7 Atividades para o dia de São Brás – 03 de fevereiro

Olá pessoal hoje vamos comemorar o dia de São Brás.

Estão curtindo nossas datas comemorativas do mês de fevereiro? Muitas atividades legais né, não esqueça de deixar seu comentário e indicar o blog aos amigos.

Vamos então a nossa data comemorativa de hoje.

Dia de São Brás

untitled-design-9-2487342-9174740
Dia de São Brás, padroeiro dos animais, pedreiros, escultores e operários da construção.

São Brás nasceu na Armênia em 264 e morreu martirizado pelos romanos no ano de 316.

Não se sabe muito sobre sua vida. A história mais conhecida é que teria salvado da morte um garoto que estava com uma espinha de peixe atravessada na garganta.

Devido a isso, após a sua morte o santo era invocado pelos fiéis para todos os males da garganta e sua fama se espalhou.

Além disso, São Brás é considerado o padroeiro dos veterinários, dos animais, dos pedreiros, escultores e operários de construção.

O dia 03 de fevereiro é o dia em que os cristãos católicos celebram São Brás. Em contraste, os cristãos ortodoxos o celebram no dia 11 de fevereiro. Normalmente na missa do dia da celebração de São Brás o celebrante dá uma bênção aos fiéis pela intercessão do santo. E a cerimônia ocorre com o padre tocando a garganta dos fiéis com as velas cruzadas, um dos atributos de São Brás.

Deixamos abaixo a oração à São Brás.

download-8-9974514-2214852

Oração à São Brás

Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expiar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta.

Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus.

São Brás, rogai por nós. Amém.

A bênção de São Brás: Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”

Dia de São Brás – 03 de fevereiro

Nascido na Armênia em 264, o santo morreu martirizado pelos romanos no ano de 316. A história mais conhecida dos seus feitos é aquela que narra como o santo salvou da morte com sua oração um menino que tinha uma espinha de peixe presa a garganta. Após seu falecimento, passou a ser invocado pelos fiéis para curar males de garganta e sua fama em milagres espalhou-se.

São Brás é o padroeiro dos veterinários, pedreiros, escultores, operários de construções e protetor contra as doenças da garganta.

images-3-8331783-3991568-1317295

Origem do Dia de São Brás – 03 de fevereiro

A data foi instituída pela Igreja Católica Romana como dia de liturgia oficial a São Brás, para lembrar seus feitos e seu martírio pelos romanos em nome da fé. Na Igreja Ortodoxa o santo é comemorado em 11 de fevereiro.

Sugestão de Atividades para o Dia de São Brás:

Se você for cristão católico não deixe de ir a missa, pois nesse dia a celebração confere uma benção especial em nome de São Brás, para curar os males da garganta e proteger os apadrinhados pelos santo, como veterinários, construtores, pedreiros e escultores.

Na escola a data pode ser inserida nas aulas de ensino religioso e história, como forma e aprofundar os conhecimentos sobre as contribuições do santo para a fé católica e sobre a história do cristianismo em seu início.

Vamos finalmente as nossas atividades, com muito aprendizado e diversão sempre.

Brincando de Mega fone – Atividade para o dia de São Brás

Nessa atividade vamos criar com as crianças uma imitação de um mega fone, só que bem mais simples que o normal, mas que amplia o volume da voz para as crianças brincarem e se divertirem.

Recursos para a atividade:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 4 anos.
  • Recursos: Um rolo de papel toalha, um rolo de papel higiênico, prato de papel, tintas e cola.
  • Objetivo: Trabalhar a coordenação motora e capacidade criativa.

Como fazer:

Primeiro de tudo você vai cortar o prato de papel e fazer uma espécie de cone com ele, mas sem fechar totalmente o fundo. Depois de colar e secar bem a cola, você colará essa parte no rolo de papel higiênico, na abertura de um dos lados. Após o rolo do papel toalha funcionará como o a base de segurar, então você deve colar embaixo do rolo de papel higiênico. Após todas as partes coladas você pode pintar e personalizar como desejar.

Receita de gargarejo – Atividade para o dia de São Brás

Nossa atividade agora será para homenagear São Brás e sua fama de protetor dos males da garganta. Vamos fornecer duas receitas caseiras de remédios naturais para combaterem o mal estar na garganta.

Recursos para a atividade Receita de gargarejo:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 3 anos.
  • Recursos: Hortelã, mel, água e toranjas.
  • Objetivo: Trabalhar capacidade de concentração e habilidades domésticas.

Como fazer a Receita de gargarejo:

Como informamos acima, vamos fornecer duas receitas naturais diferentes para o combate aos males da garganta.

  • Chá de hortelã e mel

O chá de hortelã com mel limpa e purifica a garganta combatendo o desconforto e o mal-estar.

Ingredientes do Chá de hortelã e mel:

  • 1 talo de hortelã
  • 300 ml de água
  • 1 colher de mel

Modo de preparo do Chá de hortelã e mel:

Adicionar as folhas de 1 talo de hortelã em 300 ml de água e deixar ferver e depois adicionar 1 colher de mel. Coar e tomar quando estiver morno.

  • Suco de Toranja

Um outro bom remédio caseiro para dor de garganta é tomar o suco de toranja, pois ele é rico em vitamina C e atua como anti-inflamatório, diminuindo assim os sintomas de gripes e resfriados.

Ingredientes do Suco de Toranja

  • 3 toranjas

Modo de preparo do Suco de Toranja

Retire as sementes da toranja e leve as frutas à centrifuga de alta velocidade. O suco feito dessa maneira fica mais cremoso e tem maior quantidade de nutrientes. Beba o suco de toranja pelo menos 3 vezes ao dia.

Exercícios para a voz – Atividade para o dia de São Brás

Nessa atividade novamente vamos fornecer ferramentas para cuidarmos da voz, um instrumento tão importante no nosso dia a dia. É importante ensinarmos desde cedo as nossas crianças que devemos cuidar e preservar nossa saúde.

Recursos para a atividade Exercícios para a voz:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 4 anos.
  • Recursos: Um espelho se desejar ver se está fazendo os exercícios corretamente. Contudo prepare-se que pode ser difícil segurar a risada. 
  • Objetivo: Trabalhar a importância do autocuidado, trabalhar musculatura de toda a região bucal e da garganta.

Como fazer Exercícios para a voz:

Seguem abaixo as instruções de alguns exercícios vocais. Primeiro de tudo leia com atenção como fazer cada exercício para poder reproduzir com seu filho ou alunos. O mais importante dessa atividade é mostrar as nossas crianças que nossa garganta como o restante do nosso corpo precisa de exercícios para se fortalecer.

Para treinar a respiração, fique deitado de costas e inspire (pelo nariz) devagar, movimentando o seu estômago para fora, e conte até 2. Na sequência, expire com os lábios entreabertos, contando até 4. Ao expirar, você deve sentir seu estômago movimentando para dentro. Conforme for progredindo, pode ir colocando peso sobre a barriga para dificultar o exercício e fortalecer o diafragma.

Vibre a língua fazendo o som “trrrrr”, como se estive imitando o toque de um telefone. Repita por 3 vezes. Além de trabalhar a língua, vai ajudar a tirar o pigarro da garganta.

Vibre intensamente os lábios por no máximo 1 minuto. Descanse. Repita por 3 vezes.

Com os dedos apoiados no nariz, vibre a boca e o nariz. Emita um som como se fosse de abelha (hummmmmm) por certa de 1 minuto. Fique 30 segundos em silêncio. Repita o movimento em cinco vezes.

Com a boca fechada, aperte os lábios para dentro. Aperte-os um contra o outro com energia por 5 segundos.

Para dicção, pronuncie as sílabas:  Mua – Mué – mue – mui – muó – muo – muu e depois fique em silêncio. Repita por 3 vezes.

Inspirar e expirar várias vezes lentamente, dizendo as seguintes consoantes: P-B-T-D-G-Q.

Mudando a voz – Atividade para o dia de São Brás

Nessa atividade vamos brincar com os efeitos que o gás hélio provoca na voz humana. Porém como vamos lidar com um gás, lembre-se de tomar bastante cuidado, devido a sua instabilidade, e ainda mais porque estaremos com crianças.

Recursos para a atividade Mudando a voz:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 6 anos.
  • Recursos: Balões cheios de gás hélio.
  • Objetivo: Trabalhar a percepção da criança para os efeitos de um gás no nosso corpo.

Como fazer a atividade mudando a voz:

Em primeiro lugar, você deve encher alguns balões com gás hélio. É a forma mais prática e simples de transportar o gás. Para fazer isso hoje no mercado existem algumas lojas que trabalham com material para festa que fazem esse serviço de venda de balões com gás hélio, então você paga para eles encherem os balões.

Quando estiver com a criança explique a atividade dizendo que vocês vão respirar um gás que tem algumas propriedades que alteram o timbre da nossa voz, deixando ela mais aguda ou mais grave. Em seguida demonstre para a criança como ela deve fazer. Para deixar a brincadeira mais divertida separe em uma folha frases engraçadas, estilo trava línguas, ou parlendas para vocês lerem. Também podem cantar uma música.

Imitando os sons dos bichos – Atividade para o dia de São Brás

Como vimos São Brás também é padroeiro dos animais, por essa razão nessa atividade vamos fazer um desafio com a criançada de reproduzir os sons de alguns animais.

Recursos para a atividade sons dos bichos:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 3 anos.
  • Recursos: Um aparelho onde você tenha gravado os sons dos bichos que serão reproduzidos e imagens de cada um.
  • Objetivo: Trabalhar a capacidade de imitação da criança apenas com auxílio da sua audição e ainda exercitar a musculatura buco-facial.

Como fazer a atividade imitando sons dos bichos:

O seu Lobato tem o sítio dele, portanto agora vamos montar o nosso. Mas os nossos animais são imaginários e só escutamos os sons deles.

Nessa atividade vamos fazer a brincadeira de imitar os sons dos bichos, lembre-se de pré selecionar os animais que serão imitados e separe imagens de cada um. Faça uma grande roda com as crianças e distribua um bicho para cada. Depois, vá mostrando os sons originais e peça para que eles imitem.

Outra forma de fazer essa atividade é escolha uma criança para auxilia-lo, vá fazendo os sons e o restante das crianças devem adivinhar qual bicho vocês estão imitando.

Cuidando de bichinhos – Atividades para o dia de São Brás

Nessa atividade vamos lembrar dos veterinários, que também são protegidos e apadrinhados pelo nosso santo homenageado do dia.

Recursos para a atividade:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 3 anos.
  • Recursos: Bichinhos de pelúcia e um kit de médico de brinquedo.
  • Objetivo: Trabalhar a imaginação da criança, além de exercitar seu senso de respeito e cuidado com o outro e os animais.

Como fazer a atividade cuidando de bichinhos:

Nessa atividade vamos dividir as crianças em duplas, e explicar que elas farão o papel de médicos de animais, cuidando de bichinhos doentes, que chegam no Hospital dos bichos. Cada dupla deve receber um animal com um problema para tratar, na dupla uma criança fará o papel de médico e outra de auxiliar, a medida que a brincadeira for acontecendo a dupla pode trocar os papéis, para que todos tenham sido médicos e auxiliares.

Trava língua diferente – Atividade para o dia de São Brás

Nessa atividade vamos fazer uma brincadeira muito divertida, mas que também pode fazer um pouco de sujeira. Então é bom que ela possa ser realizada ao ar livre, ou um lugar que possa ser limpo depois.

Recursos para a atividade trava língua:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 6 anos.
  • Recursos: Uma folha com diferentes trava línguas escritos e uma vasilha de farofa de bolachas. É bom tem uma garrafa com água também.
  • Objetivo: Trabalhar a fala da criança.

Como fazer travas línguas:

Primeiro de tudo deve-se preparar a farofa de bolachas. Você pegará um saco de bolachas e deve ir quebrando de forma grosseira com a mão mesmo, até que ela forme uma farofa. Outra forma de fazer e bater as bolachas no liquidificador, mas rapidamente para que a farofa não fique muito fina.

Além disso, separe em uma folha diversos trava línguas, que poderão ser lidos por cada criança, ou podem repetir o que for lido por quem estiver a frente da brincadeira.

Finalmente em uma área aberta, separe as crianças em dois grandes grupos. Pegue uma mesa coloque a farofa de bolacha e faça uma fila com um dos grupos de crianças. Cada uma na sua vez deverá pegar uma colherada da farofa colocar na boca e falar um trava língua, sem deixar espirar muita farofa da boca. O outro grupo que estará apenas escutando julgará quem dos colegas falou melhor a frase. Depois invertem-se os papéis e o grupo que estava apenas escutando vai fazer o trava línguas.

Travas línguas:

Deixamos aqui alguns exemplos de trava línguas divertidos para você utilizar na brincadeira:

  • A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha.
  • O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem.
  • O Rato roeu a rica roupa do rei de Roma! A rainha raivosa rasgou o resto e depois resolveu remendar!
  • Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.
  • O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar.
  • Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores.
  • Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia.

Escultura de massinha – Atividade para o dia de São Brás

Nessa atividade vamos agora homenagear os escultores outra profissão que é protegida e apadrinhada por São Brás.

Recursos para a atividade escultura de massinha:

  • Público- alvo: Crianças a partir de 3 anos.
  • Recursos: Massinha caseira.
  • Objetivo: Trabalhar a criatividade e imaginação através da criação de esculturas.

Como fazer esculturas de massinha:

Agora na nossa atividade vamos deixar a criançada soltar a imaginação e exercitar a criatividade fazendo esculturas de massinha. Sugerimos que se trabalhe com massinha caseira, que é mais maleável e também mais natural. Além da diversão da criançada já começar na produção da massinha.

Vamos deixar aqui uma receita bem simples de massinha caseira:

Apenas misture 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de sal, meio copo de água e tinta guache. Mexa bem até obter uma mistura homogênea.

Pronto pode começar a escultura.

sao-brasjpg326062013154106-6074412-9758468

E chegou ao fim mais uma data comemorativa. Certamente hoje temos muitas opções de diversão para fazer com a criançada. Então corre prepara a galera vamos a diversão!

E não esqueçam que nosso blog tem muito mais opções de conhecimento e diversão para enriquecer seus fins de semana ou suas aulas. Assim como o texto abaixo, então clica e pega mais dicas.

Um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.