Atividades para o dia 12 de Abril

Que tal algumas Atividades para o dia 12 de Abril? O obstetra é o médico (a) que faz o acompanhamento pré-natal das gestantes, aconselhando e monitorando a saúde da mulher e seu bebê durante a gravidez, no parto e no pós-parto.

Por isso decidimos escrever este artigo para poder contribuir com a divulgação desse dia que é tão importante mas poucos tem conhecimento, vamos fazer algumas atividades para que você professor possa repassar em sala de aula para deixar seus alunos por dentro da importância desses profissionais.

Atividades para o dia 12 de Abril

Ter atividades que mostram a importância desses proficionais na nossa sociedade é muito vantajoso para todos, pois vai ressaltar como o trabalho deles ajudam as pessoas diariamente e nem sempre tem o reconhecimento que deveriam ter.

Dia do Obstetra – 12 de abril

A gravidez é considerada uma das fases mais significativas na vida de uma mulher. Nesse período, ocorrem profundas mudanças no corpo e mente feminina, uma mistura de medo e expectativa acerca de como será a nova vida com a vinda do bebê. De fato, um momento delicado e que requer um cuidado especial. Nesse momento, ela possui um grande aliado, o Obstetra. 

Atividades para o dia 12 de Abril
Atividades para o dia 12 de Abril

12 de abril ficou conhecido como o Dia do Obstetra, profissional de grande relevância, responsável pelo cuidado e atenção integral à saúde da mulher e do bebê durante a gestação, parto e puerpério, justificando, então, a origem do latim da palavra Obstetrícia, que vem do verbo obstare, cujo significado é “ficar ao lado”. 

Atividades para o dia 12 de Abril
Atividades para o dia 12 de Abril

Para atuar nessa área da medicina são necessários três anos de residência na área de Ginecologia e Obstetrícia e, após concluídos, o especialista pode optar por realizar o exame aplicado pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) com o intuito de adquirir o título de Ginecologista e Obstetra.

Origem do Dia do Obstetra – 12 de abril

O dia do Obstetra foi criado para homenagear esses profissionais tão importantes para a saúde da mulher e da família, que tem papel ativo na redução da mortalidade infantil e também das mulheres no parto.

Sugestão de Atividade para o Dia do Obstetra

No dia do obstetra publique uma mensagem parabenizando esses profissionais em sua rede social e se você for mãe parabenize o médico que cuida da sua saúde e dos seus filhos. Na escola aproveite para apresentar essa profissão aos seus alunos, leve um texto informativo, faça a leitura junto a turma e destaque o papel desse profissional nos cuidados com a saúde das gestantes.

Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado – 12 de abril

A data visa comemorar as conquistas espaciais da humanidade, celebrando os voos tripulados para a órbita da Terra e os voos históricos para a Lua.

seen-from-space-background_1048-458-4011765-2780826-9047611
Atividades para o dia 12 de Abril

O dia também visa reafirmar a importância da ciência e da tecnologia espacial para o desenvolvimento sustentável.

Origem do Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado – 12 de abril

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU em 2011 durante uma de suas assembleias gerais.

Sugestão de Atividade para o Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado

Neste dia visite um museu de história ou faça uma pesquisa na internet sobre o desenvolvimento da tecnologia espacial e os voos tripulados. Se preferir veja um documentário. Na escola não deixe de lembrar da data com seus alunos, apresente a eles um vídeo mostrando imagens obtidas pelas missões espaciais da Nasa, fale sobre a profissão dos astronautas e instigue a curiosidade infantil pela ciência e tecnologia.

FAQ sobre obstetras

Quando pensamos em cuidado integral algo que vem à cabeça, é bastante importante e faz parte da rotina do médico Obstetra é o pré-natal. As consultas devem começar tão logo a mulher deseje engravidar e são nelas que a futura gestante vai tirar suas dúvidas e verificar se tem alguma doença prévia que possa oferecer risco à sua saúde e do bebê, é prensando nisso que iremos responder algumas das perguntas mais frequentes sobre esse assunto.

Quantas consultas as mulheres devem fazer ao logo da gravidez?

São recomendadas no mínimo seis consultas pré-natais ao longo da gravidez (uma no primeiro trimestre, duas no segundo e três no terceiro), mas o que se espera é que sejam feitas mensalmente até o sétimo mês de gestação, depois quinzenalmente e mais próximo do parto, após o oitavo mês, semanalmente.

O que dever ter na consulta?

Toda consulta de pré-natal deve conter anamnese e exame físicos adequados, sendo que é necessário em todas as consultas medirem peso, pressão arterial, avaliar movimentos fetais, altura do fundo uterino e auscultar batimentos cardíacos fetais (BCF).

O que fazer caso o obstetra detecte alguma doença?

Essas doenças devem ser observadas, pois, podem trazer sequelas para o bebê. Além disso, o médico avalia, também, as vacinas que tem que ser feitas para esse grupo, como a contra o vírus Influenza, que tem campanha nacional na rede pública e, claro, a avaliação das doenças pré-existentes e aquelas que gestante está em maior risco.

Quais os tipos de parto realizados pelos obstetras?

Os tipos de partos realizados pelo médico Obstetra são: parto vaginal e parto cirúrgico, chamado popularmente de cesárea. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece em até 15% a proporção recomendada para realização de cesáreas, porém no Brasil este percentual chega a 55%, ficando atrás apenas da República Dominicana.  Entre os estados com maiores percentuais estão: Goiás (67%), Espírito Santo (67%) e Rondônia (66%).

Atividades e muito mais!

Se você gostou de encontrar as atividades sobre esta data cheia de significados e quer encontrar ainda mais dicas, sugestões e material de estudo para as disciplinas, leia mais de nossos artigos e encontre tudo o que precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev