Ei pessoal tudo bem com vocês? Como foram as férias? Saudades? Será então que este não é um bom momento para trabalharmos o dia da saudade?
Bem estamos chegando no fim de janeiro já, mais ainda temos muitas datas comemorativas pela frente, então não vamos perder tempo e vamos a mais uma.
Comemorado em nosso país todo dia 30 de janeiro. O dia da saudade tem como objetivo lembrar de pessoas que já se foram, momentos que já passaram mais deixaram boas lembranças.
A saudade é um sentimento bem complexo, que nos traz alegria e também tristeza. Assim como o sentimento a palavra ‘saudade’ também é bem difícil de ser traduzida a outros idiomas, principalmente porque só exista na língua portuguesa e galega. É considerada a 7ª palavra mais difícil de se traduzir no mundo.
A palavra saudade é de origem latina, do vocábulo “solitatem“, que quer dizer “solidão”.
“Na solidão na penumbra do amanhecer.
Via você na noite, nas estrelas, nos planetas,
nos mares, no brilho do sol e no anoitecer.
Via você no ontem, no hoje, no amanhã…
Mas não via você no momento.
Que saudade…”
(Mario Quintana)
“Eu amo tudo o que foi
Tudo o que já não é
A dor que já não me dói
A antiga e errônea fé
O ontem que a dor deixou
O que deixou alegria
Só porque foi e voou
E hoje é já outro dia.”
(Fernando Pessoa)
Depois desses lindos poemas sobre a saudade, vamos a nossa lista de atividades:
Nessa atividade vamos criar momentos para sentirmos saudade depois, então propomos que você converse com a sua criança e pensem em um programa para fazerem juntos, bem legal e divertido. Que tal um dia no parque, ou na piscina, ou um passeia na fazenda, seja criativo, vá e crie memórias para vocês lembrarem e sentirem saudade depois.
Nessa atividade vamos de forma descontraída conversar com nossas crianças sobre sentimentos e principalmente o sentimento tão complexo como a saudade.
Comece perguntando a criança o que ela entende por saudade. Depois entregue a ela uma cartolina, tinta e pincel, e estimule ela a pintar algo relacionado com o que ela lhe explicou como saudade. O desenho deve ser um retrato do que significa saudade para ela.
Nessa atividade vamos ensinar o passo a passo para se fazer um lindo porta retrato de papelão e nele a criança pode colocar a foto de alguém ou algum momento de que ela tem saudade.
Nessa atividade deve-se ter duas equipes ou times.
O grupo é dividido em dois, os integrantes de um dos times penduram um pedaço de fita na parte de trás da calça ou bermuda, eles serão fugitivos. Ao sinal do mestre, os fugitivos correm tentando impedir que as crianças do time adversário peguem suas fitas, quando todos os rabos forem arrancados, as equipes trocam os papéis, quem era pegador vira fugitivo.
Nessa atividade, vamos reviver uma brincadeira muito antiga, que se passa de geração em geração e que pode ser feita com crianças de todas as idades.
A criança tem de se esconder e não ser encontrada, a criança que deverá procurar os demais elementos do grupo deve permanecer de olhos fechados e contar até 10 para que todos tenham tempo de se esconder. Após a contagem, a criança sai em busca dos amiguinhos que estão escondidos. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base.
Bem pessoal, por hoje é só. Nossas atividades vão ficando por aqui. E quem sentir saudade só deixar um comentário para nós, vamos ficar muito felizes.
E é claro, se você já quiser uma atividade para amanhã, que tal ver o nosso post sobre o dia de São João Bosco:
Um abraço e até a próxima.
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta