Pressione ESC para fechar

Atividades de música

Atividades de música

O que entendemos por música? Mousikē é um conceito grego que significa “a arte das musas”. E, deste, deriva a palavra música, que define a arte de organizar sensível e logicamente uma combinação coerente de sons e silêncios. Para isso, são usados os princípios fundamentais da melodia, a harmonia e o ritmo.

Enquanto manifestação artística, a música é um produto cultural que procura suscitar uma experiência estética no ouvinte. Também constitui um estímulo no campo perceptivo do homem, uma vez que pode assumir várias funções, como é o caso do entretenimento, do ambiente criado ou da comunicação.

A música, como dizíamos acima, é composta por dois elementos básicos, que são os sons e os silêncios. O som é a sensação captada pelo ouvido, através das variações de pressão produzidas pelo movimento vibratório dos corpos sonoros e que se transmitem pelo ar. A ausência do som é o silêncio, o qual nunca é absoluto, tendo em conta a existência da atmosfera.

Atividades de música – FAQ

Estamos criando um acervo considerável de atividades relacionadas a música, sendo assim naturalmente recebemos uma grande quantidade de perguntas de nossos visitantes e seguidores do blog que tem dúvidas não apenas sobre o nosso trabalho mas também sobre como melhor utilizar nossas atividades, sendo assim decidimos tirar estas dúvidas ao oferecer respostas para algumas das perguntas mais frequentes.

O blog oferece atividades de música prática?

Nosso acervo vem crescendo cada vez mais para oferecer atividades relacionadas com a música para que você possa aprender em casa, então a grande maioria de nossas atividades são pensadas justamente para que seja possível colocar em prática o aprendizado e sentir realmente os efeitos de melhoria na música, sabemos que estudar música é difícil e a prática justamente ajuda a tornar essa atividade mais divertida para ambos professores e alunos..

O blog oferece atividades de música teórica?

Aprender música na prática é certamente o objetivo de todos os estudantes, porém aprender a teoria é tão importante quanto, a parte teórica da música ajuda a entender não apenas o contexto musical como a desenvolver o estilo pessoal e com isso é possível para os alunos encontrarem referências e desenvolverem a própria musicalidade, nossas atividades estão divididas entre atividades práticas e teóricas justamente para favorecer esse aprendizado mais abrangente.

Existem atividades de música para quem é autodidata?

Para quem é autodidata normalmente é mais difícil encontrar atividades que funcionam sozinhas, muitas das atividades disponíveis na internet exigem que você já esteja em um nível avançado para serem entendidas, pensando nisso nossa equipe vem desenvolvendo atividades que podem ser feitas por iniciantes focadas na prática quanto na teoria, assim você pode aproveitar o seu tempo livre em casa para aprender e evoluir a sua musicalidade de forma autodidata.

O blog oferece atividades de música para instrumentos?

Entendemos que ao falar de música temos um mundo de informações para ser aprendida, quem decide se dedicar a música normalmente escolhe um caminho entre as dezenas de ritmos, instrumentos e por isso nossas atividades vem cada vez mais visando oferecer conteúdo diversificado para cada instrumento de forma individual, para isso nossa equipe vem trabalhando com os instrumentos mais comuns e temos a intenção de aumentar a diversidade gradativamente.

O blog oferece atividades de música para canto?

A música não se encontra apenas nos instrumentos, aprender a cantar e dominar a arte do canto são passos importantes para quem deseja se destacar no universo musical e por isso mesmo estamos desenvolvendo e oferecendo também atividades que são feitas e focadas para quem quer aprender a cantar, dominar novas técnicas vocais ou mesmo aprender as teorias sobre o canto, tudo para tornar seu aprendizado mais suave e harmônico.

Continue aprendendo!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre as atividades de música e quer trazer ainda mais ritmo para suas aulas, aproveite para visitar também nossas demais categorias e comece agora mesmo a tornar cada aula em um momento de aprendizado prazeroso para sua turma.