Atividades para o dia do farmacêutico – 20 de janeiro

Olá galera como estão? Curtindo muito as férias?

A criançada está se divertindo bastante com nossas atividades? Tenho certeza que sim, então vamos a mais uma data comemorativa e mais atividades para alegrar nossa criançada.

Dia do farmacêutico

untitled-design-40-300x150-9968996-9386666

A ideia da data surgiu com o farmacêutico Oto Serpa Granado, no entanto a data foi instituída somente em 2007 através de uma resolução do Conselho Federal de Farmácia.

A escolha da data tem relação com o aniversário da Associação Brasileira de Farmácia que surgiu em 1916.

Farmacêutico são profissionais de saúde, que tem conhecimento sobre medicamentos e fármacos. Essa especialidade pode ser dividida em duas grandes áreas: a parte de análise clínica, para atuar em laboratórios de análise, exames bioquímicos, hematologia e microbiologia; o outro grande grupo fica responsável pela parte de medicamentos, por meio da produção, fabricação, manipulação, e no acompanhamento nas drogarias.

A figura do farmacêutico atual vem substituir o antigo boticário ou apotecários, que de tradição milenar eram os indivíduos responsáveis pela produção e administração de medicamentos para as pessoas.

Agora vamos as nossas atividades propostas para comemorar e conhecer um pouco mais dessa profissão tão importante na nossa sociedade.

untitled-design-42-300x150-6875773-6299480

Entrevista

Nessa atividade propomos levar a criança até um profissional da área para que ela realize uma pequena entrevista, com cunho de descobrir o que se faz, com se trabalha no dia a dia da profissão.

Segue abaixo algumas perguntas sugeridas, mas você deve deixar a criança livre para ela perguntar o que desejar.

Perguntas sugeridas:

  • O que você efetivamente faz?
  • Quantas horas por dia você trabalha?
  • Você gosta do que faz?
  • O que é um medicamento?
  • Como escolheu trabalhar com isso?

Descobrindo os remédios da natureza

Nessa atividade vamos explorar um pouco com as crianças como todos os medicamentos produzidos tem sua base em substâncias normalmente naturais. E que na própria natureza nos temos remédios muito poderosos.

Como Fazer

Separe 05 alimentos que você tenha conhecimento a respeito dos seus benefícios sobre a saúde humana. Chame a criança e mostre a ela cada um dos alimentos e converse a respeito desses benefícios e melhorias na saúde do corpo que ele traz.

Deixamos aqui como sugestão alguns alimentos: chá de camomila, hortelã, espinafre, maçã, banana.

Fazendo um remédio caseiro

Nessa atividade vamos fazer um remédio para tosse, com ingredientes naturais e que encontramos no nosso dia a dia.

Para tratar a tosse seca, um ótimo remédio caseiro é o chá de gengibre com limão, que possui propriedade anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a irritação da garganta e dos pulmões, além de descongestionar as vias aéreas e aliviar a tosse seca.

Esse chá também pode ser utilizado como remédio caseiro para tosse em crianças, pois não apresenta efeitos colaterais.

Ingredientes​

  • 140 g de raiz de gengibre;
  • Suco de 2 limões;
  • ½ litro de água.

Modo de preparo

Para preparar este remédio deve-se ferver o gengibre e a água em fogo brando até que a mistura fique reduzida a metade do volume inicial e depois desligar o fogo, coar e juntar o suco dos limões. Para adoçar pode ser adicionada 1 colher de chá de mel.

Deve-se tomar 1 colher de sopa deste chá a cada 4 horas, enquanto a tosse persistir.

Farmacêutico por um dia

Nessa atividade vamos deixar as crianças soltarem a imaginação brincando de serem farmacêuticos.

Como fazer

Separe um espaço onde vocês possam fingir que é um balcão de uma farmácia, se puder pegue uma camisa branca de botão, para a criança fingir que é um jaleco. Depois se passe por cliente e indague o farmacêutico sobre um determinado problema de saúde e qual o melhor medicamento para combatê-lo.

Forca

Nessa atividade vamos relembrar uma brincadeira muito antiga, utilizada a muitas gerações, a forca.

Como fazer

O enforcador escolhe uma palavra e, em uma folha de papel, coloca-se a inicial da mesma e tantos tracinhos quantas foram às letras que compõem a palavra. O que vai jogar irá dizendo letras. Se elas constarem na palavra escolhida, serão registradas nos lugares correspondentes. Se a letra não constar na palavra, será ponto perdido que representará uma parte do corpo a ser pendurado na forca, se depois do corpo feito (resultado das letras erradas) ainda não estiver solucionado o enigma, o próximo erro corresponderá ao enforcamento. Para tal, faz-se um laço no pescoço do boneco. O enforcado perde o jogo. Quando o enforcador erra a ortografia da palavra escolhida, o jogo é anulado e ele paga uma prenda imposta pelo adversário.

Agora lembre-se de escolher palavras ligadas a profissão que celebramos hoje, que é a farmacêutica.

untitled-design-41-300x150-5705292-7386751

Bem galera, por hoje é só. Esperamos que tenham gostado do dia do farmacêutico.

Até a próxima, e valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.