A variação linguística

A palavra “variação” se aplica a uma característica da linguagem humana, isto é, parte de quem ela é. O termo linguagem nos dá uma ilusão de unidade, que não é realidade. Quando nos referimos ao português, espanhol, mandarim, etc, usamos um rótulo restrito para representar vários idiomas, produzidos por uma sociedade e cultura. Cada um desses padrões de fala é chamado de variação de idioma.

As nuances da variação linguística

A variação é refletida no nível mais alto e mais geral (por exemplo, comparando o espanhol falado em dois países diferentes, México e Argentina, com o nível mais baixo e mais pessoal, quando observamos o modo de falar de um indivíduo, pode-se dizer que o número de “idiomas” em um país é o mesmo que o número de residentes naquele país, dada a simetria que a língua varia entre seus falantes. Entre esses dois níveis extremos, essa diferença também é observada em vários outros níveis: grandes regiões, classes sociais, faixas etárias, níveis de renda, etc.

smartphone-3d-com-palavra-traduzir-e-um-microfone_58466-2246-4108389-4126084
3d renderer illustration. Smartphone with word translate and a mic. Translate Spanish and English. translation concept. Isolated white background.

A consciência de que a língua possui variações vem da Grécia Antiga, onde os estudiosos tentaram sistematiza-la para o ensino. Foi nessa época que surgiu uma cadeira chamada gramática, dedicada à formação de um modelo de linguagem que atuaria como uma ferramenta de controle social por meio de ferramentas de linguagem. O efeito cultural desse processo histórico é que, no sentido habitual, o termo “linguagem” é usado para assinalar especificamente esse modelo idealizado.

A variação linguística hoje

Com o progresso da linguística, a visão mudou: uma análise de cada categoria de linguagem mostra que ela tem sua própria lógica gramatical. Em vista disso, um novo projeto de ensino de idiomas está sendo composto: é necessário expandir a habilidade linguística dos alunos, para que eles possam compreender a escrita e muitos gêneros discursivos relacionados a ele, independentemente do tipo de idioma original.

lindos-estudantes-inteligentes-estao-usando-livros_85574-5891-7338020-1992910

Eles devem constatar a linguagem como um elemento constituinte da identidade pessoal e social e do legado cultural do país.

Obrigado por acompanhar o texto sobre variação linguística

Aproveite para ver o nosso vídeo sobre variação linguística, diretamente do canal do Felipo Bellini!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.