Aluno ser educacional: o processo de aprendizagem

Hoje vamos falar sobre o aluno ser educacional e como esta visão  do aluno pode melhorar a qualidade e a eficácia do processo de ensino-aprendizagem.

Com salas de aula abarrotadas de crianças  em um processo educacional burocrático e massificado,  somando-se ao estresse da carreira docente,  a falta de recursos e outros problemas típicos das escolas brasileiras,  ver o aluno ser  Educacional pode ser um desafio para muitos professores.

Independente das dificuldades enfrentadas pelos professores, os direitos do aluno precisam ser respeitados no dia a dia escolar,  isso significa entenderá cada criança como ser um único,  um ser único,  o aluno ser educacional.

Vamos entender melhor a seguir.

Aluno ser educacional: cada criança é única!

Quem conhece a história da educação sabe que até algumas décadas atrás o modelo tradicional de ensino perdurável na sala de aula,  e as particularidades das crianças não eram tão respeitadas quanto hoje.

Hoje em dia os professores e educadores tem um entendimento de que o protagonista da sala de aula deve ser o aluno e não os conteúdos ou a metodologia docente.

Pelo contrário,  é a metodologia do professor que precisa se adaptar às necessidades educacionais dos alunos para ministrar os conteúdos escolares da melhor forma possível conforme a realidade escolar.

Em tudo isso entendeu aluno ser Educacional é um processo que só tem a favorecer o ensino e a aprendizagem dos estudantes.

Acompanhe a seguir.

1.  Aluno ser educacional: um entendimento necessário

Por muito tempo permaneceu como unânime a ideia de que o espaço da sala de aula é um local centrado na figura do professor,  na sua autoridade  e nos conhecimentos por ele transmitidos. Essa ideia deu o região um modelo de escola tradicional que perdurou por muito tempo no Brasil e no mundo.

girl-standing-with-backpack-studio_23-2147824976-1349606-4623342

No entanto,  nas últimas décadas essa ideia se alterou significativamente e dentro da Pedagogia nasceu o entendimento de que a sala de aula é um espaço centrado na figura do aluno e nas necessidades deste.

Não é apenas uma mudança conceitual de cunho intelectual ou acadêmico,  mas de um entendimento que nasce das próprias mudanças que a sociedade tem passado e da dinâmica familiar e social na qual as nossas crianças estão inseridas.

Os vários processos de ensino já não atraem a atenção dos alunos e não são suficientes para promover uma aprendizagem significativa.

Isso não quer dizer que as crianças de antigamente não fossem seres únicos com particularidades que lhe são próprias,  mas a  forma como a sociedade estava organizada e o entendimento que a família e a escola tinham da criança,  fazia com que o sistema  tradicional de ensino funcionasse de uma forma satisfatória em conformidade com as necessidades daquela sociedade.

Hoje em dia o nosso entendimento é outro e embora  em termos de organização e formas de avaliação  ainda haja muito do sistema tradicional presente,  professores,  família e a sociedade de uma forma geral já estão vertendo outro entendimento da criança e dando nascimento a uma nova organização educacional.

Esse entendimento coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem e faz com que este processo seja adaptada a sua realidade,  aspectos psicológicos, cognitivos, limitações físicas e dificuldades de aprendizagem, entre outros aspectos, fazem com que professores Estabeleça um plano de ensino cada vez mais personalizados para cada turma e até para cada aluno.

O que significa entender o aluno ser educacional?

O aluno ser educacional é o protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem,  e o primeiro aspecto que os docentes entendem isso deve fazer é dar maior autonomia este aluno, não apenas estão curtindo os conteúdos escolares mas ensinando-o a buscar o conhecimento por si mesmo e caminhar com as próprias pernas.

Por que o aluno ser educacional é uma visão inovadora?

Essa perspectiva coloca o processo de ensino aprendizagem centrada no aluno, deixando que a criança seja o sujeito construtor de seu próprio processo de aprendizado,  e o professor se coloca como um guia, um mediador  e não como um detentor de final do conhecimento absoluto. 

2. O aluno ser Educacional e a Base Nacional Comum Curricular

A Base Nacional Comum Curricular   é um importante documento que rege a Educação Nacional e busca integrar práticas e objetivos educacionais em todo o Brasil.

happy-teacher-listening-her-students_1098-2801-7810348-7735376

Entender o que a BNCC diz sobre o protagonismo do aluno em sala de aula é fundamental para todo professor,  pois vai incidir diretamente na sua prática docente diária.

A BNCC tem caráter normativo  e definir um conjunto de aprendizagens essenciais que cada aluno deve desenvolver durante todas as fases educacionais,  desde o jardim de infância até o Ensino Médio. 

De acordo com esse importante documento o repertório  cultural do aluno, incluindo a cultura digital, deve ser valorizado,  as suas particularidades devem ser entendidas e atendidas e a escola deve se preocupar com a aquisição real do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento crítico.

Este entendimento  coloca o aluno como protagonista real  do processo de ensino-aprendizagem na sala de aula  e nos convida a entender o aluno ser educacional,  olhando para cada criança e compreendendo-a como um ser único,  um indivíduo.

Portanto, é essencial que o professor busque entender este conceito e aplicar no dia a dia da sala de aula onde quer que ele atue,  em conformidade com a realidade vivenciada por seus alunos.

Todas estas medidas e alterações são necessárias para que  a escola possa cumprir o seu papel de formar indivíduos capazes de viver e atuar de forma crítica na sociedade contemporânea.

Temos de reconhecer que a nossa sociedade mudou muito e continua a se transformar em um ritmo cada vez mais acelerado,  as crianças já dentro um ambiente escolar com uma nova bagagem cultural,  familiar, social  e até mesmo digital, e precisam encontrar um espaço de ensino-aprendizagem capaz de entendê-las e se adequar  as suas necessidades educacionais.

Confira outras dicas úteis sobre o tema seguir.

Como professor pode compreender melhor o aluno ser educacional?

É preciso que o docente desenvolva um olhar sensível para a realidade de cada aluno e também busca investir mais na formação de professores para adquirir as habilidades e conhecimentos necessários a esta nova realidade de ensino.

Como o professor pode trabalhar junto ao aluno ser Educacional no ensino infantil?

Desde a educação infantil é importante  que o aluno ser Educacional seja entendido como tal e o Professor Invista em metodologias que chamem a atenção da Criança e a morte vem para um processo de aprendizagem mais eficiente. 

Quais as metodologias pode o professor utilizar junto aluno ser educacional  para ensiná-lo a ser mais crítico?

Além de alfabetizar a criança o professor deve investir em atividades de letramento,  como letramento literário para  dar a este pequeno ser em formação uma compreensão empírica de como a sociedade funciona e de como os conhecimentos que está adquirindo podem ser aplicados no dia a dia de sua vida.

O aluno ser educacional: dicas finais

Compreender o aluno ser educacional é uma necessidade dos professores e até mesmo das famílias atualmente, pois entendimento coloca a criança como protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem,  uma necessidade pelo seu melhor desenvolvimento.

kids-raising-hands_1098-15843-8720884-5210712

Cada aluno é único e assim deve ser compreendido!

Essas foram as nossas dicas de hoje, conte para a gente o que você achou nos comentários  e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.