Atividades para o dia de São João Bosco – 31 de janeiro

Olá pessoal, como estão hoje?

O primeiro mês do ano esta encerrando, mas não se preocupem que nossa série só está começando, ainda tem muita data comemorativa pela frente e muitas atividades divertidas para fazer com a criançada.

Então não vamos mais perder tempo e vamos a mais uma data.

Dia de São João Bosco

sao-joao-bosco-3-300x284-3934578-2383211
dom-bosco-300x201-7197378-7407850

Nascido como João Melchior Bosco, Dom Bosco é aclamado e venerado como o padroeiro dos jovens, conhecido como o “Pai e Mestre da Juventude”.

No século XIX, Dom Bosco, após começar a se dedicar totalmente à evangelização, criou grupos de catequeses e orientações profissionais direcionadas aos jovens da época.

Dom Bosco é considerado o fundador da Congregação Salesiana, que tem a missão de ajudar os jovens, principalmente os pobres e que estão em situações de risco.

Dom Bosco também é conhecido por ser padroeiro de Brasília.

O padroeiro dos jovens também tornou-se conhecido pelos seus supostos sonhos premonitórios. Aliás, Dom Bosco é considerado padroeiro de Brasília porque, de acordo com alguns intérpretes, um dos seus sonhos se referia a criação da capital brasileira.

A data de celebração das obras de Dom Bosco foi escolhida em homenagem ao dia de sua morte, em 31 de janeiro de 1888.

Agora vamos passar a nossa lista de atividades, que será composta de várias brincadeiras de grupo, para alegrar e também gastar a energia da criançada.

34-dbosco-e-giovani-nmusio-e1517403337555-300x182-3445043-2402695

Toca

Nessa atividade utilizaremos giz para desenhar círculos no chão.

Como Brincar

Desenha-se várias tocas (círculos) em um espaço amplo. O número de tocas deve ser sempre um a menos do que o número de jogadores. Bem distante do terreno aonde as tocas estão, os participantes, todos de mãos dadas, em roda, estarão rodando ao som de uma música animada. Quando a música parar, todos devem soltar as mãos, correr e sentar em uma toca. Quem não conseguir, é eliminado e apaga-se uma toca. Ganha quem sentar na última toca.

Três passarás

Primeiro temos que escolher dois participantes que serão a ponte, dando as mãos um para o outro. Sem que o restante da turma saiba eles decidem quem será pêra ou maçã. Os demais fazem uma fila que passará por debaixo da ponte. A dupla que é a ponte juntam suas mãos e as levantam, formando a ponte. Aí, a dupla canta: “Três, Três Passarás, derradeiro ficarás. Bom barqueiro, bom barqueiro, dê licença pra eu passar. Se não for o da frente, pode ser o de trás.”

Quando quase todos já tiverem passado por debaixo da ponte, a dupla prende seus braços na cintura do último da fila e perguntam baixinho sem que os outros ouçam: – Você quer pêra ou maçã? O Participante escolhe e vai para trás de quem representa a fruta que ele escolheu. No final ganha o participante que tiver mais gente atrás, ou seja, a fruta mais escolhida.

Ratinho

Essa atividade não é ao ar livre, então pode ser realizada em qualquer lugar, pois só precisa-se de caderno e caneta. É ótima para distrair as crianças em uma viajem, ou em consultórios e até mesmo restaurantes.

Como Brincar

Em uma folha de papel, colocam-se pontos ou bolinhas. Cada participante tem o direito de riscar um traço de ligação de um ponto a outro. Quem fechar uma casa, porá, nela, a sua inicial. Vencerá quem conseguir o maior número de casas.

Polícia e Ladrão

Nessa atividade precisaremos formar duas equipes.

Como Brincar

Separam-se dois grupos de crianças, um será polícia e outro ladrão. Os policiais iniciam contado até 20, enquanto que os ladrões se escondem, ao término da contagem a polícia passa a procurar os ladrões e os encontrando passa a persegui-los. O ladrão deve ser pego pela polícia e quem for preso vai para um local denominado como prisão . Quem não for pego pode soltar os ladrões (tocando-os) que voltam a fugir da polícia. O jogo terminará com a captura de todos os ladrões.

Pichorra

Essa atividade se assemelha com o costume mexicano de bater em piñatas, que possuem doces dentro. Mas o conteúdo da bexiga pode variar, podendo ser água, trigo, ou mesmo tinta colorida.

Como Brincar

Uma bexiga é pendurada no alto e os representantes das equipes, depois de vendados e rodados, devem estourá-la com um pau, sendo guiadas pelas respectivas equipes.

formacao_1600x1200-300x225-8414301-2550959

Por hoje é só pessoal, divirtam-se com as atividades e as curiosidades do Dia de São João Bosco.

E continuem nos acompanhando, que vem muita coisa legal pela frente.

Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.