Olá pessoal, hoje vamos comemorar o Aniversário do Rio de Janeiro!
O Rio de Janeiro é um importante centro urbano do Brasil e além de ser conhecido como um dos mais belos cartões postais de nosso país.
A cidade tem paisagens de tirar o fôlego, e também muita história em suas ruas, porque foi a capital do Brasil na época do Império.
Durante os anos de 1800, o Rio foi palco de grandes acontecimentos políticos. A independência do Brasil foi consolidada e os nossos dois reinados foram sediados nessa mesma cidade. Ao fim desse mesmo século, o Rio de Janeiro também foi o lugar em que o decreto que acabava com a escravidão foi assinado, em 1888. No ano seguinte, uma mobilização militar foi responsável por derrubar a ordem imperial e instalar o regime republicano em nosso país. Apesar da mudança de governo, o Rio de Janeiro ainda continuou como capital do Brasil, até o presidente Juscelino Kubitscheck executar a construção e a fundação de Brasília, que seria a nova capital do país.
A cidade do Rio de Janeiro é internacionalmente conhecida como uma das mais belas do mundo, pelas suas incríveis paisagens naturais e pelo caloroso e divertido povo carioca.
A cidade que completa 452 anos, já foi palco de grandes eventos para o nosso país, como a Copa do Mundo. Além disso, já apareceu nos telões de Hollywood diversas vezes levando a beleza e alegria de seu povo.
Na data de aniversário da cidade a prefeitura promove diversas atrações como exposições e shows para o público aproveitar e comemorar o aniversário da cidade.
Agora vamos a nossa lista de atividades do dia em homenagem ao Aniversário do Rio de Janeiro.
Nessa atividade vamos aproveitar a beleza natural da cidade maravilhosa, como é chamado o Rio de Janeiro e inspirar nossas crianças a pintar alguns dos cartões postais da cidade.
Primeiro de tudo, você deve colocar a criança em um ambiente onde ela tenha liberdade para pintar, sem se preocupar se vai sujar ou manchar algo. Depois separe algumas imagens de pontos turísticos e bem conhecidos do Rio de Janeiro (colocaremos abaixo algumas imagens que podem ser utilizadas na atividade). Peça para que a criança observe com atenção cada imagem e em seguida escolha qual deseja reproduzir do seu jeito é claro. Com a imagem escolhida é só deixar a criançada soltar a criatividade e se divertir.
Nessa atividade vamos da mesma forma que a anterior, promover uma atividade sensorial para a criançada. Onde elas farão sua própria escultura de argila do Cristo Redentor um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro.
Separe as crianças, uma em cada mesinha ou ao longo de uma mesa grande. Coloque uma vasilha com água para cada uma. E não esqueça de pedir que vistam o avental antes. Depois só distribuir a argila e conversar com eles os instruindo que farão uma escultura do Cristo Redentor (mostre a foto) com a argila. Você pode deixar várias fotos do Cristo expostas para que as crianças possam olhar enquanto realizam a atividade.
Por ser uma cidade praiana, a população carioca tem o hábito de ir a praia não somente para se divertir. Mas também praticar exercícios. E um desses hábitos virou até esporte, que foi o futebol de praia, ou futebol de areia, muito praticado nas praias do Rio. Dessa forma, nessa atividade vamos jogar um futebol de areia com a meninada?!
Separe as crianças em duas equipes iguais. Explique que essa brincadeira tem as mesmas regras do futebol normal. Também delimite um placar para que o jogo se encerre e haja um time vencedor. Depois é só entregar a bola e deixar a criançada se divertir.
É importante ressaltar que se a brincadeira for realizada em um parque, você pode fazer a delimitação dos campos na própria areia, e usar garrafas pet com areia dentro para as traves.
Nessa atividade vamos resgatar uma brincadeira antiga, que atravessa gerações e que ainda se vê o costume da prática na cidade do Rio de Janeiro. Vamos agora fazer uma pipa.
Segue abaixo um vídeo que explica de forma lúdica e divertida como confeccionar uma pipa. Siga ele passo a passo e depois reproduza com as crianças. Com a pipa pronta é só fazer ela voar alto e embelezar o céu com seu colorido.
Nessa atividade vamos resgatar uma brincadeira de grupo, que era muito utilizada nas ruas dos bairros antigamente pelas crianças.
Em primeiro lugar delimite o campo onde ficará cada equipe. Após divida as crianças em duas equipes. Cada uma dos times escolhe um campo e coloca a sua “bandeira” no fundo. Um time precisa tentar pegar a bandeira do outro e trazer para o seu campo, sem que seus integrantes sejam tocados pelos adversários. Quem for pego fica parado no lugar até que um colega de equipe se arrisque a salvá-lo, para isso, basta encostar nele. O grupo que conseguir fazer isso primeiro vence.
Nessa atividade vamos mais uma vez colocar a garotada para se movimentar. Em homenagem a nossa aniversariante do dia, onde seus moradores tem hábito de praticarem diversos exercícios.
A corda é movimentada por duas pessoas, enquanto as crianças podem pular. Quando apenas uma criança for pular, se ela errar, é substituída. Quando for várias crianças ao mesmo tempo quem enganchar na corda é eliminada. Pular corda é uma brincadeira que permite a criação de diversas versões diferentes. Então fica a vontade e crie a sua!
Nessa atividade vamos preparar a receita de uma das comidas mais populares pelas praias do Rio de Janeiro, que virou até patrimônio cultural da cidade. O biscoito de polvilho. Quem já foi até o Rio de Janeiro sabe que é muito comum se consumir, biscoito de polvilho e mate nas praias cariocas.
Em primeiro lugar vamos aos ingredientes necessários para preparar a receita do biscoito.
Em uma vasilha acrescente o polvilho, a água fervente e o óleo, misture bem e acrescente o sal a gosto. Adicione por último os ovos, um de cada vez, até obter uma massa consistente. Coloque a massa em um saquinho de confeiteiro e modele os biscoitos em uma forma (não é necessário untar a forma). Leve para assar em forno médio (180° C), preaquecido, por 25 minutos.
Nessa atividade vamos mostrar para a criançada um pouco do regionalismo do Rio, onde existem palavras e expressões que você somente encontrará lá, sendo falada e empregada da forma que é, somente pela população carioca.
Abaixo segue uma lista de palavras e expressões utilizadas pela população carioca, você pode apresentar para as crianças e explicar que nosso país é grande e cada região ou até mesmo estado tem suas peculiaridades, até mesmo no jeito de falar o português. Depois você pode fazer uma dinâmica pedindo para que cada criança em uma rápida fala empregue de duas ou mais palavras dessas apresentadas.
Exemplo: Para de caô, eu já sei que que você não foi para Copacabana!
Exemplo: Eu estou bolado porque marcamos de ir para a Lapa e você não foi!
Exemplo: Eu separei aquela parada que você pediu!
Também pode ser usado como “isso mesmo”, “é isso aí”, como uma forma de concordar com algo que uma pessoa está dizendo.
Exemplos:
Mermão, se você continuar contando mentiras, vai “dar ruim” pra você!
Exemplo: Eu vou mais cedo, e te encontro na Barra, tá ligado?
Exemplo: Vi um tênis maneiro enquanto passeava pelo Centro hoje!
Exemplo: Preciso trocar uma ideia com você sobre a visita ao AquaRio!
Exemplo: Se liga cara, a sua mãe vai te esperar em frente ao hotel Arosa.
Exemplo: Será que você poderia me dar uma moral no trabalho da faculdade?
Também pode ser usada quando uma pessoa acredita que está sendo enganada por outra, sendo passada para trás.
Exemplos:
Sua irmã tirou onda com aquelas fotos no Cristo Redentor.
Exemplos:
Achei sinistro o resultado das obras do Porto Maravilha.
Bem pessoal, ficamos por aqui com a celebração do Aniversário do Rio de Janeiro. Esperamos que se divirtam com as atividades sugeridas. E não esqueçam de deixar seus comentários.
E se quiserem conhecer outras cidades aqui no blog temos outros posts comemorando outros aniversários, como esse da cidade de São Paulo:
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta