investigação da natureza

Investigar a natureza é analisar os caminhos percorridos pelo conhecimento científico ocidental, particularmente pela história natural, no deslocamento do seu berço europeu, e discutir o impacto causado pela diversidade dos nossos ambientes naturais sobre o desenvolvimento deste conhecimento.

Videos sobre Bases do pensamento científico:

https://youtube.com/watch?v=TaWTsQHLmvU

Procedimentos em ciência

O procedimento de todas as ciências é o mesmo; conhecendo tais e quais ingredientes como separados, únicos e originais em todo o esplendor da diversidade, pretende-se conhecer também a unidade nas relações mútuas mediante as quais todas as partes criam vínculos e formam uma unidade orgânica.

procedimentosemcic3aancia-3668445-9041959-9801006

Método científico

É um aglomerado de regras básicas dos procedimentos que produzem o conhecimento científico, quer um novo conhecimento, quer uma correção (evolução) ou um aumento na área de incidência de conhecimentos anteriormente existentes.

Videos sobre Procedimentos em ciência:

Características dos seres vivos

As principais características dos seres vivos são a sua composição química comum, a presença de células, o metabolismo, a capacidade de reprodução e a evolução. Todos os organismos vivos apresentam determinados tipos de elementos químicos. São eles: carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Além desses elementos, também encontramos fósforo e enxofre, mas em menor quantidade.

imagem1-3835357-7398139-2343917

Organização Celular

Célula é a menor parte com forma definida que constitui um ser vivo dotada de capacidade de auto-duplicação (pode se dividir sozinha). São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos.

Videos sobre Características dos seres vivos:

Níveis de organização biológica

Os níveis de organização são: Molécula: É a menor parte de uma substância com características e propriedades químicas. Célula: Unidade morfológica e funcional dos seres vivos. Tecido: Células e substância intercelular que interagem para realizar suas funções. Órgão: Conjunto de tecidos que interagem para a execução das suas funções. Sistema: Conjunto de órgãos. Organismo: Conjunto de sistemas. População: Organismos da mesma espécie que vivem em um mesmo local ao mesmo tempo. Comunidade: Populações de diferentes espécies que vivem em um mesmo local ao mesmo tempo. Ecossistema: Conjunto dos fatores bióticos (diversas comunidades) e abióticos (luz, água, solo, temperatura, etc). Biosfera: Conjunto de todos os ecossistemas da Terra.

n25c325adveis2bde2borganiza25c325a725c325a3o2bbiol25c325b3gica-7358668-5862946-5183664

Organização de um grupo de indivíduos

Espécie: conjunto de organismos semelhantes entre si, com várias características semelhantes. Estes organismos conseguem se reproduzir entre si e gerar novos indivíduos férteis da mesma espécie. População: indivíduos da mesma espécie que vivem em uma mesma área. A população faz com que indivíduos iguais sejam capazes de interagir. Comunidade: é formada por várias populações de espécies diferentes em um mesmo local (habitat). Ecossistema: conjunto de comunidades que estão em um mesmo local e suas interações, por exemplo, uma floresta. Biomas: conjunto de ecossistemas interligados.

Videos sobre Níveis de organização biológica:

Origem da vida na terra

Os primeiros seres vivos que existiram na face da Terra datam de 3,8 bilhões de anos, e os cientistas os chamam de estromatolitos. Esses primeiros seres vivos eram bem simples. À medida que os anos iam passando, eles iam evoluindo e, a partir deles, outras formas de vida iam surgindo. Milhões de anos depois surgiram os organismos invertebrados.

a-origem-da-vida-9032318-8025264-5052234

A Nova Panspermia

Fred Hoyle foi um dos maiores defensores da Panspermia. Juntamente com Chandra Wickramasinghe, formulou a “Nova Panspermia”, teoria segundo a qual vida se encontra espalhada por todo o universo. “Esporos de vida” fazem parte das nuvens interestelares e chegam a planetas próximos às estrelas, abrigados no núcleo de cometas. Esses “esporos” já conteriam códigos que regeriam seus desenvolvimentos futuros.

Videos sobre Origem da vida na terra:

Abiogênese versus biogênese

São duas teorias formuladas para explicar a origem da vida na Terra. A abiogênese acreditava que a vida podia surgir espontaneamente. Por exemplo, os cisnes surgiam de folhas que caíam nos lagos e os ratos surgiam de roupas sujas e úmidas misturadas com sementes de trigo, essa teoria foi aceita por muitos e muitos anos. Biogênese é a teoria que é usada nos dias atuais, onde os seres vivos são originados de outros.

full-1-fae80380e4-8330598-1544819-4579904

Diferença entre Abiogênese e Biogênese

Abiogênese: Os seres vivos eram originados a partir de uma matéria bruta sem vida. Teoria derrubada através de experimentos.

Biogênese: Os seres vivos são originados a partir de outros seres vivos preexistentes. Atualmente aceita para explicar o surgimento dos seres vivos.

Videos sobre Abiogênese versus biogênese:

Teorias modernas sobre a origem da vida

A hipótese da origem extraterrestre, também chamada de panspermia, defende que os seres vivos não surgiram na Terra, mas em outros planetas. Eles foram trazidos para a superfície terrestre através de esporos ou outras formas resistentes.

ec0665a85374706fc254277d39be906e-9210302-8376730-6894711

Origem extraterrestre

Defende que os seres vivos não surgiram na Terra, mas em outros planetas. Eles foram trazidos para a superfície terrestre através de esporos ou outras formas resistentes. Essa teoria surgiu no século XIX e início do século XX, um dos seus primeiros defensores foi o físico irlandês William Thomson e o químico sueco Svante August Arrhenius.

Videos sobre Teorias modernas sobre a origem da vida:

Teorias religiosas sobre a origem da vida

O criacionismo é a crença religiosa de que a humanidade, a vida, a Terra e o universo são a criação de um agente sobrenatural. No entanto, o termo é mais comumente usado para se referir à rejeição, por motivação religiosa, de certos processos biológicos, particularmente a evolução. Desde o desenvolvimento da ciência evolutiva a partir do século XVIII, vários pontos de vista criados tiveram como objetivo conciliar a ciência com a narrativa de criação do Gênesis.

origem-da-vida-3156969-4417242-4469778

Evolução química

A teoria mais aceita pelos cientistas e defende que a vida tenha começado a partir de alguns átomos que surgiram na atmosfera, e que com o passar do tempo, mudanças climáticas e tempestades da atmosfera primitiva começaram a fazer ligações químicas, se tornando moléculas cada vez mais complexas, e que depois de milhares de anos originaram um ser vivo.

Videos sobre Teorias religiosas sobre a origem da vida:

https://youtube.com/watch?v=q8DvjycROTc

Evolução e diversificação da vida

O que sabemos vem essencialmente de uma célebre experiência que consistiu em colocar num circuito fechado os gases que terão predominado na atmosfera primordial e simular relâmpagos contínuos através de descargas eléctricas. Ao fim de alguns dias, tinham-se formado aminoácidos, as unidades fundamentais das proteínas.

o-processo-evolutivo-e-a-diversificao-da-vida-1-638-9015002-6764140-7254005

Hipótese Endossimbiótica

Os cientistas acreditam que tanto mitocôndrias como plastos originaram-se de bactérias primitivas que associaram-se às células eucarióticas. As primeiras células eucarióticas adquiriram capacidade de respirar gás oxigênio quando passaram a abrigar células procarióticas respiradoras.

Videos sobre Evolução e diversificação da vida:

FIM

Chegamos ao fim de mais uma lista de fatores que envolvem a biologia, e hoje falamos de A natureza da vida. Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.