Advertisement

Alfabetização na educação infantil: é possível?

Vamos falar hoje sobre alfabetização na educação infantil. Esta é uma etapa crucial para o desenvolvimento da criança e a alfabetização  é um dos elementos mais importantes para que o indivíduo tenha autonomia na  sociedade. 

No entanto, falar sobre alfabetização na educação infantil levanta polêmicas, oriundas de questionamentos como: definir o que é alfabetização,  de definir como se aprende a ler e a escrever e a própria definição do que é a escrita.

Por tudo isso, muitos educadores acham que a educação infantil não é o momento ideal para ensinar a criança a ler a escrever,  encontra outros defendem um posicionamento contrário afirmando que é possível sim alfabetizar na educação infantil.

Advertisement

Vamos discutir melhor esse tema a seguir.

Alfabetização na educação infantil: pode?

Falar sobre Alfabetização e letramento na educação infantil é levantar muitas questões polêmicas juntamente a essa afirmação.

A infância é uma das etapas mais importantes e decisivas para o desenvolvimento de um indivíduo.  

Advertisement

Nesta etapa a criança está construindo efetivamente a sua personalidade e adquirindo conhecimentos e características que vão acompanhá-la pelo resto da sua vida como um indivíduo adulto.

A fase da primeira infância se caracteriza pela sua ludicidade e os educadores já conhecem a importância do brincar na educação infantil

Mas, se o papel da brincadeira é bem conhecido  e aceito entre os educadores, alfabetização na educação infantil é um tema mais controverso e que tem opiniões divididas.

Advertisement

Confira a seguir.

Alfabetização na educação infantil:  alfabetizar ou não alfabetizar?

Alfabetização na educação infantil é conhecida como uma alfabetização precoce que é quando a criança passa por um processo de alfabetização antes dos 6 anos de idade,  ou seja,  é alfabetizada no Jardim de Infância.

Girl painting on paper in studio Free Photo

Nesse contexto, a criança acaba passando mais tempo em sala de aula ao invés de sair para brincar e participar de atividades mais lúdicas que trabalham em alimentos como a coordenação motora e o desenvolvimento afetivo da criança.

Advertisement

Por esta razão a alfabetização na educação infantil costuma ser criticada por muitos educadores que entendem que esse não é o momento de alfabetizar os pequenos,  e que as necessidades da criança nesta etapa são outras.

É verdade que o papel do brincar na educação infantil é amplo e necessário, mas a questão da alfabetização na educação infantil passa por questionamentos mais profundos.

Por exemplo, alguns educadores que questionam o que é alfabetização,   alguns docentes entendem que a alfabetização é um processo de aquisição do sistema Alfabético de escrita, e outros entendem que é o processo de aprender a ler e escrever,  em entender  e interpretar o que ver e saber se expressar por escrito.

Advertisement

Já falamos sobre as diferenças de alfabetização e letramento quando nós discutimos sobre O que é letramento.

E sabemos que ambos os processos são importantes e necessários e precisam um do outro para serem efetivados.

E os educadores também questionam o que seria a escrita, e alguns defendem que seja um imples código de transcrição da fala e os que acreditam ser ela um sistema de representação da linguagem, e isso também leva a diferentes posicionamentos sobre a alfabetização na educação infantil.

Advertisement

E há ainda aqueles educadores que se questionam sobre como se aprende a ler e a escrever, alguns defendem que seja através de uma uma aprendizagem de natureza perceptual e motora, outros de natureza conceitual. 

E o processo de ensino pode estar baseado no reconhecimento e na cópia de letras, sílabas e palavras, para o primeiro caso, e no no planejamento intencional de práticas sociais mediadas pela escrita, para o segundo.

E assim alguns educadores acabam antecipando a alfabetização da criança para antes dos seis anos de idade.

Advertisement

Confira outros pontos importantes sobre o tema a seguir.

A alfabetização na educação infantil não deve ser feita, então?

Não há uma respsta unânime para esse questionamento e a verdade é que decidir sobre a alfebetização na educação infantil é um processo que precisa ser feito considerando a realidade da criança. 

O quê dizem os especialistas sobre a alfabetização na educação infantil?

Há especialistas que defendem que na infância a criança deve ser criança e brincar, sem atividaes acadêmicas como a alfabetização e outros que dizem não haver problemas em iniciar a alfabetização da criança nessa etapa. 

Advertisement

Qual é a atitude ideal quanto a alfabetização na educação infantil então?

O ideal é encontrar um ponto de equilíbrio entre as atividades que desenvolvem o aspecto motor, afetivo, social e cognitivo típico da infância e a atividade de inserir a criança em um processo de alfabetização.

Alfabetização na educação infantil – como preparar a criança?

A educação infantil é um momento em que a criança precisa passar por atividaes pedagógicas bem planejadas que partam do lúdico e da estimulação sensorial/motora para que os pequenos se desenvolvam adequadamente. 

Kid portrait holding paper icon Premium Photo

Portanto, é preciso pensar em atividades que preparem a criança para inseri-la adequadamente no processo de alfabetização. E há diferentes formas de estimular os pequenos adequadamente para essa próxima etapa educacional.

Advertisement

Uma boa forma é contar histórias para as crianças e deixar que elas tenham contato cotidiano com livros infantis, para aproximá-las dos objetos que farão parte de sua próxima jornada escolar e estimular o desenvolvimento da imaginação.

A leitura de histórias para a criança vai fornecer um mundo único replete de conhecimentos e coisas incríveis, e também vai ajudar no posterior processo de letramento literário.

Outra forma de preparar a criança para a alfabetização é investir nas cantigas que já fazem parte do universo infantil

Advertisement

Ouvir e cantar é uma excelente forma de estimular a criança a desenvolver a fala e habilidades que vão favorecer o processo de alfabetização, além de poder introduzir com sucesso novas palavras no vocabulário infantil.

Invista em histórias infantis que façam a criança se divertir e aprender ao mesmo tempo, e não tenha pressa, deixe a criança entender o que está ouvindo, olhar as figuras com calma e aproveite para aguçar a curiosidade infantil sempre que tiver oportunidade.

Lembre-se que a criança está em plena fase de explorar e conhecer o mundo que a cerca. Atividades como essa vão favorecer a afalbetização na educação infantil e o desenvolvimento da criança como um todo.

Advertisement

Confira outras dicas interessantes sobre alfabetização na educação infantil a seguir.

O quê mais pode ser feito para favorecer a alfabetização na educação infantil?

Apresente diversos materiais para que a criança tenha contato, incluia livros, revistas, jornais, histórias em em quadrinhos e outros materiais que estivem a disposição. Faça a leitura desses materiais com calma para que a criança possa assimilar o conteúdo ouvido.

Quais outras atividades podem ser feitas para ajudar na alfabetização na educação infantil?

Aproveite para ensinar novas palavras e ampliar o vocabulário da criança sempre que possível, e deixe a disposição dela cadernos, lápis, folhas brancas, canetinhas e outras coisas com as quais ela possa desenhar e rabiscar. Atividades de desenho estimulam tanto a coordenação motora da criança quanto seu interesse por aprender a ler e escrever.

Advertisement

Alfabetização na educação infantil: dicas finais

A Alfabetização na educação infantil  é um processo possível, mas que deve ser feito respeitando as limitações da criança e as demais atividades necessárias ao seu desenvolvimento nesta etapa tão importante que é a primeira infância.

Children on blanket holding a poster in hands Free Photo

Essas foram as nossas dicas de hoje. Conte pra gente o que você achou nos comentários.

Até a próxima! 

Advertisement

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Advertisement

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev