Advertisement

Ambiente do aluno: organização e aprendizado

Vamos falar sobre o ambiente do aluno e a importância de ter um espaço organizado para estudos tanto em casa quanto no ambiente escolar, inclusive para alunos que estudam de forma online.

O ambiente do aluno é muito importante, e influencia diretamente na aprendizagem do estudante podendo tanto beneficiar a sua prática diária de estudos quanto prejudicar o andamento dos processos escolares.

Tudo que fazemos na vida precisa de organização e dedicação, quando se trata de um ambiente para estudos, o  ambiente do aluno, não é diferente. Mas, muitas vezes o estudante não constrói esse espaço sozinho, principalmente quando ele é um aluno inserido em uma classe dentro de uma escola compartilhando este ambiente com outros estudantes e professores.

Advertisement

Vamos entender tudo isso melhor a seguir.

O ambiente do aluno:  dia a dia de estudos

O ambiente do aluno na escola é organizado especialmente pelos professores e demais membros da equipe escolar,  na escola esse ambiente coletivo, compartilhado entre todos os estudantes.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Já o ambiente do aluno em casa é seu espaço privado de estudos, ou apenas dividido com irmãos quando a criança tem uma família maior,  e o espaço de estudo de um aluno adulto também é diferente do ambiente do aluno infantil.

Advertisement

Todos esses aspectos precisam ser considerados Quando falamos em ambiente do aluno.  

Nesse texto vamos falar melhor sobre cada um deles e destacar a importância  de que o aluno tenha sempre um bom ambiente para seus estudos.

Acompanhe.

Advertisement

O ambiente do aluno na escola

A grande maioria das crianças e adolescentes passa pelo menos metade do seu dia no espaço escolar, o ambiente do aluno na escola é vivenciado dentro da sala de aula e outros espaços como o laboratório de informática e biblioteca.

education concept books laptop library 1150 10587 8364446 5347822
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Normalmente as escolas têm seus ambientes decorados com motivos que lembram a criança sobre o seu aprendizado, e esses motivos costumam ser conforme a faixa etária atendida pela escola.

O ambiente do aluno na escola é cercado por elementos como livros, cartazes em murais,  aviso diversos pendurados pelas paredes, salas de aula com várias carteiras, e outros espaços como a quadra esportiva e o refeitório.

Advertisement

Assim quando o aluno está na escola todos os elementos do seu redor ou lembro que eu estava em um espaço de estudo e convivência escolar,  e isso facilita o aprendizado do estudante, na medida em que está inconscientemente lembrando-o de que ele é um aluno está em um ambiente de estudo a todo momento.

E há também outros elementos que fazem parte do ambiente do aluno mas que não são propriamente decoração, móveis  ou livros, estamos falando das relações escolares, como a relação professor e aluno.

É Importante que os professores e a equipe escolar trabalhem as relações entre os alunos e entre professores e alunos, com a mesma atenção e o mesmo cuidado pedagógico que trabalham o resto do ambiente do aluno na sala de aula e demais dependências escolares.

Advertisement

Qual a importância do ambiente do aluno na escola?

Se a criança estiver em um espaço desorganizado dentro da escola ela terá dificuldades em aprender e o próprio professor terá dificuldades em dar aulas. Além disso, o ambiente do aluno deve estimular a criança a querer aprender,  portanto, o espaço precisa ser bem pensado, não pode ser opressor o professor e as relações humanas que nele se constroem também precisam ser cuidadosamente trabalhadas.

Qual a importância da relação entre o professor e o aluno para o ambiente do aluno na escola?

Esse é um ponto fundamental, pois o estudante se relaciona com seus professores de uma forma que o afeta emocionalmente e psicologicamente,  o professor deve compreender que eu e alvo dos anseios e em alguns casos dos temores e seus alunos. e tudo isso vai influir no processo de ensino e aprendizagem, assim como também com a conexão com o aluno.

O ambiente do aluno –  aluno online, aluno adulto, aluno atual

O ambiente do aluno também precisa ser cuidadosamente pensado quando se trata de um aluno online.

Advertisement
charming brunette studying alone 23 2147656011 6098546 6402786
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

O aluno que estuda a distância pela internet precisa ter um espaço em sua casa dedicado às suas atividades escolares, normalmente isso acontece com universitários que fazem graduações a distância, ou seja, alunos adultos. 

Mas, alguns estudantes fazem cursos extra em casa,  como cursos online de idiomas, e nesses casos é importante que os pais ajudem o adolescente e a criança a organizar em seu espaço de estudo.

Estudar em um ambiente bagunçado é péssimo para  a aprendizagem, perder tempo procurando materiais ou se distrair com coisas no ambiente, pois atrasa as atividades escolares  e devia atenção do estudante do foco de seus estudos.

Advertisement

E, em tudo isso, também precisamos ter em mente quando refletimos sobre o ambiente do aluno a resposta uma indagação: Quem é o aluno atual?

Essa não é uma pergunta fácil de ser respondida. Mas podemos dizer que o aluno atual, seja ele criança, adolescente ou adulto,  é um aluno conectado as novas tecnologias da informação, que usa constantemente as redes sociais e pesquisa através da internet,  e que está sob a constante influência de diversos elementos que podem ser alheios ao aprendizado.

O aluno atual está sempre sobre a influência das mídias,  das modas, dos jogos, da internet, das redes sociais e outros elementos típicos da sociedade contemporânea na qual vivemos.

Advertisement

É importante considerar tudo isso ao formular o ambiente do aluno.  Entenda melhor a seguir.

Por que é importante entender melhor quem é o aluno atual para organizar o ambiente do aluno?

O aluno do século XXI  não é o mesmo aluno do século passado. Quando organizamos o ambiente do aluno atual precisamos tanto inserir os elementos típicos da nossa sociedade de forma pedagógica, aproveitando a internet e outros elementos como instrumento de ensino, quanto precisamos tirar do caminho do aluno distrações de seus momentos de estudo para que ele não se perca durante o processo de ensino-aprendizado.

Como é o ambiente do aluno no século XXI?

Na escola o ambiente do aluno está cada vez mais permeado pelas novas tecnologias que são usadas no dia a dia da sala de aula e cada vez mais inseridas em um contexto didático pedagógico escolar.

Advertisement
book laptop pencil clock wooden table library education learning concept 1150 16629 7837017 5721020
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Mas, essa realidade também especialmente  presente na vida aqueles alunos que estudam em casa.  para potencializar o aprendizado é importante ficar longe das redes sociais,  de Interrupções vinda da família ou do telefone, e qualquer outra distração durante os momentos de estudo. Em contrapartida as ferramentas didático-pedagógicas como vídeos, Fórum de discussão online e até mesmo páginas nas redes sociais podem ser inseridas dentro de uma metodologia construída para o aluno do século XXI.

 O ambiente do aluno: dicas finais

Como vimos ao longo desse texto, o ambiente do aluno é muito importante, tanto dentro do espaço escolar quanto em casa para suas horas de estudo fora da escola.

E para que viva alunos que estudam a distância esse espaço de estudo é fundamental. 

Advertisement

Essas foram as nossas dicas de hoje, e você estiver procurando ideias para fazer com seus alunos de uma olhada no nosso texto especial: Dia do aluno: ideias de atividades.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Advertisement

Advertisement

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev