A raposa e o fazendeiro, mostra claramente, como a maldade que se faz, pode retornar bem mais forte. Usar de vingança só trará maior prejuízo. Portanto, façamos o bem, sem nos cansarmos.
Em algumas circunstancias, é melhor suportar um pequeno prejuízo, do que dominado pelo ódio, tentar combater o mal, com outro mal maior ainda! O final de tudo quase sempre é uma tragédia!
“Quem planta vento, colhe tempestade.” Fábula de Esopo – Adaptação: Elaine Costa
Nascido de maneira suposta, no século VI a.C. ou VII a.C., na Ásia Menor, Esopo foi um contador de histórias, apanhado e levado para a Grécia, para servir como escravo.
Esopo fez sucesso na Grécia, chegando o escultor Lisipes, a ergueu uma estátua em sua homenagem. O contador de fábulas porém, pois foi condenado à morte por um crime que não cometeu.
Acusaram o contador de fábulas, de ter roubado um objeto sagrado, portanto, a morte foi a sua punição, por completo.
Aristófanes também deu detalhes do sucedido: Conta-se que, Esopo, ao visitar Delfos, aborreceu os habitantes, quando lhes disse que eles não trabalhavam, viviam apenas das oferendas consagradas ao deus Apolo.
Portanto, raivosos, os habitantes plantaram na mala de Esopo, uma taça sagrada. Quando o roubo foi descoberto, ele recebeu uma punição fatal: foi lançado de um rochedo.
O trabalho de Esopo ficou conhecido, porquanto, o grego Demétrio de Falero (280 anos antes de Cristo), por ter reunido as histórias contadas pelo sábio. Também Planúdio, u, havia colecionado as histórias e as propagou. (Fonte: Mundo Genial)
Para não gerar confusões, o professor deve auxiliar na orientação das dicas, portanto, esconder os objetos em qualquer parte, da sala de aula também é possível, usando os mesmos procedimentos.
Não encontramos videos com essa fábula de Esopo, no entanto, uma nova versão, poderá ser lida no Universo das fábulas.
Que tal a fábula: a raposa e o fazendeiro ? Veja que, como dizia o Chaves:” A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena!” Se alguém na tentativa de vingar-se, cometer atrocidades, o mal poderá retornar para ele sem piedade!
Portanto, “não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu tempo o ceifaremos, se não houvermos desfalecido”. Esperamos que a fabula contada lhe ajude em sua lições. Se quiser ler mais fábulas de Esopo, aqui você encontrará diversas versões.
Um abraço e até breve!
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta