Olá Pessoal! Prontos para mais uma história de Esopo? Nesta fábula conta uma história de três animais, a rã, o rato e o falcão, e a forma como cada um enxerga as oportunidades que aparecem.
Um Rato em busca de aventuras corria sem medo próximo a margem de uma lagoa, onde vivia uma Rã.
Quando a Rã viu o Rato, ela nadou até a margem, e disse coachando:
“Você não quer me visitar? Prometo que, se aceitar meu convite, não vai se arrepender…”
Bem educado, o Rato aceitou a oferta sem pestanejar. Queria conhecer o mundo em seus maiores detalhes, e aquela parecia uma boa oportunidade.
Porém, consciente de que não sabia nadar, e que não era um animal da água, acabou por dizer que não entraria na lagoa sem ajuda.
Pensando em como ajudá-lo, a Rã teve uma ótima ideia. Amarrou uma das patas do Rato em sua fibra de junco, pulou dentro da lagoa com seu ingênuo companheiro.
Satisfeito, o Rato desejava o quanto antes voltar para terra firme. Mas o traiçoeiro anfíbio tinha outros planos. Aproveitando-se do fato de que ele estava preso a ela, a Rã puxou para as profundezas do lago, para afogá-lo.
Contudo, para a infelicidade do animal, um Falcão sobrevoava o lago, e percebeu tanto o Rato que boiava na água, como a Rã que tentava se desprender da fibra que a prendia ao já morto animal.
Com um voo rasante, suas fortes garras seguraram tanto a Rã como o Rato. E um só golpe, a Ave de rapina capturou ambos, com um farto jantar naquele dia.
Moral: Aquele que sempre procura prejudicar os outros através de suas próprias artimanhas, acaba machucando a si mesmo.
Autor: Esopo
Adaptação: Felipo Bellini Souza
Gostaram da fábula? Na vida, sempre devemos buscar por oportunidades, mas sem prejudicar outras pessoas. E menos ainda, se aproveitar da ingenuidade de outros. Este tipo de atitude, cedo ou tarde, sempre pode se voltar contra nós, então procure sempre ser honesto e claro em suas atitudes.
Obrigado por acompanharem até aqui. Continuem com paz e luz e até a próxima fábula!
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta