Novo fundeb e as desigualdades

O novo fundeb está em tramitação no congresso e a matéria tem gerado muita discussão entre os deputados. Sendo um dos principais recursos para a educação de estados e municípios ele é importante para a manutenção e dar mais qualidade a educação básica.

Novo fundeb e as desigualdades
Novo fundeb e as desigualdades

Não é de hoje que os pesquisadores apontam diferenças gritantes na qualidade de ensino entre os estados. Boa parte dessa discrepância se dá pelo desenvolvimento socio economico das regiões e o resultado disso está escancarado no ENEM e no Saeb.

O fato é que em meio a esse verdadeiro cabo de guerra pelo recebimento de mais recursos está a melhoria da qualidade do ensino e da educação de crianças e adolescentes. Contudo, já percebeu-se que reduzir as desigualdades é melhor caminho para melhorar a vida e a qualidade do ensino nas regiões mais vulneráveis.

Realidade

Se você acha que um estudante da cidade de São Paulo que mora próximo a escola e que tem laboratórios e bibliotecas a sua disposição, tem as mesmas condições de estudar e ter uma boa formação quanto um estudante de uma cidade ao norte que precisa pegar barça e andar pelo menos 3km a pé para a escola. Você realmente precisa se informar mais!

Existem cidades onde os estudantes enfrentam condições subumanas para estudar e o novo fundeb está posto como mais uma tentativa para corrigir essas desigualdades. Segundo a nova proposta, estados e municípios com índices educacionais ruins receberão um aumento gradativo até o ano de 2026.

Para muitos alunos de regiões delicadas como escolas rurais, do sertão e até de regiões de floresta isso representa mais recursos para melhorar as instalações e contratação de professores.

Investimento ou gasto

Mesmo com inúmeras pesquisas comprovando as discrepâncias nas condições de escolas em algumas regiões alguns ainda insistem em dizer que o valor deve ser proporcionalmente igual para todos.

fundeb 750x440 1 2322093
Novo fundeb e as desigualdades

E pior que pareça ainda tem gente torcendo para que o valor não receba reajustes nos próximos anos porque vai representar mais gastos para os estados e municípios. Fica até difícil dialogar com pessoas que não fazem ideia da diferença entre investimento e gasto.

Mas o pior de tudo é saber que são estados e municípios que custeiam cerca de 90% dos recursos do fundeb enquanto a união apenas 10%. Em outras palavras, estados e municípios contribuem com o recolhimento em impostos de praticamente todo o fundeb.

Prazo de validade e novo fundeb

Pouca gente sabe, mas o Fundeb que conhecemos tem data de validade. Isso mesmo no próximo dia 30 de Dezembro ele está indo embora tendo cumprido a sua missão e é exatamente por isso que o congresso tem urgência em votar a matéria.

image processing20200310 16712 fs6htk 8473764
Novo fundeb e as desigualdades

A relatora do projeto na câmara a professora Dorinha (DEM) está confiante de que o novo Fundeb irá ser aprovado já que conta com o apoio do presidente da casa Rodrigo Maia (DEM).

Alguns ajustes foram feitos considerando a dificuldade de estados e municípios na arrecadação de impostos devido ao covid 19. Mas é importantíssimo que a matéria seja aprovada visando aumentos progressivos no investimento até 2026.

Professores e alunos

Vale lembrar que o fundeb custeia boa parte dos salários dos professores, percentuais em torno de 63% podendo chegar a 100% em algumas cidades. Na teoria isso significa que mais investimentos no fundeb melhores serão as chances de contratação para novos profissionais ou a disponibilização de aumentos nos salários.

Para os alunos isso representa a garantia de uma escola bem cuidada e com professores qualificados para conduzir o processo de ensino e aprendizagem. Garantir esses recursos é mais um passo na luta por creches e escolas públicas com condições dignas para nossas crianças e jovens.

Estamos diante de mais uma chance de verificar se os políticos que nós elegemos estão cumprindo suas promessas de campanha. Pois muitos dizem que vão lutar por uma educação básica de qualidade, mas na prática…

Curso de Maquiagem

Neste post, você terá acesso a diversas informações sobre o curso de maquiagem.

Curso de Maquiagem

O curso de maquiagem consiste em formar um profissional que cuida da aparência e estética de um individuo.

Embora seja um comércio voltado ao público feminino, atualmente, a maquiagem deixou de ser um processo estético somente para mulheres e vêm alcançando o público masculino.

Ser um maquiador vai além de estética, ele trabalha com a autoestima da cliente, onde a produção de um profissional pode ser eternizado em um álbum de formatura, por exemplo.

Um dos nossos parceiros está oferecendo 4 cursos completos de maquiagem pelo preço de um, confira: curso de maquiagem

Mercado de trabalho – Curso de maquiagem

Como a estética é o segmento que mais tem crescido ao longo dos tempos, o mercado de trabalho possui grande demanda por esses profissionais, de modo que, além de ser um mercado vasto, existe um leque de caminhos diferentes que podem ser tomados.

Investir na profissão de maquiador atualmente, é algo que pode te trazer um grande retorno se você exercer um serviço de qualidade.

Interessado? Confira o curso da La Cruz clicando aqui!

O profissional – Curso de maquiagem

O profissional de maquiagem deve saber respeitar a individualidade de cada cliente, onde nem sempre um estilo de maquiagem irá representar todas suas clientes. É importante prestar um serviço onde a cliente irá se contemplar e se reconhecer em seu reflexo.

Um bom profissional da área da estética deve zelar pela higienização em seus procedimentos, de modo que em nenhuma hipótese, os aparelhos façam contato de uma cliente para outra sem ter uma higienização devida.

Para misturar maquiagem, é recomendável que o profissional use uma espécie de aquarela para fazer a mistura, jamais deve ser feita nas costas da mão do maquiador, porque também não é nada higiênico.

Claro que para conseguir ser um bom profissional, é necessário um curso a altura, como o da La Cruz!

Curso online – Curso de maquiagem

O curso de maquiagem pode ser feito de maneira online. Para saber se o curso é bom, você deve analisar a grade curricular e a buscar saber a trajetória de quem irá ministrar o curso. Saber a bagagem do professor é importante para saber se ele está apto a atender a sua expectativa.

É importante que você ingresse inicialmente em um curso básico, para você entender mais aprofundadamente sobre a importância de cada produto, a diferença de cada pincel e saber diferenciar os diversos tipos de formatos de rostos.

Por isso queremos te indicar o curso de maquiagem da La Cruz, que na verdade são 4:

  1. Maquiagem Profissional
  2. Maquiagem para noivas
  3. Maquiagem para peles morenas e negras
  4. Fotografia para maquiagem

Gostou? Clique aqui!

Sem dúvidas o melhor ponto de partida para quem quer entrar no mercado e não pode sair de casa.

Onde você pode atuar – Curso de maquiagem

O mercado de trabalho é amplo, onde o profissional de maquiagem pode atuar em diversas áreas e em conceitos diferentes.

De inicio, o profissional pode atuar em um salão de beleza, tendo sua cadeira e conquistando seu público ao longo do tempo, já que ele está iniciando na carreira e não possui tanta credibilidade.

Ao atingir mais experiência e mais praticidade com o seu trabalho, o profissional pode trabalhar em lojas de cosméticos, de modo que ele além de vender produtos, ele poderá estar maquiando a cliente para incentiva-la a comprar.

O maquiador também pode trabalhar em bastidores de gravações, como por exemplo, bastidores de filmes e programas televisionados.

No auge de sua carreira, o profissional pode abrir seu ateliê de maquiador para recepcionar seus clientes, trabalhar a domicílio para transmitir um conforto para quem ele atende ou até mesmo ministrar cursos, transmitindo todas suas experiências e conhecimentos.

Lembrando que um bom curso de maquiagem, como o curso da La Cruz, já te direciona para os mercados!

Profissionais de sucesso – Curso de maquiagem

Existem diversos profissionais de sucesso e credibilidade ao redor do mundo. Dentre eles, trouxemos uma lista de profissionais que vêm se destacando no mercado.

  • Henrique Martins – Brasileiro com mais de 150 mil seguidores em seu perfil no Instagram, Henrique Martins é conhecido por ser maquiador de celebridades como: Anitta, Gisele Bündchen, Marina Ruy Barbosa, Bruna Marquezine, Grazi Massafera, Ivete Sangalo e Tais Araújo.

Cena do clipe “Paradinha” da cantora Anitta.
  • Jake Falchi – Cheia de atitude e estilo, Jake Falchi é a porta-voz da M.A.C no Brasil. Jake já fez trabalhos internacionais e já participou de 12 edições do São Paulo Fashion Week. Jake possui mais de 21 mil seguidores em seu perfil no Instagram.

  • Foto para matéria com dicas na revista Vogue Brasil.
  • Michael Anthony – Estadunidense, Michael possui mais de 40 mil seguidores em seu perfil no Instagram e é maquiador da estrela pop mundial Katy Perry.

  • Foto para editorial da revista Vogue Austrália.

    Vídeo sobre a profissão – Curso de maquiagem

    Alguns vídeos de pessoas falando da profissão:

    Requisitos – Curso de maquiagem

    Para ingressar no mercado de maquiagem, é necessário que o profissional tenha paciência e amor pela profissão, para que dessa maneira, ele tenha mais inspiração e preste um serviço único e de qualidade.

    Praticar constantemente é essencial para se tornar um profissional de qualidade, porque quanto mais você prática, mais desempenho e domínio irá conquistar.

    O profissional de maquiagem deve sempre estar estudando o mercado para estar antenado sobre as tendências e novas técnicas, ser inovador é uma característica que com certeza irá fidelizar clientes.

    Dica: comece com um curso mais em conta, para saber se realmente se adequa ao perfil. Clique aqui!

    Dicas para ter sucesso – Curso de maquiagem

    Fazer cursos profissionalizantes e participar de grandes eventos é uma ótima maneira para se destacar no mercado, pois é muito importante para se atualizar sobre o que está acontecendo sobre o mundo da beleza.

    Buscar capacitação é uma ótima maneira para se destacar no mercado, um curso faz total diferença na vida de um profissional.

    É importante saber montar uma maleta. Ter uma maleta não significa ter diversas opções e marcas de produtos, e sim uma maleta funcional.

    E minha última dica, sendo repetitivo, faça um curso de maquiagem com qualidade garantida, para não se decepcionar mais tarde.

    Até a próxima!

    Espero que depois desse post você tenha se interessado mais ainda por essa profissão e que você tenha sucesso em seu futuro.

    10 aplicativos para treinar seu cérebro

    Ir a academia é uma rotina diária para muitos. A necessidade das pessoas de manterem o corpo fit faz com que exercícios para o corpo sejam muito falados. Porém, muitas vezes deixamos de exercitar outro importante músculo de nosso corpo: o cérebro.

    Se você não tem muito tempo, aplicativos que podem ser facilmente acessados podem te ajudar a sempre dar uma treinada na mente.

    10 aplicativos para treinar seu cérebro

    untitled-design-15-3819311-9943340

    Desta forma, selecionamos uma lista com 10 aplicativos para você treinar seu cérebro.

    Elevate – aplicativos para treinar seu cérebro

    Elevate é um aplicativo para treinar seu cérebro da melhor forma possível. Com o tempo de jogo, ele se ajusta aos seus padrões e maximiza seu aprendizado e treinamento.

    O aplicativo está disponível para todos os aparelhos celulares.

    Funcionalidade do aplicativo para treinar o cérebro Elevate:

    • Treine sua concentração, memória e outras habilidades cognitivas com mais de 30 jogos.

    Pontos positivos do aplicativo para treinar o cérebro Elevate:

    • Monitoramento detalhado de performance.
    • Treinamento diário personalizado que inclui as habilidades que você mais precisa treinar.

    Pontos negativos do aplicativo para treinar o cérebro Elevate:

    • Somente em inglês.

    Nossa avaliação do aplicativo Elevate (0.0 a 5.0):

    • Usabilidade: 4.5
    • Desempenho: 4.0
    • Interface: 4.0
    • Interatividade: 4.5
    • Média geral do aplicativo: 4.5. Um ótimo aplicativo, mas que só é acessível para aqueles que sabem inglês.

    Aplicativos para treinar seu cérebro: Lumosity

    Lumosity foi criado por diversos cientistas para treinar 5 habilidades cognitivas. Nele, você possui sessões diárias de treino que te ajudam a criar padrões cognitivos.

    O aplicativo está disponível para Android e iOS.

    Funcionalidade do aplicativo para treinar o cérebro Lumosity:

    • Entenda e treine suas habilidades cognitivas com diversos jogos criados por cientistas.

    Pontos positivos do aplicativo para treinar o cérebro Lumosity:

    • Eles trabalham juntamente com quarenta instituições pelo mundo todo.
    • Você mantém todo um histórico de pontuação e mapas dos seus pontos fortes e fracos.

    Pontos negativos do aplicativo para treinar o cérebro Lumosity:

    • Somente é liberado 3 jogos por dia que podem ser jogados quantas vezes quiser. Para ter acesso a outros, é necessário contratar para a versão PRO.

    Nossa avaliação do aplicativo Lumosity (0.0 a 5.0):

    • Usabilidade: 4.5
    • Desempenho: 4.0
    • Interface: 4.0
    • Interatividade: 4.5
    • Média geral do aplicativo: 4.5. Outro ótimo aplicativo que está em português e permite que você tenha bons treinos mesmo na forma gratuita.

    Khan Academy – aplicativos para treinar seu cérebro

    Com mais de 10.000 vídeos, no Khan Academy você pode aprender de tudo. Desde matérias de escola até assuntos mais específicos completamente gratuito.

    O aplicativo está disponível para todos os aparelhos celulares.

    Funcionalidade do aplicativo para treinar o cérebro Khan Academy:

    • Aprenda através de vídeos os mais diversos assuntos.

    Pontos positivos do aplicativo para treinar o cérebro Khan Academy:

    • Possui exercícios para você treinar o que aprendeu.
    • O aplicativo fica sincronizado com a versão online do mesmo.

    Pontos negativos do aplicativo para treinar o cérebro Khan Academy:

    • Não apresenta problemas recorrentes.

    Nossa avaliação do aplicativo Khan Academy (0.0 a 5.0):

    • Usabilidade: 4.0
    • Desempenho: 4.0
    • Interface: 4.0
    • Interatividade: 4.0
    • Média geral do aplicativo: Um ótimo aplicativo principalmente para estudantes.

    Aplicativos para treinar seu cérebro: Skillz

    Skillz treina principalmente sua memória com diferentes jogos que são desbloqueados a partir de níveis que você vai alcançando. Os jogos são ideais para todas as idades.

    O aplicativo está disponível para iOS e Android.

    Funcionalidade do aplicativo para treinar o cérebro Skillz:

    • Treine sua memória e reflexos com diversos jogos.

    Pontos positivos do aplicativo para treinar o cérebro Skillz:

    • Pode ser jogado multiplayer.
    • Bom para qualquer idade.

    Pontos negativos do aplicativo para treinar o cérebro Skillz:

    • Muitos anúncios.

    Nossa avaliação do aplicativo Skillz (0.0 a 5.0):

    • Usabilidade: 4.5
    • Desempenho: 4.0
    • Interface: 4.0
    • Interatividade: 4.5
    • Média geral do aplicativo: 4.5. Um ótimo aplicativo, mas que perde um pouco de sua qualidade pela grande quantidade de anúncios.

    Brain It On! – aplicativos para treinar seu cérebro

    Brain It On! é um aplicativo com dezenas de jogos que envolvem física e raciocínio lógico puro para serem resolvidos. Além de ser divertido, treina seu cérebro e reflexos.

    O aplicativo está disponível para todos os aparelhos celulares.

    Funcionalidade do aplicativo para treinar o cérebro Brain It On!:

    • Treine seus reflexos e raciocínio com vários jogos envolvendo física.

    Pontos positivos do aplicativo para treinar o cérebro Brain It On!:

    • Diferente dos outros, ele possui níveis mais altos de raciocínio lógico o que melhora ainda mais seu treinamento.
    • Você pode desafiar seus amigos a jogarem.

    Pontos negativos do aplicativo para treinar o cérebro Brain It On!:

    • Seu nível de jogos é mais complicado e requer mais tempo e paciência.

    Nossa avaliação do aplicativo Brain It On! (0.0 a 5.0):

    • Usabilidade: 4.5
    • Desempenho: 4.0
    • Interface: 4.0
    • Interatividade: 4.5
    • Média geral do aplicativo: 4.5. Aplicativo bom para aqueles que querem elevar o nível de seu treinamento cerebral.

    Aplicativos para treinar seu cérebro: Treinador de Cérebro

    Como o nome já diz, Treinador de Cérebro é focado para você melhorar sua memória de curto prazo, concentração, foco, velocidade e precisão.

    O aplicativo está disponível para Android e iOS.

    Funcionalidade do aplicativo para treinar o cérebro Treinador de Cérebro:

    • Treine suas funções cerebrais com 20 jogos diferentes.

    Pontos positivos do aplicativo para treinar o cérebro Treinador de Cérebro:

    • Possui vários níveis deixando mais interessante.
    • Bom gráficos para mostrar os jogos.

    Pontos negativos do aplicativo para treinar o cérebro Treinador de Cérebro:

    • Muita propaganda e anúncios.

    Nossa avaliação do aplicativo Treinador de Cérebro (0.0 a 5.0):

    • Usabilidade: 4.5
    • Desempenho: 4.0
    • Interface: 3.5
    • Interatividade: 4.5
    • Média geral do aplicativo: 4.0. Apesar da quantidade de anúncios, o aplicativo é complexo e cumpre seu trabalho.

    Memorado – aplicativos para treinar seu cérebro

    Os jogos de Memorado ajudam a treinar a sua memória de trabalho, o que permite aprender mais depressa e a melhorar a conetividade no cérebro.

    O aplicativo está disponível para Android e iOS.

    Funcionalidade do aplicativo para treinar o cérebro Memorado:

    • Treine seu cérebro com 25 jogos que possuem mais de 450 níveis.

    Pontos positivos do aplicativo para treinar o cérebro Memorado:

    • Possui muitos jogos e muitos níveis.
    • Testes científicos regulares mostram os níveis de aptidão cerebral e o progresso.

    Pontos negativos do aplicativo para treinar o cérebro Memorado:

    • Tem limitações de jogos na versão gratuita.

    Nossa avaliação do aplicativo Memorado (0.0 a 5.0):

    • Usabilidade: 4.5
    • Desempenho: 4.0
    • Interface: 4.5
    • Interatividade: 4.5
    • Média geral do aplicativo: 4.5. Um ótimo aplicativo, porém que ainda está muito caro para adquirir a versão PRO.

    Aplicativos para treinar seu cérebro: NeuroNation

    NeuroNation possui o mesmo esquema da maioria dos outros aplicativos, o que muda é seu prestígio. Um estudo realizado pela Universidade Livre de Berlim demonstrou a eficácia do treinamento mental por meio do NeuroNation.

    O aplicativo está disponível para todos os aparelhos celulares.

    Funcionalidade do aplicativo para treinar o cérebro NeuroNation:

    • Treine seu cérebro com jogos feitos por neurocientistas.

    Pontos positivos do aplicativo para treinar o cérebro NeuroNation:

    • Todos os exercícios foram desenvolvidos em parceria com neurocientistas renomados.
    • Na lista dos melhores aplicativos do Google.

    Pontos negativos do aplicativo para treinar o cérebro NeuroNation:

    • Possui muitas limitações para quem tem a versão gratuita.

    Nossa avaliação do aplicativo NeuroNation (0.0 a 5.0):

    • Usabilidade: 4.5
    • Desempenho: 4.0
    • Interface: 4.5
    • Interatividade: 4.5
    • Média geral do aplicativo: 4.5. Um ótimo aplicativo, mas que só mostra seu potencial ao ter a versão completa PRO.

    Treinamento Cerebral – aplicativos para treinar seu cérebro

    O Treinamento Cerebral é focado principalmente para a melhoria da memória. Com jogos especializados e testados para isso, você possui diversos níveis para sempre aprimorar.

    O aplicativo está disponível para todos os aparelhos celulares.

    Funcionalidade do aplicativo para treinar o cérebro Treinamento Cerebral:

    • Treine sua memória com diversos jogos.

    Pontos positivos do aplicativo para treinar o cérebro Treinamento Cerebral:

    • Estatísticas de seu rendimento.
    • Te dá objetivos, aumentando sua vontade de treinar.

    Pontos negativos do aplicativo para treinar o cérebro Treinamento Cerebral:

    • Não apresenta problemas recorrentes.

    Nossa avaliação do aplicativo Treinamento Cerebral (0.0 a 5.0):

    • Usabilidade: 4.0
    • Desempenho: 4.0
    • Interface: 4.0
    • Interatividade: 4.0
    • Média geral do aplicativo: 4.0. O aplicativo treina mais sua memória e cumpre totalmente seu trabalho.

    Aplicativos para treinar seu cérebro: Peak

    Nesse aplicativo você treina sua memória, atenção, agilidade mental, linguagem, coordenação e criatividade. Além disso faz exercícios para controle de emoção e resolução de problemas.

    O aplicativo está disponível para todos os aparelhos celulares.

    Funcionalidade do aplicativo para treinar o cérebro Peak:

    • Treine diversas funções do seu cérebro com vários jogos e exercícios.

    Pontos positivos do aplicativo para treinar o cérebro Peak:

    • Funciona offline.
    • Mais de 35 jogos disponíveis.

    Pontos negativos do aplicativo para treinar o cérebro Peak:

    • Possui limitações na versão gratuita.

    Nossa avaliação do aplicativo Peak (0.0 a 5.0):

    • Usabilidade: 4.5
    • Desempenho: 4.0
    • Interface: 4.0
    • Interatividade: 4.5
    • Média geral do aplicativo: 4.0. Um ótimo aplicativo que realiza as funções de forma excepcional.

    FIM DA NOSSA LISTA DE 10 APLICATIVOS PARA TREINAR SEU CÉREBRO

    Esperamos que tenham gostado. Não esqueçam de deixar seu comentário nos contando qual aplicativo mais te ajuda para treinar o cérebro.

    Leia também: 8 aplicativos para aprender libras

    COMO SOBREVIVER NO IF

    No post de hoje iremos falar sobre o IFRN e dar algumas dicas de como sobreviver a ele, ou pelo menos a não passar por certos perrengues que são de praxe.

    COMO SOBREVIVER NO IF

    Segue abaixo alguns tópicos para o seu auxílio nessa empreitada.

    Sobre o Instituto Federal

    É sabido que o IFRN disponibiliza um mundo de oportunidades e aprendizados, além da infraestrutura e qualidade de ensino que se sobressaem em qualquer lugar. E como diz um famoso ditado popular, quem dá quer receber; estudar nesse instituto requer um nível de dedicação ímpar, sobretudo no primeiro ano, tendo em vista que há a exigência de um preparo de rotina e adaptação com o espaço, as pessoas, as matérias – principalmente as técnicas – e  as formas de avaliação.

    Um bom convívio social – como sobreviver no IFRN?

    Quando se trata de sobreviver ao IF é particularmente importante ter um bom convívio social com todos, inclusive com a turma em que se está contido, sabendo que ela irá acompanhá-lo até o último ano dessa trajetória; considerando que a qualquer momento se fará necessário o auxílio de alguém, seja em uma matéria menos compreensível ou  em um trabalho coletivo – o que costuma ser motivo para grandes conflitos.

    Não madrugareis – como sobreviver no IFRN?

    Uma dica fundamental é não madrugar – caso estude no turno matutino –, nem que seja por uma boa causa como estudar para prova do dia seguinte; ouça a voz da experiência de quem já perdeu o transporte e, consequentemente, uma prova de matemática – importante frisar que não houve reposição, o que interferiu diretamente na nota anual desta que vos fala. E mesmo que tenha a sorte de não passar por um perrengue dessa natureza, é certo que estará fisicamente cansado demais para ser produtivo às sete horas da manhã, e acredite, é o que você menos quer.

    Independa do SUAP para obter conteúdo – como sobreviver no IFRN?

    Adentrando no quesito desempenho, é crucial falar que fazer anotações durante as aulas – será sua salvação – facilitará bastante nos estudos posteriores, atentando para o fato de que determinados professores não enviam antecipadamente seus respectivos arquivos com os conteúdos comentados em sala, outros sequer chegam a enviar.  O mesmo serve para as notas de provas e trabalhos, não adianta em nada acreditar quando dizem que irão postar próxima semana, ou se desesperar e implorar por isso, é o aprendizado do afamado “só acredito vendo”.

    Uma vida regrada, um bom desempenho – como sobreviver no IFRN?

    É imprescindível ser metódico quando o assunto é botar a cara nos livros, mas como sabemos, nem sempre é possível avistar “jovem” e “regrado” numa mesma frase; e para dar aquela forcinha, nada melhor que criar uma rotina de estudo com a ETEP, que se responsabiliza por auxiliar o aluno nesse aspecto. Depois disso é com você e o seu desejo de se aprofundar nos conteúdos; lembre-se que seguir à risca tudo o que for discutido e combinado é mais importante que somente ter tal informação em mente.

    Cuidando da saúde mental – como sobreviver no IFRN?

    Por último, mas não menos importante, não se deixe sucumbir pela rotina. Tirar um tempinho para se dedicar a você e seus amigos/família em meio a tantos trabalhos, relatórios e provas será o escape para a sua saúde mental; e o nosso emocional não é algo para deixar de escanteio. O IFRN disponibiliza de ótimos profissionais da saúde, como psicólogos, enfermeiros, médicos, para apoiar quando – e se – houver necessidade.

    Por hoje estas são as dicas para viver no IF

    Por hoje é isto, espero que tenham curtido cada dica e consigam ficar longe dos “probleminhas” que podem vir a calhar por conta da correria que o IF proporciona. Me despeço de vocês com esta citação, ainda a respeito da nossa temática:

    Uma das coisas mais importantes para sobreviver no IF é ter paciência, porque todo dia é uma luta pra não desistir de tudo e enfiar a mão na cara de alguém lá dentro – aluno, professor ou funcionário. O segredo é ter um sono sempre regulado para evitar o estresse. Paz. (ARAÚJO, Bruno. 2018)

    A culpa é do Coelho – Um conto que vou te contar!

    A culpa é do Coelho, é um conto, que retrata bem a história de amigos que crescem juntos, cultivam amizade, ficam apaixonados, mas nunca conseguem se declarar de verdade! Quando os sentimentos não são externados, é possível  que  amizade e amor sejam confundidos. Se isso acontecer meu amigo, há sérios riscos do Coelho sair com as vantagens!

    Que tal exercitar um pouco a leitura, enquanto você se auto-analisa colocando-se no lugar de Letícia ou  Joaquim? Se eu te contar do Coelho agora, não vai ter graça! Então vamos lá?

    coelho 300x200 2439938 1972597

       A culpa é do Coelho

    A tarde estava muito fria na verdade. Seria este o motivo para demonstrar tamanho mau humor? Com passos firmes e aborrecidos, Letícia entrou na sala não olhando ao menos para os amigos que vieram da capital visitar dona Antônia, recém-operada.
    Grotescamente vai para o quarto e atira-se na cama, como se um grande desespero apoderasse daquele corpo franzino da estudante, que por sinal, não era de se render aos desafios.

    Dona Antônia não podia levantar para saber o que acontecia com a filha, Cleonice estava preparando o suco para os visitantes, as quais julgavam cada uma por conta própria, o motivo do comportamento da moça. Foi durante o clima de suspense e indagação, que Joaquim entra na casa, comprimento a todos, perguntando logo  pela amiga:

    – Olá! Como estão todos aqui?  Cleonice, você sabe me dizer, se a Letícia chegou da faculdade?
    -Sim Joaquim! E sinceramente eu não sei o que aconteceu, mas, ela entrou muito chateada e foi para o quarto.
    – Posso falar com ela?
    – Vá logo meu jovem! Quem sabe sua companhia poderá melhorar o mau humor dela!

    Adentrando o quarto, o jovem observa o sofrimento da moça,  entendendo que alguma coisa muito grave havia acontecido. Era visível que o mundo havia desabado para ela! Se banhava em um pranto desesperado! O que a teria  deixado neste estado?

    A culpa é do Coelho: O desespero de Letícia

        Sem saber como ajudá-la, o amigo a interroga:
    – Você está sofrendo muito! O que aconteceu com você, quem te magoou? Fala comigo que vou atrás agora de quem está te perturbando!
    – Não tem jeito meu amigo! Você não poderá fazer nada por mim, a não ser que o coelho volte. Meu coelho, eu quero meu coelho de volta!

    Procurando entender como um animal estaria causando tamanho sofrimento, Joaquim sai do quarto e se dirige à mãe de Letícia:
    -Dona Antônia, o que a senhora sabe sobre o coelho? A Letícia disse que deseja a volta do coelho. Sinceramente, gostaria de ajudá-la. Ela perdeu algum coelho de estimação? Como um bichinho pode deixa uma pessoa tão arrasada!

    – Não é possível que ela esteja se lembrando dele, já faz muito tempo que morreu! Verdadeiramente era fofo, delicado. O pai a deu de presente na páscoa, e o cuidado que tinha com o animal era tão grande que após sua morte ficou três dias sem se alimentar. Entretanto, só não entendo essa saudade repentina, se já havia se recuperado à tempos da perda.
    -Então é isso! Alguma coisa a terá feito lembra-se do coelho.

    O rapaz retornou ao quarto na tentativa de consola-la. A moça escondeu o rosto dizendo não querer falar com ninguém. Sem entender, ele voltou para casa, planejando um meio de reanimá-la.

    A culpa é do Coelho: A compra do animalzinho

    Na busca por possíveis soluções, Joaquim conclui que, se o problema dela era o coelho, porque não comprar outro e levar-lhe de presente? Pensando desta forma, vai ao mercado, compra um coelhinho  e retorna a casa dela.

    coelhinho 300x219 7114701 2789364

    Dona Antônia o recebeu, admirada ao perceber que fazia tudo para ajudar sua filha. Calorosamente e oferece-lhe suco, mas, ele não aceitou. Agradecendo, adentrou imediatamente à casa em direção ao quarto da jovem.

    Joaquim observou que Letícia não mais chorava. Contudo, olhava por traz das cortinas em direção à rua, mostrando entusiasmo diante de algo que parecia lhe devolver a vida. Curioso ele tentou se aproximar para saber o que a havia deixado feliz, no entanto, a jovem não permitiu, dizendo não ser tão importante. Ao ver o coelhinho nas mãos dele, perguntou surpresa:

    -Que fofo, de quem é este coelhinho?
    – Eu o trouxe para você! Sua mãe me contou o quanto sofreu, quando o que você tinha morreu.  Ontem a vi chorando e dizendo ser por causa do coelho, decidi comprar outro para tentar amenizar sua dor. É para você, pega!
    -Que lindo! Obrigada amigo, de coração, obrigada! Você é o melhor amigo do mundo! Mas o motivo de minha dor, não era a morte do coelho, e sim algo mais complicado. Não posso te dizer no momento, mas breve você saberá.

    – Se não era pela morte de seu coelho, por que  chorava então?
    Naquele momento a campainha da casa tocou. A mãe da moça atendeu.

    A culpa é do Coelho : A grande surpresa

    Um jovem alto e belíssimo a saúda. Em seguida, olha para Letícia firmemente que não resistindo, abraça-lhe com enorme quantidade de afeto! Joaquim e dona Antônia observam por um momento a cena sem interrompê-la. Em instantes, Letícia se afasta, e o jovem finalmente se apresenta:

    -Então, a senhora é a mãe de Letícia? E o jovem, é seu irmão?
    -Este é meu melhor amigo, o Joaquim! É meu verdadeiro irmão, veja o presente que me trouxe!
    – Lindo animalzinho, e por sinal, tem meu nome! Desculpa pela brincadeira. Se permitirem me apresentar, sou Leandro Coelho, mais conhecido como “Coelho”. Aluno do último ano de medicina.

    Estava de partida para o interior, a fim de concluir a residência, mas, o amor que sinto por Letícia é tão imenso que não dormi, enquanto não encontrei uma colocação próxima daqui, para não precisar deixar de vê-la! A proposito eu estou aqui para pedir a senhora Antônia que me permita oficialmente me tornar noivo de sua filha!

    Dona Antônia deixou o copo que estava em sua mão cair e Joaquim boquiaberto esforçou-se para recuperar a fala. Letícia por sua vez justificou-se:
    -Mamãe e Joaquim, perdoem-me! Não conseguia falar depois que soube da transferência dele, mas, por esse “coelho chorava eu” agora estou mais feliz do que nunca!

    moça

    A culpa é do Coelho a decepção de Joaquim

    Joaquim assustado tentou compensar a decepção, pois mesmo que nunca tivesse se declarado, Letícia também era o amor de sua vida. Após a afirmação do jovem médico, o amigo de Letícia perdeu o controle, saindo desesperado pela casa. lamentando e dizendo consigo mesmo:

    – Esses coelhos só trazem sofrimento! Agora sou eu que devo dizer que a culpa do Coelho! Por ter dilacerado meu coração e roubado o grande amor de minha vida! Ou a culpa foi minha?  Por não ter me declarado antes dele? Bem, em se tratando de animais, ele foi mais esperto, portanto tenho que respeitar o Coelho. Já que nesse conto, o burro fui eu!

    Fim

    Se você gostou do conto e deseja que postemos outros, deixe sua mensagem ou curtida. Aceitamos com todo carinho e respeito , suas críticas e opiniões.

     Um grande abraço e até breve!

    Avaliação do Desenvolvimento Motor infantil – um curso

    Olá amados, hoje eu venho contar para vocês mais uma da minha experiência, o curso Avaliação do Desenvolvimento Motor Infantil. O curso tem como objetivo a capacitação não só de professores, mas também de profissionais da saúde, no momento de avaliar e identificar grupos de riscos que apresentem distúrbios neurológicos e sociais, tanto no ensino regular, quanto no ensino especial.

    CURSO DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL

    Logo de cara o curso se mostrou muito interessante, já que o desenvolvimento motor de uma criança é algo fundamental para a formação do sujeito, e que afeta não somente o presente, mas também todo o futuro daquele indivíduo.

    Com a realização desse curso, ficou muito simples entender como a criança se desenvolve, bem como todas as fases desse desenvolvimento, sem contar que esclareceu todas as minhas dúvidas a respeito de quando há necessidade de um estímulo, ou quando ele é realizado em excesso.

    desenvolvimento motor 9380809 8288048

    O curso inteiro é ministrado de forma online, um método muito eficaz para nós professores que vivemos em uma rotina corrida, além disso a facilidade de poder acessar o curso de qualquer dispositivo é ainda mais reconfortante. No geral o curso possui 5 horas de capacitação e você tem 90 dias para poder concluir, super tranquilo né?!

    O curso é dividido em 3 módulos e por último a prova para a emissão do certificado, os módulos contemplam os seguintes conteúdos:

    – Módulo 1 – 1 Aula – Introdução à Motricidade

    – Módulo 2 – 7 Aulas – Áreas do Desenvolvimento Motor

    – Módulo 3 – 9 Aulas – Protocolo EDM na Prática

    A importância do curso Avaliação do Desenvolvimento Motor infantil

    Com a realização desse curso conseguimos perceber o quanto cada fase do desenvolvimento da criança é importante e como afetamos a vida desse sujeito quando queremos avançar muito rápido cada fase. O curso salienta a importância de respeitar cada fase da criança.

    Aqui mesmo no nosso blog você pode encontrar alguns artigos que falam um pouquinho sobre o tema, é interessante você ler caso se interesse pelo o assunto, os títulos Desenvolvimento do bebê mês a mês,   Fases do desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos e Diferença entre crescimento e desenvolvimento, resumem bem um pouco do assunto que é tratado no curso.

    A criança se desenvolve de forma muito acelerada e se nós educadores não estamos preparados para acompanhar essa fase acabamos prejudicando o presente e o futuro dessa criança.

    Ao concluir esse curso fica bem mais fácil até mesmo no momento de planejar as atividades escolares, já que fica bem mais claro quais as capacidades de cada criança e como podemos explorá-la para que ela se desenvolva da melhor forma possível.

    As vantagens de realizar o curso são magnificas, já que ao conseguir realizar uma avaliação concisa sobre o desenvolvimento da criança você pode detectar um problema que esteja logo no começo, conseguindo desenvolver um tratamento eficaz e bem mais rápido.

    A única desvantagem desse curso, é sua carga horaria, se caso ele fosse mais extenso, seria ainda melhor para nossa compreensão.

    Se inscreva no Curso Avaliação do Desenvolvimento Motor infantil

    Se você também se preocupa com o desenvolvimento motor do seu aluno e gostaria de entender um pouco mais sobre o assunto, se inscreva no curso e aproveite todas as vantagens que ele tem a oferecer.

    Demonstre Atividades

    Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

    Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev