Atividades para o dia de Reis – 06 janeiro

Oi gente, vamos a mais uma data comemorativa de janeiro para nos divertimos com as crianças e ainda agregarmos conhecimento e cultura.

Dia de Reis – 06 de janeiro

O dia de reis é celebrado como o dia em que os três reis magos visitaram o bebê Jesus e ofereceram a ele presentes. É um feriado religioso muito celebrado em diversas partes do Brasil e do mundo.

De acordo com a história, os magos partiram de diferentes partes do mundo e foram guiados por uma estrela brilhante até Belém, onde estava Maria e sua família. Gaspar partiu da Ásia e levou incenso como presente. Belchior partiu da Europa e levou ouro para ofertar a Jesus. Baltazar saiu da África e levou mirra como oferta.

Esse feriado em muitas regiões é celebrado com uma festa onde foliões percorrem as ruas da cidade levando as bençãos do menino Jesus as família, em troca as famílias oferecem comidas aos foliões.

O dia de Reis também marca o fim das comemorações de natal, onde as ornamentações e os enfeites são retirados e guardados.

untitled-design-3-4694677-2028330

Segue abaixo uma lista com algumas atividades e brincadeiras para fazer com a criançada e celebrar esse dia.

Monte sua própria coroa

Nessa brincadeira vamos fazer nossa própria coroa. Então você tem liberdade para escolher qual material prefere usar, ou utilizar o que já tem em casa.

Materiais

Papel cartão, ou EVA, ou Cartolina, cola branca, tintas coloridas, purpurina, canetas coloridas, pedras coloridas ou adesivos.

Como fazer

Pegue a coroa no material que utilizou e entregue para a criança. Ela terá que enfeitar a sua coroa como desejar, utilizando os materiais que os pais disponibilizem. No caso de coroas feitas em cartolinas ou papel cartão, pode-se pintar com canetas coloridas, fazer desenhos e ainda colar algum adesivo. Para as que forem feitas de eva, pode-se utilizar colas coloridas e ainda figuras de flores, estrelas, pedras coloridas e etc. Abaixo disponibilizaremos dois moldes de coroas.

molde-coroa-5565117-3602382
molde-coroas-6478880-4796567

Vamos cozinhar

Nessa atividade papais e crianças virarão mestres cucas e faram juntos um bolo típico dessa data, o Bolo de reis. Vamos a receita:

Ingredientes

Para o Bolo:

  • 4 ovos
  • 200 g de manteiga
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de leite
  • 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de fermento
  • Frutas cristalizadas
  • Nozes
  • Passas de uva
  • Raspas de um limão
  • 1 copo pequeno de conhaque ou rum
  • Essência de panetone, amêndoas e de rum

Cobertura:

  • Açúcar de confeiteiro
  • Suco de limão ou leite
  • Passas de uva
  • Nozes
  • Ameixas
  • Cerejas
  • Frutas secas a gosto

Modo de preparo

  1. Coloque as frutas cristalizadas e passas de molho no rum ou conhaque
  2. Bata as claras em neve, coloque 1/2 xic de açúcar e reserve
  3. Bata a manteiga com açúcar e jogue as gemas, uma por uma
  4. Coloque o leite, a farinha, fermento, a raladura do limão e as essências
  5. Coe as frutas cristalizadas e passe na farinha para não ficarem no fundo da forma
  6. Jogue o rum ou conhaque no creme
  7. Depois misture delicadamente as claras em neve e as frutas ao creme
  8. Ponha em forma untada de óleo e leve para assar
  9. Depois de frio, desenforme e confeite em cima
  10. Para fazer a cobertura, coloque 1 xícara de açúcar de confeiteiro numa bacia e junte o suco de limão ou leite sempre mexendo
  11. Cubra o bolo e confeite com frutas secas a seu gosto

Recontando a história

Essa brincadeira tem por objetivo recontar a história bíblica em uma linguagem mais simples e acessível aos seus filhos. Aqui propomos sempre envolver a criançada, então sugerimos um teatro simples, onde o pai ou a mãe seriam os narradores. Mas pode ser feito também através de fantoches, ou bonecos feitos pelas próprias crianças.

Materiais

Lençóis para serem as capas dos reis magos, coroas, um vidro de perfume que será a mirra, uma caixa pequena para representar o ouro e um pequeno vaso para representar um incensário. Uma boneca em um pequeno berço para representar o menino Jesus.

Como brincar

Distribua os papéis da história entre as crianças. Se quiser para facilitar pode fazer plaquinhas com os nomes dos personagens. E então que comece a encenação!

Procissão de bençãos

Nessa atividade o objetivo é fazer uma versão da tradicional folia de reis tão comemorada em alguns estados do Brasil. Assim como na famosa folia, onde os foliões saem pelas ruas cantando cantigas e distribuindo as bençãos do menino Jesus. Nessa brincadeira faremos com que as crianças distribuam as suas bençãos.

Materiais

Saquinhos de bombons contendo benção da alegria, da paz, da saúde, da prosperidade etc.

Como brincar

Reúna um grupo de crianças e sai pela vizinhança, distribuindo as “bençãos”. No final que tal reunir todas as crianças para um piquenique, com cantigas de roda.

Sessão de cinema

Se você não se acha muito habilidoso para encenar com seus filhos a história dos três reis magos, mas gostaria que eles ouvissem e conhecessem. Tem-se a opção de um dvd bem legal, que conta a história de uma maneira divertida e interessante, é o DVD da Dora Aventureira, celebra o dia de reis. Agora é só preparar a pipoca e se divertir!

doraaventureira-204x300-3471164-2202370

Mais uma data comemorativa, com muita diversão e informação. Continua com gente que vem mais coisa por ai. Gostou? Deixa seu comentário e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.