Atividades para o dia de São Tomás de Aquino – 28 de janeiro

Olá pessoal como estão? Preparados para celebrar mais uma data comemorativa da nossa série.

Estão se divertindo com as comemorações e as nossas atividades, muitas datas diferentes existem no calendário brasileiro não é mesmo.

Então vamos para mais uma.

300px-benozzo_gozzoli_004a-273x300-3883605-6265352
sao-tomas-de-aquino-34984-219x300-7198095-7824866

Dia de São Tomás de Aquino

Conhecido por ser o padroeiro das escolas públicas, professores e estudantes, Tomás de Aquino foi um notável professor de teologia e filosofia, além de poeta.

Decretado “doutor da Igreja”, Tomás D’Aquino foi canonizado pelo papa João XXII, em 18 de julho de 1323.

Tomás de Aquino também é considerado um dos primeiros a representar a escolástica, além de ter sido fundador da “escola tomista”.

Tomás de Aquino nasceu em 1225, na cidade de Roccasecca, na Itália, no seio de uma família nobre, os condes de Aquino. No entanto, Tomás sempre quis seguir o caminho da religiosidade, em oposição à vontade de sua família.

Aquino chegou a ser professor nas mais importantes universidades da época, conselheiro do rei francês São Luiz, e dos papas Urbano IV, Clemente IV e Gregório X.

Tomás de Aquino morreu em 7 de março de 1274. Algumas doutrinas religiosas celebram o Dia de São Tomás de Aquino em 7 de março, em homenagem a data de sua morte.

Agora vamos a nossa lista de atividades de hoje.

untitled-design-64-300x150-7909900-6804077

Flor de mãos

Nessa atividade vamos fazer uma flor com o desenho de várias mãos, pode ser as mãos dos vários membros da família e depois você pode incentivar a criança a presentear alguém da sua escola.

Materiais

  • 1 folha de sulfite 120 g. para cada participante
  •  Material para color ( usamos  lápis de cor e canetas hidrográficas)
  • 2 folhas de papel colorset escuro para o fundo
  • 1 folha de papel verde para o caule e folhas ( usei colorset)
  • Tesoura
  • Fita adesiva

Como fazer

Entregue 1 folha de sulfite para cada participante. Cada um precisa desenhar o contorno de sua mão, decorar com cores fortes e recortar. Enquanto o grupo desenha, una com fita adesiva as 2 folhas de colorset pretas. Recorte e cole o caule no painel de colorset preto, de maneira que sobre espaço para colar as mãos. Depois das mãos recortadas e prontas cada participante deve colar a sua mão, de modo a aparecer dentre as outras e formar uma flor. No fim, você pode incentivar as crianças presentearem alguém ou fixar em um local visível.

Brincando de Professor

Nessa atividade vamos colocar a criançada para serem professores por um dia. Toda criança gosta de reproduzir em casa algumas dinâmicas escolares. Então essa é a hora para deixar elas se soltarem e serem professores por um dia. Deixe que os assuntos a serem ensinados sejam escolhidos pela criança, só prepare o ambiente se quiser para que a brincadeira fique mais realista.

Escravos de Jó

Nessa atividade vamos reviver e ensinar nossas crianças essa cantiga de roda bem antiga.

Como Fazer

A música é a mesma. Crianças sentadas no chão em círculo ou ao redor de uma mesa; um objeto (pedrinha, caixa de fósforos ou sementes). As crianças vão entoando a cantiga, marcando os tempos fortes; passam o objeto de uma para outra, no sentido dos ponteiros do relógio. Somente na parte onde dizem zigue – zá o objeto é passado na direção contrária, retornando-se, logo a seguir, à primeira direção contrária, retornando-se, logo a seguir, à primeira direção. Quem erra cai fora. Os últimos dois serão os vencedores. Música: Escravos de Jó Jogavam Caxangá. Tira, põe e deixa ficar. Guerreiros com guerreiros fazem zigue – zigue zá (repete-se a música até restarem só dois).

O que eu gosto na escola

Nessa atividade, você entregará uma cartolina e canetinhas coloridas a criança e pedirá que ela desenhe e escreva quais são os aspectos, coisas, pessoas, momentos que ela mais gosta que tem na escola. Leve ela a reflexão de que a escola é um lugar de aprendizagem e não somente diversão.

Passa Prenda

Nessa atividade vamos brincar em grupo.

Como Fazer

Os participantes formam uma roda e, conforme a contagem regressiva, vão passando a prenda (que deverá estar escrita em um pedaço de papel). O mestre começa a fazer a contagem e todos ajudam “10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1″. O participante que estiver com a prenda no 1, deverá pagar o mico que está escrito, mas não será eliminado. Novas prendas são colocadas na roda até a brincadeira se desgastar.

untitled-design-63-300x150-4647360-7621488

Bem pessoal por hoje vamos ficando por aqui. Essa foi a data comemorativa de São Tomás de Aquino. Continuem nos acompanhando que a diversão não pará.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.