Atividades para o Dia da Saúde e Nutrição – 31 de Março

Hoje vou apresentar estratégias para trabalhar o Dia da Saúde e Nutrição, vamos lá?

Atividades para o Dia da Saúde e Nutrição – 31 de Março

Esta data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem o objetivo principal de conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação. Esse dia é escolhido para que as pessoas possam pensar na sua própria saúde e hábitos alimentares. Também serve para que as instituições, públicas e privadas, reflitam sobre como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável nessa área.

Ter uma boa alimentação é mais do que satisfazer simplesmente a fome. Uma alimentação saudável tem que incluir o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, e isso leva a um aumento da qualidade de vida. Uma dica para uma melhor nutrição é consumir menos alimentos processados e passar a ingerir mais produtos naturais e frescos. A atividade física regular também é benéfica para a saúde e tem efeitos na resposta do corpo à absorção dos nutrientes.

O que é o Dia da Saúde e Nutrição?

O dia da Saúde e Nutrição mantém a temática datas comemorativas relacionadas à saúde. Os alunos poderão aprender mais sobre aspectos da saúde e desenvolver habilidades para identificar e escolher uma alimentação saudável. Assim, sugerimos que seja realizada uma horta na escola, possibilitando que os alunos participem do processo de plantio e colheita de verduras e legumes. A produção textual também será apresentada nesta atividade.

Nesta atividade vamos trabalhar com produção textual, criatividade dos alunos, trabalho em equipe e consciência nutricional. A atividade poderá ser conduzida por professores de português, línguas estrangeiras, ciências e pedagogos.

31 de março – Dia da Saúde e Nutrição

Atividades introdutórias sobre o Dia da Saúde e Nutrição – 31 de Março

Para essa oficina de ideias, sugerimos que o professor leve para a sala de aula diversas imagens de pessoas saudáveis e pessoas doentes. Fazendo uma divisão no quadro negro, o professor poderá escrever os subtítulos “Alimentação Saudável” e “Alimentação não Saudável”. A seguir os alunos serão convidados a colarem no quadro as imagens distribuídas, associando pessoas saudáveis com uma boa alimentação e pessoas doentes com uma alimentação ruim.

Após esse momento, professor deverá dispor de um grande cartaz com as palavras SAÚDE E NUTRIÇÃO escritas no centro. Para finalizar a primeira atividade, os alunos receberão pedaços de papel em branco e serão convidados a escreverem tudo o que estiver relacionado com saúde e nutrição. Os alunos poderão colorir desenhar alimentos saudáveis nos pedaços de papel e escrever as palavras em português, inglês ou espanhol com o auxílio dos professores desta disciplina. Cada aluno será convidado à colar os pedaços de papel no cartaz, dizendo para a sala as palavras escritas, em português, inglês ou espanhol. Esta etapa trabalha fonética e pronúncia em línguas com os alunos.

Atividade de Leitura para o Dia da Saúde e Nutrição

Para a atividade de leitura os alunos serão convidados a realizarem uma pesquisa online em duplas seguindo os direcionamentos dados pelo professor. Os alunos deverão anotar em seu caderno tudo o que encontrarem sobre:

  • Saúde e nutrição
  • Os principais nutrientes
  • O que é uma alimentação
  • Como fazer uma horta na escola
Atividades para o dia da saúde e nutrição – 31 de março

Atividade de Produção textual para o Dia da Saúde e Nutrição – Gênero passo a passo

Na atividade de produção textual os alunos deverão trabalhar em grupos e estruturar uma horta na escola. Com base no que foi aprendido na etapa anterior, os alunos deverão criar um passo a passo de como montar uma horta. O texto deverá ser detalhado e informativo, contendo informações gerais e específicas sobre este tema. O professor poderá guiar os alunos em caso de dúvidas.

Em um segundo momento, os alunos reunirão todos os materiais necessários para criar uma horta:

  • Sementes
  • Terra
  • Água
  • Plaquinhas de identificação
  • Cercado
  • Ajuda de um zelador

Atividade de Avaliação para o Dia da Saúde e Nutrição

Para a atividade de feedback, os alunos deverão montar a horta na escola com a ajuda do professor. Todos os alunos deverão participar dessa etapa, colocando sementes, regando e identificando os nomes das verduras e legumes plantados. Logo depois, o próprio aluno irá classificar a sua produção e a atividade com uma plaquinha verde para “muito bom” ou uma plaquinha amarela para “pode melhorar”. Note o processo de reconhecimento, amadurecimento e identidade que o aluno desenvolve no decorrer deste trabalho.

copy_capa_ebook_atividades_de_marco_1-7407717-8983353

Se gostou da atividade, veja essa e outras, como essa no nosso livro de atividades para datas comemorativas.

Esse ebook tem 183 páginas, com 49 sequencias de atividades completas para você trabalhar com seus alunos! https://pages.hotmart.com/j12075747h/49-atividades-para-o-mes-de-marco-datas-comemorativas

comprar_agora-9427054-7618410

Fim das Atividades para o Dia da Saúde e Nutrição

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, acesse aqui e compre o nosso livro. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.