Antropologia e Educação

Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “Antropologia e Educação” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais da antropologia mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.

Antropologia e Educação

A antropologia tem um papel sem igual no processo de mudança paradigmática, ganhando importância para os fundamentos da educação, ampliando o campo a ser investigado, notadamente no diálogo entre cultura e educação. Sendo que diferenças culturais manifestam-se diariamente dentro da escola.

Antropologia e educação

Sendo a cultura que faz uma das maiores ligações entre educação e antropologia, fazendo  as reações ou entendimentos advindos do seu contexto não serão semelhantes para os diferentes sujeitos.

A atitude antropológica

A atitude antropológica é a razão pela qual faz os estudos no âmbito das Ciências Sociais, se tomarmos como uma referência importante para o seu início.

antropologia-8847494-7515697-9714426

Antropologia elegeu a cultura humana e seus múltiplos desdobramentos como seu objeto de estudo principal, o que ainda é uma marca característica geralmente associada a esta disciplina, o que ainda é historicamente posterior à Sociologia.

Antropologia e Educação

A Antropologia e Educação tem uma boa relação, pois de acordo com a antropologia podem ser desenvolvidas técnicas que possam melhorar as formas de ensinamentos nas escolas, com base em pesquisas, favorecendo os alunos.

Sobre a atitude antropológica

A atitude antropológica prevalecem interpretações que enaltecem o multiculturalismo e a convergência de culturas distintas, sendo que pode exercer bases de conhecimentos entre a cultura e educação.

Vídeo Sobre atitude antropológica:

A Sociedade Fala de Si Mesma e contrastivamente Revela as Demais

Falar de si mesmo é tentar mostrar quem você é para outras pessoas, nas escolas os professores falam de si mesmo englobando assuntos cotidianos no assunto estudado no momento.

Os alunos podem também falar de si mesmo com o fato de contribuir para a turma de modo que ele apresente suas ideias referente ao assunto comentando. E de acordo com o falar de si mesmo podem envolver outros assuntos que sejam relevantes a toda a turma contida.

Sobre Falar de si Mesmo

São muitas as situações em que esta necessidade pode aparecer: pode ser uma simples apresentação em uma reunião profissional: onde vai mostrar seus pontos fortes na sua área. Em uma mesa de debate na universidade: onde seus colegas vão lhe conhecer um pouco mais. Em uma história que você quer contar no Facebook: onde hoje as pessoas expressão bastante sobre si mesmo como elas são no dia a dia, as redes sociais são uma grande aliadas.

Vídeo Sobre falar de si Mesmo:

O Conceito Antropológico de Cultura

A Antropologia Cultural estuda a diversidade cultural humana, tanto dos grupos contemporâneos, como extintos. Diverge da antropologia social na medida em que o conceito de sociedade é mais abrangente que o de cultura.

10339_news_1_seminario-de-antropologia-filosofica-investigacion-y-educacion-6965616-1798898-1715846

O seu propósito maior é o estudo do homem e suas diferentes formas culturais, como as suas religiões, suas vestimentas, seu modo de agir, e outros.

Princípios Metodológicos Fundamentais

Os princípios são inseparáveis da natureza humana na medida em que qualquer pessoa têm a capacidade de classificar experiências, de as codificar. Por outro lado, enquanto expressão de pessoas vivendo em diferentes lugares, existem diferentes culturas em diferentes regiões geográficas.

Sobre a Noção de totalidade

Totalidade é um todo coerente em que cada elemento está, de uma maneira ou de outra, em relação com cada elemento e, de outro lado, que essas relações formam, na própria realidade objetiva, correlações concretas, conjuntos, unidades, ligados entre si de maneiras completamente diversas, mas sempre determinadas

Vídeo Sobre o conceito antropológico de Cultura:

O Levantamento do Material Etnográfico

A etnografia estuda e revela os costumes, as crenças e as tradições de uma sociedade, que são transmitidas de geração em geração e que permitem a continuidade de uma determinada cultura ou de um sistema social.

casa_dos_acores-3358048-3153617-4497049

O material Etnográfico são junções de diferentes relações como os conhecimentos, as ideias, técnicas, habilidades, normas de comportamento e hábitos adquiridos na vida social de um povo.

Técnica e Conduta do Pesquisador perante o Outro

Um devido pesquisador deve sempre buscar mais, mas sempre respeitando os outros, assim tendo uma ética profissional inabalável.

Uma grande falta de respeito por parte de alguns pesquisadores é querer atropelar os outros, como uma grande gama de informações que não lhe favorece tanto assim, seria mais fácil se juntar a outros e trabalhar em equipe.

Sobre a Levantamento do Material Etnográfico

O levantamento baseia-se na observação e levantamento de hipóteses, onde o etnólogo procura descrever o que, na sua visão, ou seja, na sua interpretação, está ocorrendo no contexto pesquisado. Uma das características da Etnografia é a presença física do pesquisador e a observação in loco (é uma expressão em latim, que significa “no lugar” ou “no próprio local” e é equivalente à expressão in situ).

Vídeo Sobre Material Etnográfico:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de Antropologia e Educação com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.