Pressione ESC para fechar

Atividades de Biologia

A biologia é a ciência base que estuda a vida, fazer atividades de biologia pode ser realmente desafiador para alguns alunos mas não resta dúvidas de que estas atividades são sempre divertidas e cheias de opções para quem deseja levantar o conhecimento e aumentar o engajamento da turma durante a aula.

Atividades de biologia

Nessa categoria vamos ajudar professores e alunos a encontrar ideias e sugestões de atividades de biologia ligadas aos mais diversos ramos desta disciplina que pode vir a ser a sua preferida pelo resto da vida.

Como podemos definir o que é biologia? como podemos definir algo que é tão complexo? essa e outras perguntas vão ser trabalhadas nesse artigo, vamos clarear um pouco essas ideias e mostrar que biologia é uma ótima area para se aprender.

O termo Biologia foi criado há cerca de 200 anos, sendo Jean-Baptiste Lamarck um dos primeiros cientistas a utilizá-lo. Também nesta época surgiu o conjunto de regras que orienta as pesquisas na área: os métodos científicos.

Estes métodos englobam um modelo que consiste em formular uma hipótese e realizar uma experiência a partir da qual podem ser tiradas conclusões. Para que estas conclusões sejam válidas, é essencial que o processo seja documentado e que os experimentos, ao serem repetidos por qualquer outro pesquisador, apresentem os mesmos resultados.

O século XIX foi particularmente rico para a história da Biologia, graças aos trabalhos de cientistas notáveis como Charles Darwin, Gregor Mendel e Louis Pasteur.

No dia a dia como pesquisador, o biólogo realiza experiências com plantas, animais, fungos, bactérias ou quaisquer outros seres vivos. Estas experiências costumam ser feitas em laboratório e, em muitos casos, precisam ser complementadas por trabalhos de campo, como visitas a jardins, parques e reservas, para observação e coleta de espécimes.

Zoologia

Este é um ramo da biologia que estuda animais, Embora seja apenas um entre muitos ramos da biologia podemos afirmar com razoável certeza que a zoologia é o ramo com o maior número de variáveis uma vez que ele trata basicamente de cada ser vivo no planeta.

Esse infinito número de variáveis torna a Zoologia uma das disciplinas biológicas mais divertidas e também uma que exige atividades mais específicas devido a quantidade de bifurcações e áreas de estudo internas.

Entomologia

Um dos sub-ramos é a entomologia, que é exclusivamente baseada em insetos. Concentra-se no estudo da taxonomia, características, adaptações, papéis e comportamento dos insetos.

Etologia

Na verdade, a etologia está sob a zoologia e lida com as adaptações comportamentais dos animais, especialmente em suas moradas naturais ou originais.

Anatomia

Aplicável à anatomia vegetal e animal, envolve o estudo da estrutura detalhada, dos órgãos internos e das respectivas funções de um organismo.

Fisiologia

Fisiologia é definida como o estudo de várias funções e processos de organismos vivos. A fisiologia é dividida em Fisiologia Evolutiva, que é o estudo da evolução fisiológica, Fisiologia Celular – o estudo do mecanismo e interação celular, Fisiologia do Desenvolvimento, que envolve o estudo de processos fisiológicos em relação à evolução embrionária, a Fisiologia Ambiental, que trata da estudo da resposta das plantas a agentes como temperatura, radiação e fogo e fisiologia comparada, explicado grosso modo como o estudo de animais, exceto humanos.

Genética

Este é considerado um campo interessante de estudo e é um ramo da biologia. Genética é o estudo de genes. Este termo é derivado da palavra grega “genéticos” que significa “origem”. Este ramo da biologia estuda os aspectos hereditários de todos os organismos vivos. O estudo da herança de características dos pais começou em meados do século XIX e foi pioneiro pelo renomado biólogo Gregor Mendel. A ciência moderna da genética é baseada nos fundamentos estabelecidos por este biólogo.

Botânica

O estudo da vida vegetal ou fitologia é conhecido como botânica. Um dos mais proeminentes entre os diferentes ramos da biologia, a botânica é um assunto vasto e estuda a vida e o desenvolvimento de fungos, algas e plantas. A botânica também investiga a estrutura, crescimento, doenças, propriedades químicas e físicas, metabolismo e evolução das espécies vegetais. A botânica implica a importância do estudo da vida vegetal na Terra, pois gera alimentos, fibras, medicamentos, combustível e oxigênio.

Atividades de Biologia – FAQ

Recebemos muitas perguntas sobre a nossa categoria de biologia de modo que vamos tentar responder algumas delas e tirar suas dúvidas em relação ao nosso trabalho.

Vocês vão tratar de todos os ramos da biologia?

Nossa intenção inicial é sim criar um acervo de atividades que seja aplicável a todas as matérias, então certamente temos essa intenção, contudo a biologia é uma disciplina muito rica portanto contamos com a ajuda do público para ter acesso a cada vez mais material para criação de atividades.

Vocês oferecem atividades para ensino superior?

Nossa meta é oferecer atividades para alunos de todas as idades, assim, cabe a você professor avaliar sua turma e escolher atividades que estejam de acordo com a capacidade dos seus alunos de realizar.

Sou professor, posso enviar minhas atividades para vocês?

Certamente, basta entrar em contato com nossa equipe, todas as sugestões vão ser recebidas e avaliadas por nossa equipe, quem sabe sua colaboração pode ajudar outros alunos e professores nessa jornada ao conhecimento.

Por que aprender biologia é tão importante?

A biologia sem dúvidas é uma das matérias que mais contribuiu para o desenvolvimento e o bem-estar de nós seres humanos. Foi graças ao estudo sobre os organismos vivos que conseguimos entender como funciona e como manter a saúde dos nossos corpos. Se quer ter acesso a atividades e exercícios exclusivos de biologia, nosso site pode te ajudar.

Como tornar o ensino da biologia mais atrativo?

Para tornar o ensino da biologia mais atrativo é fundamental que se trabalhe conteúdos práticos e que estes sejam relacionados com assuntos do dia a dia. Isso não é difícil, pois estamos vivendo um momento em que um vírus como o da covid 19 está mudando diretamente as nossas vidas e a maneira como nós nos relacionamos. Em nosso site você vai ter acesso a várias atividades para ensinar e aprender a biologia de maneira simples.

Qual a importância da biologia em tempos de pandemia?

Em tempos de pandemia todos nós depositamos na biologia as esperanças para a cura ou o desenvolvimento de uma vacina. A influência ou a ação de um ou mais organismos sobre outro pode ser conectado com a biologia. Em nosso site você vai encontrar atividades exclusivas.

Qual a relação entre a saúde e a biologia?

O desenvolvimento de vacinas, prevenção e outros tratamentos de saúde estão ligadas diretamente com estudos em biologia. Tanto é verdade que até alguns anos atrás o curso de biomedicina tinha o nome de ciências biológicas médicas. Exames e medicamentos tem ligação direta com os conteúdos de biologia.

Continue aprendendo sobre Biologia!

Se você gostou de conhecer nossa categoria de atividades de biologia, aproveite para conhecer mais atividades das diferentes disciplinas e continue aprendendo conosco e aproveite para visitar nossas demais categorias e encontre tudo o que precisa para usar em sala de aula.