Artes e Educação Física

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de viver, com base no uso de culturas diversas, e nesse post vamos trabalhar com o “Artes e Educação Física”.

Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das pessoas baseada em práticas culturais, que demonstram como estão se sentindo.

Artes e Educação Física

As disciplinas de artes e educação física são, de certa forma, fundamentais para a formação de um indivíduo, seja para ajudar a desenvolver o senso crítico sobre um determinado assunto, ou assunto ou para despertar certo interesse dos alunos sobre o pelo esporte.

Artes e educação física

A disciplina de artes, assim como outras, não pode ser desvalorizada somente por não haver interesse por parte dos alunos e do governo. É através dela que conhecemos um mundo que nos ajuda a entender um pouco mais sobre como surgiu surgiram diversos tipos de cultura, artes e expressões.

Obras artísticas

Obras artísticas são arquivos da literatura que podem servir de inspiração para diversas pessoas, as obras artísticas podem ser livros, quadros, estatuas e outros.

57228bcf0e2163457500e2ba10-vinicius-quesada-blood-piss-blues1-9245509-9530411-3073246

Muitas delas são até hoje alvo de discussões e reflexões sobre seus verdadeiros significados. Inclusive, as obras e os artistas são itens de questões de provas realizadas pelo mundo. De algumas, é possível captar a essência do artista e a sua real intenção. Outras são eternos enigmas para seus admiradores.

Exemplo de obras artísticas famosas

Monalisa – Leonardo da Vinci (1503 – 1517)

Monalisa é considerada uma das principais e mais famosas obras de arte do mundo, do artista italiano Leonardo da Vinci. É também conhecida como A Gioconda (La Gioconda, em italiano, que significa “a sorridente”). Obra do Renascimento, a Monalisa representa o padrão feminino da época, com sorriso conservador e ao mesmo tempo sedutor. É marca registrada de uma arte valiosa e muito elogiada, porém controversa e muito questionada pelos críticos.

Garota do Brinco de Pérola – Jan Vermeer (1665)

Muitas vezes, nomeado de “A Mona Lisa Holandesa”, representa o retrato de uma mulher comum com um turbante azul na cabeça e um brinco de pérola que é o ponto mais importante desta obra de arte. Foi pintada pelo holandês Johannes Vermeer.

Passeio, Mulher com Sombrinha – Claude Monet (1875)

Conhecida também como “Madame Monet e o Filho” ou “Camille e Jean na Colina” é uma das obras impressionistas famosas de Monet.

Foi reproduzida durante os verões de 1875 e 1876, e retrata sua primeira mulher e o filho no jardim de sua casa nova, localizada em Argenteuil, próximo a Colombes e Gennevilliers, na França. O pintor utiliza um técnica própria do impressionismo para reproduzir a imagem de uma caminhada com sua família nos arredores de sua residência.

Vídeo sobre Obras artísticas:

Renascimento

O Renascimento foi um movimento cultural, econômico e político que surgiu na Itália do século XIV, se consolidou no século XV e se estendeu até o século XVII por toda a Europa.

ahr0chm6ly9jb211bmlj-4101113-5707263-2850459

Inspirado nos valores da Antiguidade Clássica e gerado pelas modificações estruturais da sociedade, resultou na reformulação total da vida medieval, dando início à Idade Moderna.

Cultura Renascentista

  • Racionalismo – os renascentistas estavam convictos de que a razão era o único caminho para se chegar ao conhecimento, e que tudo podia ser explicado pela razão e pela ciência.
  • Experimentalismo – para eles, todo conhecimento deveria ser demonstrado através da experiência científica.
  • Individualismo – nasceu da necessidade do homem conhecer a si próprio, buscando afirmar a sua própria personalidade, mostrar seus talentos, atingir a fama e satisfazer suas ambições, através da concepção de que o direito individual estava acima do direito coletivo.
  • Antropocentrismo – colocando o homem como a suprema criação de Deus e como centro do universo.

Vídeo sobre Renascimento:

Cubismo

O Cubismo foi um vanguarda artística europeia surgida no século XX na França que abrangeu as artes plásticas e a literatura. Marcado pelos uso de formas geométricas, ele rompeu com os modelos estéticos que só valorizavam a perfeição das formas.

cubismo-8483861-1315231-1181508

Esse movimento pode ser considerado o primeiro a se caracterizar pela incorporação do imaginário urbano industrial em suas obras.

Cubismo no Brasil

No Brasil, somente após a Semana de Arte Moderna de 1922 é que o movimento cubista irá ganhar força. Ainda que os artistas brasileiros não se entregaram as características exclusivamente cubistas, podemos destacas as telas da artista plástica de Tarsila do Amaral. Nelas, notamos a influência cubista pelo uso das formas geométricas.

Vídeo sobre Cubismo:

Artes Marciais

Artes marciais são um conjunto de técnicas de luta individual. Algumas das artes marciais mais conhecidas são kung fu, caratê, judô, aikido, krav magá, judô, jiu-jitsu, muay thai, taekwondo.

5954_e-1-9952939-4843471-4469126

As primeiras artes marciais surgiram no Extremo Oriente e inicialmente representavam técnicas para manejarem armas brancas. As artes marciais também envolvem processos de defesa pessoal com ou sem armas, o que explica o nome marciais ou guerreiras.

Vídeo sobre Artes Marciais:

Surrealismo

Fundado em Paris em 1924 o Surrealismo engrossou os movimentos de vanguardas do início do século XX. André Breton foi seu principal porta-voz e lançou, naquele mesmo ano, o primeiro e principal manifesto – o Manifesto Surrealista.

surrealismo-5416542-9284912-6815507

Sonhos, fantasias, devaneios, inconsciência, ausência de lógica, formaram as bases das criações do movimento surrealista.

Características dos artístas

Os artistas desse movimento se diferenciavam quanto ao estilo adotado. Enquanto as formas e linhas de Masson provinham de pincelados livres, Magrite e Dalí tinham imagens realistas criando cenas oníricas.

Vídeo sobre Surrealismo:

Música

5ad6c5b34f71c9-997556395ad6c5b33f76f0-34515661-6781825-8342829-1283095

A música (do grego μουσική τέχνη – musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.

É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.

A abordagem naturalista

De acordo com a primeira abordagem, a música existe antes de ser ouvida; ela pode mesmo ter uma existência autônoma na natureza e pela natureza. Os adeptos desse conceito afirmam que, em si mesma, a música não constitui arte, mas criá-la e expressá-la sim. Enquanto ouvir música possa ser um lazer e aprendê-la e entendê-la seja fruto da disciplina, a música em si é um fenômeno natural e universal.

Vídeo sobre Música:

Grafite

Grafite é uma inscrição feita em paredes, existentes desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.

poster-grafite-arte-urbana-foto-hd-65x100cm-decoraco-jovem-d_nq_np_988311-mlb20531186180_122015-f-2119807-5610596-4676846

Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da arte urbana – em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.

Vídeo sobre Grafite:

Movimentos culturais

Um movimento cultural é uma mudança no modo como diferentes disciplinas (artísticas, científicas, filosóficas, etc.) encaram o seu trabalho. É, em grande medida, uma distinção artificial, uma vez que raramente existe uma quebra radical, deliberada e consciente, antes as mudanças se processam lentamente e quase de forma inconsciente.

Grosso modo, a lista que se segue inclui os movimentos culturais mais importantes da civilização ocidental, desde a antiguidade até aos nossos dias. Todos estes movimentos podem subdividir-se em sub-movimentos específicos, ou adaptam características únicas segundo cada uma das disciplinas que afetam na escola.

Alguns movimentos culturais

Românico Gótico Nominalismo Trovadorismo Humanismo Renascimento Maneirismo Barroco Rococó Neoclassicismo ou Arcadismo Romantismo Realismo Naturalismo Parnasianismo Simbolismo Arte Nova ou Art noveau Modernismo Pós-modernismo

Vídeo sobre Movimentos culturais:

FIM

Chegamos ao fim do poste onde fala das Estudo das práticas culturais, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.