Olá pessoal, como vocês estão? Preparados para mais comemorações…
Hoje, vamos falar sobre o dia 15 de janeiro, que se comemora o dia do compositor.
Compositor é o artista que faz músicas, através de técnicas e conhecimentos ele cria melodias e letras de músicas.
Essa data surgiu no México, em comemoração a fundação da Sociedade de Autores e compositores do México, no ano de 1945. Contudo a data só passou a ser comemorada mundialmente a partir do ano de 1945.
Vamos lá que hoje é dia de muita imaginação e muita música aqui no Demonstre. Então segue a nossa já esperada lista de atividades.
A música é um instrumento de alegria, que reúne pessoas, famílias e amigos. E nem sempre para se produzir os sons precisamos de algum instrumento, tudo que esta a nossa volta produz som. Então nessa atividade propomos reunir a criançada e fazer música com nosso corpo.
Seu próprio corpo
Basta ficar todo mundo em pé, com muita animação e alegria. E então vamos ritmar palmas, batidas de pés, bater as mãos na perna etc.
Segue abaixo um exercício bem legal e simples para exemplificar para vocês a atividade.
Nessa atividade vamos fazer nosso próprio instrumento musical. Aqui vamos colocar o passo a passo para fazer um chocalho com feijões, mas se você se animar e quiser montar outros instrumentos, mãos na massa e imaginação a todo vapor.
Garrafa pet pequena higienizada, um punhado de feijões ou pedrinhas, cola ou fita adesiva para vedar a garrafa.
Pegue a garrafa pet e coloque o punhado de feijões dentro. Depois feche a garrafa e vede a tampa com cola ou fita adesiva. Você pode ainda fazer desenhos na garrafa com cola glitter para enfeitar.
Nessa atividade vamos mostrar de forma simples as crianças a existência de uma escala musical.
Você pode cantar bem devagar com a criança cada nota, para que ela perceba as entonações diferentes. Depois se quiser dê o desenho abaixo para ela colorir e diferenciar as notas. E para ajudar ainda pode mostrar o videoclipe da música DoReMiFá da galinha pintadinha.
Nessa atividade desafiamos pais e filhos a se tornarem compositores e escreverem sua própria música. Vale fazer paródias, que são canções que já existem onde apenas se coloca uma letra diferente em cima da melodia já existente.
Que tal juntar a criançada do bairro e montar a sua própria banda. Podemos usar os chocalhos que fizemos e sair animando a vizinhança.
Por hoje é só pessoal, vamos animar e fazer bastante música com a garotada nessas férias!!!
Até a próxima. E não esqueçam de nos visitar sempre.
Tchau!
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta